Netflix quer mais TV em direto e vai apostar em parceria com o Spotify
O lugar de topo da Netflix não parece surgir por acaso. A empresa de streaming tem apostado forte em novas áreas e em novas parcerias, sempre para oferecer mais aos seus subscritores. Uma informação recente dá conta de uma nova potencial parceria. Quer aliar-se ao Spotify e assim ter acesso a mais conteúdos em direto.
Netflix aposta em parceria com o Spotify
A Netflix reinventa-se e a provar isso está a notícia de que a empresa de streaming está em negociações com o Spotify. Quer estabelecer uma parceria que permitirá a transmissão de conteúdos musicais em direto através da aplicação, incluindo concertos e cerimónias de entrega de prémios musicais.
Este é um novo passo da Netflix para expandir e, acima de tudo, diversificar o seu conteúdo. Nos últimos anos, temos visto a empresa aventurar-se no mundo do desporto, dos reality shows e até dos videojogos. A música parece ser a sua próxima fronteira, mas não vai ficar por aqui.
A ideia por detrás desta aliança com a Netflix, segundo informações reveladas pelo The Wall Street Journal, é adicionar conteúdos musicais à plataforma de streaming, incluindo conteúdos em direto. Por exemplo, exploram a possibilidade de transmitir concertos em tempo real através da aplicação da Netflix, além de cerimónias de entrega de prémios de música ao vivo.
Música e mais conteúdos para TV em direto
A empresa está também a considerar adicionar entrevistas com músicos e outras celebridades, bem como documentários transmitidos em direto. Estas seriam produções mais dinâmicas que complementariam o seu portefólio, preenchendo-o com conteúdos variados e diversificados.
A Netflix tem experimentado diferentes tipos de formatos há vários anos, com a clara intenção de ir além das séries e filmes. Os desportos são também parte fundamental da estratégia da empresa. No ano passado, transmitiu o combate de boxe entre Mike Tyson e Jake Paul, um evento assistido em mais de 60 milhões. Por isso, não é surpresa que a Netflix queira adicionar mais eventos desportivos ao seu serviço.
A Netflix já produz reality shows e competições e outro plano da empresa parece ser continuar a investir neste tipo de conteúdos. Por outro lado, também investiu no mundo dos videojogos, oferecendo títulos gratuitos a todos os subscritores e até adquirindo o seu próprio estúdio de desenvolvimento. No ano passado a empresa decidiu encerrá-lo, o que a coloca em dúvida sobre a sua estratégia nesta área.
Como tratarão a tradução em tempo real?
Isso hoje em dia é o mais simples, até já tens isso para teams/zoom/webex meetings e ate para chamadas telefónicas
Dependendo do “volume” de clientes, podem até ter comentadores “regionais”, se o $$$ assim o permitir. Posso dar como exemplo a Eurosport, que tem a “mesma” transmissão com overdub de comentários em várias línguas. Comentadores esses que também ajudam a traduzir algum conteúdo (entrevistas aos atletas e afins).
Se por um lado acho que a netflix chega um pouco tarde à festa, até porque o grande problema não é formato, a tecnologia ou a “forma”, mas sim o licenciamento e direitos televisivos. Há já várias soluções para eventos desportivos, como o Max, a TNT, DAZN, etc..
Em termos de eventos musicas, não é um mercado ainda muito explorado. Mas tivemos alguns bons exemplos nos tempos do covid, p.e. Além de já termos algum conteúdo ao vivo no twitch (obviamente que conteúdo “amador”), mas que também é usado por bandas de dimensão já bastante considerável. Um exemplo são os Trivium. o vocalista é muito ativo nas redes sociais e além de transmitir quase todos os dias no twitch, também costuma transmitir “backstage” e até concertos completos (visão backstage) usando o twitch também. Também os trivium, durante a pandemia transmitiram vários “concertos” diretamente da sala de ensaios, chegando também ao ponto de investirem num espaço só deles com estúdio, sala de ensaios, etc, com condições para transmissões em direto mais decentes. Os Trivium iam começar digressão mesmo quando os confinamentos começaram. E como já tinham tudo pronto, incluindo decoração e cenários de palco, arranjaram forma de, juntamente com uma universidade, montar o palco completo e transmitir em direto e online um concerto (à porta fechada) filmado e dirigido de forma profissional. Apesar de não ser ideal, gostei bastante da experiência de estar no sofá a ver um concerto em direto (custou 9 euros, e fui mesmo pela experiência de algo diferente), com um setup de câmaras e som muito interessante. Se fizerem algo semelhante com concertos ao vivo pode ser engraçado. Aliás, já há muito material de concertos muito bem filmados. Só não é muito usual ainda fazerem transmissões em direto. Algum trabalho haverá a fazer porque o som dos concertos é calibrado para o “público” e não para ser transmitido, o que é totalmente diferente. Mas nada que não se possa fazer, é só planeamento.
Falta também saber como será a parte financeira da coisa. Não estou a ver uma transmissão do vivo tirar gente dos concertos mas também não estou quanto é que a netflix irá pagar aos intervenientes (bandas, espaços, management…). Pode, em parte, pagar em forma de patrocínios, e pelo menos para as bandas será também interessante a parte da visibilidade, mas a malta também precisa de comer e não vive só de visibilidade. Mas tem custos. Mesmo que os artistas não cobrem nada e fiquem-se pela “visibilidade” (eu pessoalmente não concordo pois daqui a nada ainda pagam para trabalhar só para terem “visibilidade”), há que ter condições técnicas como sistema de som, de vídeo, equipamento de transmissão e toda a restante logística.