PplWare Mobile

Netflix quer mais TV em direto e vai apostar em parceria com o Spotify

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Alberto Grijó says:

    Como tratarão a tradução em tempo real?

    • Zé Fonseca A. says:

      Isso hoje em dia é o mais simples, até já tens isso para teams/zoom/webex meetings e ate para chamadas telefónicas

    • says:

      Dependendo do “volume” de clientes, podem até ter comentadores “regionais”, se o $$$ assim o permitir. Posso dar como exemplo a Eurosport, que tem a “mesma” transmissão com overdub de comentários em várias línguas. Comentadores esses que também ajudam a traduzir algum conteúdo (entrevistas aos atletas e afins).
      Se por um lado acho que a netflix chega um pouco tarde à festa, até porque o grande problema não é formato, a tecnologia ou a “forma”, mas sim o licenciamento e direitos televisivos. Há já várias soluções para eventos desportivos, como o Max, a TNT, DAZN, etc..
      Em termos de eventos musicas, não é um mercado ainda muito explorado. Mas tivemos alguns bons exemplos nos tempos do covid, p.e. Além de já termos algum conteúdo ao vivo no twitch (obviamente que conteúdo “amador”), mas que também é usado por bandas de dimensão já bastante considerável. Um exemplo são os Trivium. o vocalista é muito ativo nas redes sociais e além de transmitir quase todos os dias no twitch, também costuma transmitir “backstage” e até concertos completos (visão backstage) usando o twitch também. Também os trivium, durante a pandemia transmitiram vários “concertos” diretamente da sala de ensaios, chegando também ao ponto de investirem num espaço só deles com estúdio, sala de ensaios, etc, com condições para transmissões em direto mais decentes. Os Trivium iam começar digressão mesmo quando os confinamentos começaram. E como já tinham tudo pronto, incluindo decoração e cenários de palco, arranjaram forma de, juntamente com uma universidade, montar o palco completo e transmitir em direto e online um concerto (à porta fechada) filmado e dirigido de forma profissional. Apesar de não ser ideal, gostei bastante da experiência de estar no sofá a ver um concerto em direto (custou 9 euros, e fui mesmo pela experiência de algo diferente), com um setup de câmaras e som muito interessante. Se fizerem algo semelhante com concertos ao vivo pode ser engraçado. Aliás, já há muito material de concertos muito bem filmados. Só não é muito usual ainda fazerem transmissões em direto. Algum trabalho haverá a fazer porque o som dos concertos é calibrado para o “público” e não para ser transmitido, o que é totalmente diferente. Mas nada que não se possa fazer, é só planeamento.
      Falta também saber como será a parte financeira da coisa. Não estou a ver uma transmissão do vivo tirar gente dos concertos mas também não estou quanto é que a netflix irá pagar aos intervenientes (bandas, espaços, management…). Pode, em parte, pagar em forma de patrocínios, e pelo menos para as bandas será também interessante a parte da visibilidade, mas a malta também precisa de comer e não vive só de visibilidade. Mas tem custos. Mesmo que os artistas não cobrem nada e fiquem-se pela “visibilidade” (eu pessoalmente não concordo pois daqui a nada ainda pagam para trabalhar só para terem “visibilidade”), há que ter condições técnicas como sistema de som, de vídeo, equipamento de transmissão e toda a restante logística.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.