Israel quer unir a Ásia e a Europa através de um cabo submarino de fibra ótica
Estamos ligados a locais um tanto distantes através de cabos de fibra ótica, instalados no fundo do mar. Agora, Israel quer instalar mais um, para unir a Ásia e a Europa.
Por forma a ligar duas áreas que são muito importantes para a sua economia, Israel decidiu que quer construir um cabo de fibra ótica. Segundo o ministro das finanças do país, essa instalação submarina estender-se-á ao longo de 254 quilómetros, entre o Mediterrâneo e o Mar Vermelho, e ligará a Europa, a Ásia e os países do Golfo.
Conforme foi adiantado, a estrutura será construída pela empresa petrolífera de Israel, Europe Asia Pipeline Company (EAPC). Isto, porque, além de reunir uma vasta experiência na construção em pleno mar, já assegura um gasoduto, como alternativa ao Canal do Suez. Aliás, já opera entre o porto mediterrânico de Ashkelon e Eilat, no Mar Vermelho - duas áreas onde o novo cabo submarino de fibra ótica será instalado.
Irá posicionar Israel como uma ponte terrestre de comunicações que liga os países do Golfo e a Ásia à Europa.
Descreveu o diretor executivo da EAPC, Itzik Levy, destacando a importância do projeto.
As informações destacam que se trata de um projeto a longo prazo, tendo o contrato a duração de 25 anos. Além disso, qualquer empresa de telecomunicações de Israel poderá tirar proveito da estrutura.
De acordo com o Xataka, este tipo de cabos submarinos de fibra ótica não têm como propósito único o fornecimento de Internet, sendo também úteis para fins de investigação. Neste caso, o governo de Israel explicou que o cabo que unirá a Europa à Ásia ajudará a detetar possíveis fugas de gás, em gasodutos próximos, e permitirá uma monitorização das alterações no solo, ajudando a prevenir terramotos.
Este artigo tem mais de um ano
Querem e espiar a europa e vender aos arabes
Desconfiar da Huawei e confiar no Pegasus. Certo.
Lá vem a paranóia! A ser verdade, nós também nos devemos incluir nessa trama porque também vem parar à nossa costa 2 cabos submarinos.
Lá vão os Russos, cortar, ou espiar.
So se por esse cabo vierem também as encomendas da China. O resto é palha.