Instagram vai ser bloqueado na Rússia… já na segunda-feira
A guerra entre a Rússia e a Ucrânia não é apenas no território ucraniano. No campo digital as redes sociais têm sido um meio de divulgação de informação (e também desinformação) mas está por dias o acesso ao Instagram na Rússia.
Segundo informações recentes, o Instagram será bloqueado no país de Putin já na segunda-feira.
Instagram tem 80 milhões de utilizadores na Rússia
O Instagram tem um universo de 80 milhões de utilizadores na Rússia, segundo o diretor da plataforma. Como tem sido referida, esta é uma guerra híbrida uma vez que acontece no terreno, mas também no campo digital.
Como revelamos, as redes sociais Facebook e Instagram vão permitir que os utilizadores em alguns países incitem à violência contra cidadãos e soldados russos no contexto da invasão da Ucrânia, de acordo com e-mails internos vistos pela Reuters na quinta-feira. Tal já foi confirmado pela Meta e a Rússia já reagiu.
A Rússia classificou a Meta como uma “organização extremista” e vai abrir um processo criminal contra a Meta Platforms. Entretanto, a Rússia anunciou que vai restringir o acesso ao Instagram já na próxima segunda-feira (14) como resposta à mudança de política para discurso de ódio da Meta.
É ainda referido que a decisão de bloquear a app na segunda dá aos utilizadores 48 horas para transferirem as suas fotos e vídeos para outras redes sociais e notificarem os seus contactos e clientes.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Já há videos de influencers a chorar . Haja alguma coisa de bom nesta treta toda .
Bom, no meio de tanta desgraça, haja alguma coisa de bom.
Bloquear instagram e facebooks e não sei mais o quê, todos deveriam fazer isso.
E agora só um desabafo,isto de andar a dar palco nas redes sociais a insultos ou coisas piores contra cidadãos russos, em que muitos estão contra tudo isto, é criminoso.
Nesse caso, quando os árabes tentam eliminar americanos e não só, onde quer que estejam, devido ao papel que estes têm tido no médio oriente, tb é de aplaudir?
É que se é para um tem que ser para todos, ou não?
Se eu fosse o Putin, o Zucas ia passar a vida a olhar por cima do ombro e antes de beber chá ia pensar duas vezes.
Demorasse o tempo que demorasse, não há pressas…
Bloquear o site é só o começo. A lista de organizações extremistas da Rússia não é só uma lista pra enfeitar. Essa coisa é controlada pelas forças de segurança/inteligência que vão tratar de acordo com regulamentos, como qualquer outra organização extremista (Taliban etc.).
É só uma questão de tempo até começarem a agir contra os diretores e outros. O que vão fazer, sabe-se lá, mas a vida dessa gente não vai mais ser a de andar em festas.