Guerra nuclear: Afinal que medicamentos devemos ter de emergência?
O termo nuclear, associado à guerra, causa medo às sociedades! No entanto, face à guerra que vivemos entre a Rússia e a Ucrânia, muito se tem falado numa guerra nuclear. Aliás, alguns altos cargos russos têm mesmo referido que com poderio nuclear é difícil perder uma guerra.
Mas afinal que medicamentos devemos ter de emergência numa guerra deste tipo? A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou a lista.
OMS atualizou lista de medicamentos...
A OMS atualizou recentemente a sua lista de medicamentos que devem ser armazenados para emergências radiológicas e nucleares, juntamente com recomendações de políticas para seu adequado uso. As recomendações incluem medicamentos que previnem ou reduzem a exposição à radiação ou tratam lesões após a ocorrência da exposição.
“As pessoas podem ser expostas à radiação em doses que variam de insignificante a risco de vida. Os governos precisam de disponibilizar os tratamentos rapidamente”, referiu Maria Neira, diretora-adjunta interina do departamento Populações Mais Saudáveis. “É essencial que os governos estejam preparados para proteger a saúde das populações e responder imediatamente às emergências.
De referir que a lista de procedimentos em caso de um ataque ou exposição nuclear não era atualizada desde 2007. Segundo a OMS, a nova lista tem informações atualizadas com base nos desenvolvimentos na medicina de emergência de radiação na última década.
A Energia nuclear ou energia atómica é a energia liberada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atómicos.
Este artigo tem mais de um ano
Os governo Portugueses são um atraso de vida . Relativamente perto da fronteira Portuguesa existe uma central nuclear Espanhola . A população dessa zona há muito que devia estar preparada para um acidente nuclear
acho que te precisas de informar melhor sobre a questão da radiação e de medicamentos.
…olha…não te aproximes do Tejo…a água vem de lá…
Depois de ler a notícia, o minha pergunta é:
Afinal que medicamentos devemos ter de emergência?
Exacto!!!!
hehehe,.. medicamentos??!!! pare que?!!!
demais!!!
Mais vale beber uma garrafa de medronho de penalty…eheheheh
Para quê?
Sabes que um Japonês esteve nas duas bombas atómicas e teve longa vida após?
Armas atómicas são do mais destrutivo, mas convém perceber que tem graus na sua destruição devido a diversos factores.
Aguardente bagaceira.
De preferência S.domingos para os mais esquisitos uma amarelinha !
Artigo interessante…. E o pessoal que está a falar de pinga ficam mesmo a saber que o vinho tem propriedades que protege parcialmente o organismo de absorver radiação, o resveratrol.
Achavas que a ‘aguardente bagaceira’ era piada? As minhas mentiras, são todas verdadeiras. Nos submarinos nucleares americanos combatem com o uso de ‘erva’, nos russos com vodka.
Afinal que medicamentos? Não responderam a pergunta.
Iodo estável, administrado para prevenir ou reduzir a exposição da tireoide ao iodo radioativo;
Agentes quelantes de decoração de areia (azul da Prússia, aplicado para remover césio radioativo do corpo e cálcio-/zinco-DTPA usado para tratar contaminação interna com radionuclídeos transurânicos);
Citocinas utilizadas para mitigação de danos à medula óssea, em caso de síndrome de radiação aguda (SRA); e
Outros medicamentos usados para tratar vómitos, diarreia e infecções.
A OMS indica os medicamentos que os Governos devem ter e não os “medicamentos que devemos ter”.
Bagcooo
Medicamentos? Uma cápsula de cianeto. Depois de uma guera nuclear, é o que aconselho.
Isto para o caso de depois do nuclear ficar cá algum desgraçado!!
Acedam ao link https://www.who.int/publications/i/item/9789240067875 e cliquem no botão de download do .PDF. O documento descreve os medicamentos necessários.