Pedido do Complemento Solidário para Idosos já pode ser feito online
O pedido do Complemento Solidário para Idosos (CSI) já pode ser feito através da Segurança Social Direta, sem necessidade de deslocação a um serviço de atendimento presencial.
Complemento Solidário para Idosos (CSI) é atualmente de 630,67 euros mensais
O Complemento Solidário para Idosos é um apoio pago mensalmente aos idosos de baixos recursos residentes em Portugal, com idade igual ou superior à idade normal de acesso à Pensão de Velhice, ou seja, 66 anos e 7 meses, e aos pensionistas de invalidez que não sejam titulares da Prestação Social para a Inclusão (PSI).
O principal objetivo do CSI é garantir que estes idosos têm um rendimento mínimo que lhes permita viver com mais dignidade, reduzindo a pobreza entre esta faixa etária.
Este complemento é atribuído depois de uma avaliação dos rendimentos de quem requer e do seu agregado familiar, assegurando a atribuição àqueles que se encontram em situação de maior vulnerabilidade financeira.
A partir de agora, pode solicitar o CSI através da Segurança Social Direta. Em outubro do ano passado, beneficiavam do CSI 196 946 pessoas, representando uma subida de 46,6% relativamente ao período homólogo.
Estranho que façam referência a “a partir de agora” quando na realidade já é possível pelo menos desde meados do ano passado.
No entanto, apesar da simplicidade do processo, não deixa de ser difícil para um cidadão com certa idade fazê-lo sozinho. A começar por não saber da passe da SegSocial 😛
Mas notei uma evolução nos serviços da SS e na velocidade com que respondem aos pedidos.
O problema. Se num casal, um receber 700 e poucos euros, nao tem direito. Mas se o outro receber 500 e pouco, tambem nao tem direito, pois esta junto con o outro. Resumindo. Se um deles recebe menoa de 600 e pouco deveria ter direito. Independente do outro receber um pouqui jo mais.
Um casal é isso mesmo…um casal. O rendimento deve ser considerado como total.
Se porventura recebem pensão baixa só existem 2 motivos: nunca fizeram descontos (muitos milhares de pensionistas estão neste caso…como tal, deveriam ter poupado, investido na vida activa…conheço muitos idosos com pensões reduzidas com património imobiliário que deveria entrar para as contas dos apoios sociais…) ou se fizeram, tinham baixos rendimentos (declarados, pelo menos) que lhes proporciona pensão menor.