Google vai passar a alertar para resultados de pesquisa pouco confiáveis
O SEO é uma das ferramentas mais importantes para aqueles que querem potencializar o posicionamento da sua página nos resultados dos motores de busca, como o Google. Por reunir um incontável número de páginas, esta ferramenta é essencial, na medida em que permitirá o destaque de conteúdos em detrimento de outros, pela qualidade avaliada.
No entanto, apesar da classificação de SEO, os resultados podem não ser os mais fidedignos. Por isso, a Google permitirá aos utilizadores identificarem os resultados pouco fiáveis.
Várias empresas como o Facebook, Twitter e mesmo a Google têm enfrentado duras batalhas no que à desinformação diz respeito. Na realidade, a quantidade de tópicos disponível nas várias plataformas torna-se difícil de controlar, pelo que a propagação de conteúdos errados ou falsos acontece de forma cada vez mais natural.
Nesse sentido, o Google está a testar uma nova funcionalidade que prevê que os utilizadores identifiquem resultados pouco fidedignos, apesar da classificação que os conteúdos possam ter de SEO. Este que potencializa o posicionamento dos conteúdos nos resultados no Google, consoante um conjunto de parâmetros específicos.
Apesar de ser uma ferramenta essencial, o SEO não contabiliza nem desvenda a veracidade daquilo que está a ser publicado. Portanto, embora estejam nas primeiras linhas de resultados, estes poderão não representar informação verdadeira.
Google junta-se no combate das fake news
A Google confirmou recentemente que está a testar a nova funcionalidade e que o aviso tem vindo a aparecer numa pequena percentagem das pesquisas. Estas que tendem a concentrar-se em tópicos tendência que, por esta razão, se desenvolvem constantemente.
De acordo com Danny Sullivan, um dos elementos responsáveis pelas pesquisas do Google, embora a empresa tente mostrar resultados fiáveis e relevantes, torna-se uma tarefa complexa, pela quantidade de informação que recebe a cada segundo.
Nesse sentido, o aviso não dirá ao utilizador se a informação está certa ou errada. Por sua vez, dará a conhecer que o tema está em constante atualização e mudança e que, por isso, a informação poderá não estar completa e efetivamente certa, podendo vir a ser aprofundada mais tarde. Isto, claro, independentemente da classificação de SEO.
Desta forma, a Google tentará que, por estarem avisadas da volatilidade e incompletude do conteúdo, as pessoas não o espalhem e não disseminem informação falsa.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Tech Times
Neste artigo: desinformação, Fake news, Google, SEO
Que se passa com o Google Assistant? Desde que a Google atualizou a App Google, o assistente deixou de abrir quando se diz “ok Google”. Só abre com a combinação de teclas…
E quem é a google para me dizer se os resultados são confiáveis ou não? O que é um resultado confiável?
Se o resultado não fôr de acordo com os ideais deles, ou de quem lhes pagar para mostrar certa info, é pouco confiável. E as manadas irão todas concordar, porque o Google é que sabe.
Alertar tudo bem, não pide/deve bloquear.
Os critérios para saber o que é confiável serão conhecidos e publicados?
A censura aplicada para não se encontrar nada que ponha em causa o sistema.
Bye, a Google já oculta resultados há anos. Quem não pesquisa/investiga não sente a diferença.
Alerta para o que já bloqueia? Com que critérios? são evidentes. Segue o rasto do dinheiro.