Google vai mudar a Internet! Fim dos cookies de terceiros no Chrome começa em janeiro
Há já algum tempo que a Google alertava que queria mudar a Internet. Definiu que os cookies de terceiros iriam passar a ser controlados e bloqueados, para uma maior privacidade dos utilizadores. Esse momento chega muito em breve e tudo começará no Chrome com um conjunto alargado de utilizadores.
A Google assumiu para si um papel importante. Quer ser um dos guardiões da Internet e garantir aos utilizadores a maior segurança possível. Uma das medidas mais recentes identificadas é o bloqueio dos cookies de terceiros, algo que a Google preparava já há algum tempo no Chrome.
Assim, e para dar início a este processo, a partir de 4 de janeiro, a Google começará a testar o seu novo recurso de proteção contra rastreio. Isso eventualmente restringirá o acesso dos sites a cookies de terceiros por padrão. No início, chegará a um subconjunto muito pequeno de utilizadores do Chrome, especificamente a um por cento em todo o mundo.
Posteriormente, a Google prevê eliminar gradualmente o uso de cookies de terceiros para todos os utilizadores no segundo semestre de 2024. A seleção será feita aleatoriamente dar a experiência da Proteção contra Rastreamento e a Google irá notificar quando abrir o Chrome no desktop ou Android.
A Google tem mecanismos de proteção para garantir aos utilizadores a melhor experiência de utilização. Se isso acontecer, se existirem problemas detetados pelo Chrome enquanto navega, um alerta surgirá a questionar se deseja reativar temporariamente os cookies de terceiros para esse site.
A Google tem trabalhado numa maneira de eliminar a necessidade de cookies no Chrome desde 2020, posteriormente incorporando-o na sua iniciativa Privacy Sandbox. A ideia é transmitir dados anónimos de navegação aos anunciantes, que por sua vez podem usar APIs fornecidas pela Google para conduzir os seus negócios de anúncios de uma forma que proteja melhor a privacidade dos utilizadores.
A abordagem do Google à publicidade sem cookies parece útil tanto para os utilizadores focados na privacidade quanto para o negócio geral dos anunciantes, em comparação com outros navegadores que adotam abordagens mais rígidas. No entanto, os concorrentes e defensores da privacidade da Google não estão totalmente convencidos sobre a sua tecnologia de substituição de cookies.
O que a Google está a fazer é bem pior do que o que a MS fez no início dos anos 2000. Porque isto será bem pior para a privacidade dos utilizadores com a diferença que a unica empresa de publicidade na internet que terá acesso a essa informação será a própria Google.
Exactamente. É o que dá a entender.
Este “bolo=chrome=google=…” é meu só meu e ninguém lhe toca !
Então ter só 1 empresa com acesso aos nossos dados é pior que ter centenas? É isso?
Bela palhaçada que vem aí.
A Privacy Sandbox tenho-a desactivada no Google Chrome quer no Windows quer no meu smartphone. Sei que já há muito tempo que li um artigo no site Ghacks e até o autor desse artigo aconselhou a fazer isso.
E depois ainda me lembro do tal Manifest v3 e da situação actual do YouTube com todos os ad-blockers. Isto vai ser “lindo” daqui para a frente…
Bloquear cookies e cookies de terceiros não é nada de novo, a intenção deles acabarem com todas as cookies é que cheira a esturro, então se seguir utilizadores pela web e fornecerem publicidade é o negócio deles, certamente não será para nosso benefico ou então ainda acreditam no pai natal. “…A abordagem do Google à publicidade sem cookies parece útil tanto para os utilizadores focados na privacidade quanto para o negócio geral dos anunciantes…” uh não, não parece lol.
Isso já faz o Firefox, à muito tempo, com o sistema de protecção de tracking
A única coisa que vejo é uma empresa que durante anos criou as tendências e agora quer remar contra a sua própria maré, vai correr mal, está a esquecer-se que tem muitas alternativas, o reinado não dura para sempre…
Que alternativas são essas?
A Google nunca dá ponto sem nó. Alguma coisa andam a engendrar. O que me parece é que qualquer tentativa de tracking ou publicidade dirigida terá de passar a ser autorizada pela Google. Ora isto cheira-me a mais lucros, mais monopólio… Digo eu… Com os nervos
De todos os problemas de segurança, os cookies são os menos problemáticos.
São pequenos ficheiros que guardam alguns dados localmente, para quando voltarmos à mesma página, já estar lá os dados da vista anterior.
Ficam no dispositivo, não são partilhados, não ocupam espaço.
Se isto fosse o problema…
Existem coisas muito mais graves sobre segurança, e estão às voltas com os cookies!
por “terceiros” a google quer dizer “so deles”
Muito bem! Isto só ia servir para os anunciantes.
Não sei quanto tempo este “docinho” vai ficar aqui, mas aconteceu-me uma “coisita” curiosa esta semana. Costumo deixar criticas sobre alguns locais que visito ou visitei….pois a google decidiu que, as criticas sobre certos estabelecimentos comerciais , continham linguagem inaproppriada e incorreta, bloqueando o acesso a essas citicas….nada de inaproppriado tinham. Mas, como entendi logo a “táctica ” usada por essa empresa, decidi eliminar todas as criticas, eliminar todas as fotos e referências e bloquear o acesso de rastreio de localização….embora ache que ainda assim sou rastreado…..google, empresa monoppolista desavergonhada. Comprrendi tudo à primeira. E mais não digo senão este comentário nem publicado será…..
Ou seja, quer a totalidade e o monopólio da publicidade e o controlo total dos nossos dados privados. Tudo aquilo que a Microsoft não conseguiu com a internet.