Fatura de energia é elevada? Veja se pode baixar a potência contratada
Com a pandemia os custos com serviços não pararam. No entanto, várias famílias passam agora por dificuldades financeiras e é fundamental perceber onde se podem poupar alguns euros. Se considera que a sua fatura da energia é elevada, já tentou perceber onde gasta tanta eletricidade?
Será que tem uma potência contratada mais elevada do que a que realmente necessita? Faça uma simulação.
A sua potência contratada é o que lhe permite ligar simultaneamente os vários equipamentos de que necessita. Na prática, a potência contratada é a potência máxima disponível, sendo escolhida pelo consumidor em função dos equipamentos elétricos que utiliza. A cada escalão de potência corresponde um preço específico na fatura. A potência contratada é medida em VA (Volt-Ampere).
Nesse sentido, a EDP disponibiliza um simulador de potência que lhe permite ter uma ideia de qual a potência apropriada para si. Para tal só tem de saber quais os equipamentos que tem normalmente ligados em simultâneo.
Que valor de potência devo contratar?
O valor da potência contratada deve ser o suficiente para satisfazer a potência agregada dos equipamentos que usa ao mesmo tempo. Quanto mais equipamentos elétricos quiser ligar ao mesmo tempo, maior terá de ser o valor da potência contratada.
Para escolher qual a potência que deve contratar tem de ter em conta os equipamentos elétricos que usa ao mesmo tempo. Por exemplo, pensar se num dia típico de inverno à hora do jantar usa ao mesmo tempo o aquecimento elétrico, o forno elétrico e o micro-ondas. Vamos a uma simulação no site da EDP.
Se considerarmos que pretendemos ter um frigorífico, um microondas, uma máquina de café, um ar condicionado e uma máquina de lavar loiça e roupa em simultâneo, a potência sugerida é de 6,9 KVA.
No simulador pode escolher outros eletrodomésticos e assim perceber qual seria a potência adequada para si. Para quem não sabe a potência contratada, basta que veja essa informação nas faturas atuais. Essa informação pode ser obtida, por exemplo, via portal da EDP (para quem for cliente EDP).
Segundo a ERSE, os escalões de potência mais frequentes em Portugal são 3,45 kVA com 2,8 milhões de consumidores (45% do total) e 6,9 kVA com 1,6 milhões de consumidores (25% do total). Segundo a presidente da ERASE, mudar o escalão de potência é gratuito, pode ser feito o número de vezes que entender necessário e que devem reduzir a potência contratada àquilo que são os hábitos de consumo da sua família.
Qual a potência que tem em sua casa?
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
É uma pouca vergonha o que se paga pela potência contratada. É puro lucro no caso de clientes residenciais e não faz qualquer sentido.
Falos com bastantes estrangeiros e emigrantes que me dizem que estas taxas só se vêm cá…
Portugal é dos países onde a eletricidade é mais cara na UE! No entanto somos dos que tem melhor recursos para produzir renováveis…. mas queremos é hidrogénio!?
Caríssimo veja quanto paga em Espanha. São só 3.42 euros por kW de potência. Comparando a nossa realidade seria em média 10€ para os 3.45 kVA. Mas a malta gosta de falar de cor.
Até posso acreditar. mas o mundo não é só Espanha.
“que me dizem que estas taxas só se vêm cá…”
Andam a dizer-lhe mal então. Deixe-se de absolutos: “é o mais caro”, “não existem lá fora”. A realidade é o que é, e a carga fiscal também. Se quer mudança faça por isso, choramingar num fórum online não lhe vai servir de muito.
Deixe estar… epá os alemães são tão malandros que até cobram taxa de potencia tambem! 30 centimos por kwh + iva e uma taxa de potencia de 35€ mes.
Epá isto só acontece em portugal! Bandidos
Andre Silva não é verdade o que afirma. Na Alemanha a taxa é +/- 9 euros e raramente o preço do kW/h passa dos 20 centimos (depende da região) mas não acredite em mim faça voce a simulação no site Vatetenfall https://www.vattenfall.de/stromtarife/strom-easy12?consumption=1500&zip=10115&city=Berlin&street=&hno=
Abaixo a potencia e basta ligar o forno e uma máquina de lavar que o quadro dispara.
Realmente a pergunta não faz nenhum sentido. É quase como perguntar quer poupar no combustível? Vá a pé!
Faz sentido se tiveres a consciência dos consumos/potências dos equipamentos mais potentes. Nesse caso, quando estiveres a cozinhar no forno eléctrico não podes colocar a MLR a funcionar. A MLL, em princípio e na generalidade das situações, só irá funcionar após o forno. Cá em casa tenho 4,6KVA há muitos anos, pelo menos 10) e sem problemas. Quando o quadro dispara, interrompo o funcionamento de algum equipamento e segue viagem. O preço do kwh é o mesmo, tenho sim redução na disponibilidade de potência. Quanto ao pagamento ou não da taxa de disponibilidade de potência, não concordo porque me morde todos os meses na carteira, mas tem o seu sentido de ser. Caso cada fogo tivesse disponibilidade de potência à descrição, pautava-se sempre pela potência máxima, com a consequência de se poder ligar todos os equipamentos em simultâneo, potêncialmente em todos os fogos. Claro que é apenas uma mera possibilidade, mas sendo, o posto de transformação teria de ter essa capacidade. E esta á a forma de regular.
Exactamente, também tenho 4,6kVA à 10 anos e tenho tudo eléctrico em casa, Maq. Lavar Loiça, Maq. Lavar Roupa, Maq. Secar Roupa, um frigorífico 1.8m, um combinado 1.8m, uma arca vertical meia altura, placa indução, bimby, forno eletrico de 3000W e micro-ondas.
É só uma questão de saber gerir, se estamos na cozinha a fazer o jantar não se liga as Maquinas da roupa, loica, etc.
Garanto-lhe que consegue o mesmo com 3.45, se eu consigo você tb consegue
Só não tenho a placa de indução.
Com essa potencia eu tenho o portátil, o hotspot, o frigorifico, a maquina de lavar roupa e a TV (tv+box) tudo ligado ao mesmo tempo e o quadro nunca disparou. O problema deve ser da instalação elétrica que têm. Só pago cerca de 30 euros por mês.
Pelo que vejo nas faturas de ajuste de conta certa, o problema não é o valor da energia e sim e sim sobre a forma como o IVA (23%) é aplicado….
Além da potência tem haver com o tipo de instalação se monofásica ou trifásico. Uma potência de 6.9 em trifásico equivale a 3.45 em monofásica. Solução?? Alterar o tipo de instalação no quadro por um electricista. Há muita gente aí com potências elevadas sem qualquer necessidade
Eu era um deles…. Tinha a 6.9 e agora tenho a 4.6 e o quadro ainda não foi abaixo. Bastou apenas contabilizar os equipamentos que normalmente costuma estar a trabalhar ao mesmo tempo….
Agora a fatura parece um autêntico folclore do IVA, temos as 3 taxas de 23%, 13% e 6%. Um serviço básico e continuamos a pagar 23% de Iva como se fosse um serviço de luxo!
Dinheiro para bancos e companhias aéreas falidas há com fartura, para baixar o maldito IVA a 6% da eletricidade como era antes da Troika isso já é complicado.
Por isso sempre digo, as leis da física não se aplicam nos impostos deste pais, imposto que sobe NUNCA volta a baixar.
esta “solução” está ao nível de: ” A gasolina tá cara? Ande mais a pé…”
Está mais ao nível de, a gasolina está cara, troque de 200cv para 90.
Mas pronto achas que assim és engraçado…
A potencia contratada é so mais uma taxa, não tem qualquer relevância no consumo eléctrico de uma casa. É basicamente como a torneira de passagem da agua, so altera o fluxo. Agora imaginem se as aguas de Portugal dissessem assim: “aluguer do contador com torneira de passagem ao máximo custa 5 euros a meio custa 2”, uma perfeita estupidez certo? Pois é isso que a potencia contratada é, uma taxa extra desnecessária que eles cobram e nāo há como fugir porque o mercado livre nāo o é de verdade.
+1
Excelente exemplo.
O aluguer de contador de água é um valor fixo para o consumo doméstico, dependendo das necessidades do edifício, feito em projecto de licenciamento. Não é comparável com a energia eléctrica.
Pergunte a qualquer técnico que trabalhe na EDP e ele explicará que não há qualquer custo acrescido para a EDP no fornecimento de energia seja que potência for (doméstica -casa normal) – a baixada é sempre igual.
É mais uma taxa para ser cobrada.
Pergunte novamente ao técnico da EDP se o PT da zona aguenta, no estado em que está, fornecer todos os clientes que serve a 20,7KVA (máximo para consumo doméstico).
Significa que a taxa, apesar de não concordar com a sua existência, é uma comparticipação do utilizador no dimensionamento da instalação da rede. Porque é que em determinadas alturas no Inverno, sem trovoadas e nas alturas mais frias, por vezes há cortes? Porque a rede de distribuição não está devidamente dimensionada e não suporta o consumo que está a existir no momento. Ela é dimensionada com base em perfisi de utilização / coeficientes de simultaneidade. Para ser dimensionada pressupondo que todos os consumidores podem ter o máximo de potência disponível e em funcionamento pleno, teria de ser uma “senhora” rede.
Eu moro em Londres onde moram +/- 10M de habitantes ou seja com uma densidade populacional muito maior que a de Portugal no todo. Aqui não existe potencia contratada e em minha casa ja tive Maquina de lavar, Maquina de secar, Forno electrico, Televisao e outros pequenos electrodomesticos ligados ao mesmo tempo nunca foi a baixo. Nao me parece que a rede aqui seja mais moderna ou melhor que a dai. é pura mama
@GM era aplicar o principio da media tensão.
Telecontagem, e a taxa de potência era o pico máximo do mês durante 15 minutos (ou algo do género).
Obviamente que se o tuga soubesse que era sem limites nunca desligava uma unica luz.
O Tuga ou tem limites ou então não se comporta.
Agora os transformadores também têm potencia ilimitada! Ahaha!
Imagine que numa aldeia que tem um PT a 100kVA, 100 casas têm um carro eletrico. Claro que a EDP não tem problema nenhum em fornecer.
https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/analogia Pra futura referência
@Cfpinto diga-me em que Londres mora porque todos os meus amigos que aí vivem, pagam taxa de potencia. Mas chama-lhe outra coisa. A chamada Standing Charge.
SW19 pergunte aos seus amigos onde é. Já agora essa taxa não é aplicada por todas as operadoras, a maioria das que operam no mercado livre como a OVO não cobra. Mas mesmo as que ainda cobram é um valor diário de £0.005 que no final do mês da £1.50, e todos os clientes privados tem a mesma potência 230V * 40A = 9.2kVA ou seja o equivalente em Portugal tem uma taxa de €0.60/dia. Mas ok nao tenho problema em assumir que errei. A taxa da potência contratada não é uma mama em si a mama é ter uma escala absurda e que tem nenhum outro valor que seja cobrar mais por um serviço que já por si é caro.
Inicialmente tinha 10,35 trifásico e por vezes ia abaixo, agora tenho 5,75 monofásico, tudo elétrico, vida normal e em 10 anos foi abaixo 2 vezes.
De notar que nem todos os comercializadores cobram o meso pela disponibilização de potência. A Endesa por exemplo cobra um valor muito baixo, mas temos depois de ver se o custo do KW/h compensa.
Mais vale puxar o cabo à barraca e pronto, não se paga a luz. 🙂
A minha potencia contratada é 3.45.
Chego a ter ligado ao mesmo tempo:
Frigorifico
Maquina da loiça ou roupa ou secador da roupa
Tv cozinha
Tv sala
Tv quartos dos miúdos
Tv do meu quarto “todas na Disney” ahahahahaha quem tem filhos sabe com é..
Todas as luzes do teto, só no corredor são 6
O exaustor
O esquentador
2 portateis
A consola
E o extrator de vapor do WC.
E só estoura quando nos esquecemos e ligamos a chaleira para aquecer a agua.
Por isso no meu ponto de vista 3.45 é mais do que suficiente podia era ser mais barato.
No final do mês quase 50 paus.
Esquentador eléctrico?? Com a MLL no início do ciclo, portanto, a aquecer a água, e o dito esquentador de água eléctrico, vai ter de ir ao quadro ligá-lo. Isto, depois de optar quas dos 2 equipamentos quer manter a funcionar. Os outros consumos referidos, não sendo de desprezar, têm pouco consumo.
O meu esquentador tem ventax por isso pouco ou muito desde que esteja a aquecer a água a ventax está sp a trabalhar, aliás só se desliga 45 segundos dp de desligar o esquentador..
Esquentador ventilado, em que a potência do ventilador é de aprox. 100W
E então? Grão a grão…
10,35kva aqui. pago um valor bastante elevado.
tenho tudo eléctrico, inclusive bomba de calor para aquecimento.
no verão não preciso de tanto, acho que vou descer para 6,9 ou 5,75, depois para o inverno, aumenta-se de novo.
o problema é que não encontro onde descer a potencia. estou com a iberdrola e não me aparece a opção, antes, tinha edp, parecia logo na aplicação
Este simulador deve servir para eles venderem. Basta-me colocar os meu aparelhos de ar condicionado para o simulador dizer que precisa de 10.35kVA. Se meter mais o frigorífico e a placa diz-me que preciso de trifásico. Espetáculo.
Edp…???? Uma pouca vergonha isso sim com café fechado este tempo todo nem sequer tem atenção a clientes que durante anos lhes deram a ganhar. Mandam contas vergonhosas porque se acham no direito de dar estimativas a poucos anos atrás toda gente pagava o que gasta… Em tempo de pandemia é uma vergonha a pouco consideração…
e que tal prevenires isso e permitires as leituras ou dares tu?
A EDP tem uma varinha mágica que adivinha quando as casas estão fechadas. Porque custa muito olhar para contador e ligar para um numero gratuito.
Mas há quem goste de ser enganado. Não é meu dever ler o contador, mas é do meu interesse!
Por acaso ate tem agora, chama-se contador inteligente. E so mudar o actual para um inteligente e rezar para ter cobertura porque en zonas rurais sem cobertura do serviço de dados (acho que e vodafone mas sem certezas) não faz a leitura automática. Mas se vive numa cidade funciona perfeitamente
Estou numa cidade e nao estou dentro de uma zona com PLC, e nao é vodafone, é via a rede eletrica mesmo.
Não é por estares numa cidade que tens PLC, esta relacionado com a qualidade e idade da rede eletrica.