Facebook promove a sua VPN, o que pode ser o fim da privacidade
O Facebook virou o seu foco para os dispositivos móveis há alguns anos. Esta foi uma decisão que todos consideraram acertada e que tem dado os seus frutos.
Para garantir a privacidade e para proteger os dados dos seus utilizadores, a maior rede social da Internet está agora a promover a sua VPN, a Onavo. Mas a verdade é que esta pode não ser uma boa decisão para os utilizadores.
Foi em 2013 que o Facebook comprou a Onavo, para ter no seu leque de propostas um serviço de VPN. Ao longo dos anos esta proposta tem estado escondida nas suas aplicações móveis.
A VPN do Facebook
Agora tudo parece ter mudado e o Facebook está finalmente a promover a utilização desta sua aplicação, diretamente na versão móvel das suas aplicações. Por agora é apenas nos Estados Unidos e, aparentemente, também apenas na versão iOS da sua oferta.
O novo botão "Protect" está visível no menu da aplicação e encaminha os utilizadores para a App Store, para que descarreguem a app Onavo e a instalem. Não se sabe se esta proposta será alargada a outros países e a outros sistemas operativos móveis.
Onavo, é esta uma boa opção?
Faz todo o sentido que o Facebook promova a sua VPN e que procure proteger os utilizadores e os seus dados, mas a verdade é que a Onavo tem um propósito bem definido e que passa por recolher dados dos utilizadores. É de tal forma claro que o especificam nas regras de utilização.
Quando usa a nossa VPN, nós recolhemos todas as informações que são enviadas e recebidas no seu dispositivo móvel. Isso inclui informações sobre: o seu dispositivo e a sua localização, as aplicações instaladas e a frequência com que usa essas aplicações, os sites que visita e a quantidade de dados que usa.
Isso ajuda a melhorar e operar o serviço Onavo ao analisar o uso de sites, aplicações e dados. Como fazemos parte do Facebook, também usamos essas informações para melhorar os produtos e serviços do Facebook, obter informações sobre os produtos e serviços que as pessoas valorizam e criar melhores experiências.
Assim, quando os utilizadores estiverem ligados a esta VPN, todos os seus dados vão poder ser lidos e processados pelo Facebook, e não apenas os que forem gerados dentro da rede social.
A Onavo tem a capacidade de ler os dados gerados noutras aplicações, bem como muitas informações adicionais, tais como a sua localização, que apps tem instaladas e com que frequência as usa, e até todo o seu tráfego de e para a internet.
É claro que o Facebook e a Onavo não são os primeiros a fazer esta análise de dados para proveito próprio, mas dada a sua dimensão, provavelmente não o deviam promover de forma tão aberta. A utilização de uma VPN é sempre recomendada, mas de preferência uma que não faça a recolha e processamento de dados para proveito próprio, como a Proton.
Mais informações sobre VPN
Este artigo tem mais de um ano
Isso é “roubo” de dados encapotada de proteção de privacidade. É conversa de vigarice.
Roubo? Sabes lá o que falas.
Roubo é se o fizessem sem informar.
Está flagrante nas condições e só usa quem aceita… se não leste….azar.
Quem manda aceitar as condições, sem as ler???
Escrevi “roubo” com aspas exatamente para dar essa nuance. Não é roubo de forma literal. Está escrito mas as pessoas não vão ler claro.
A próxima palhaçada
A UE devia de intervir na defesa da privacidade e do direito de reserva dos seus cidadãos. Até dados de aplicações bancárias vão poder interceptar.
Podes começar a fazer a tua parte: não usas esta VPN nem produtos relacionados com o Facebook. O homem não ganhou a fortuna a ser correto e a ligar à privacidade. A sorte é a UE ainda ir pondo travões a estas empresas …
Isto!!!! “Podes começar a fazer a tua parte: não usas esta VPN nem produtos relacionados com o Facebook.”
Finalmente leio um comentário que se fosse seguido como conselho teria impacto real!
Por acaso até me sinto, enquanto cidadão europeu, bastante protegido contra as multinacionais, não vês em lugar nenhum do mundo o nível de proteccionismo que nos temos na UE. Verdade que tens locais mais proteccionistas, mas esses tipicamente banem as empresas, na UE são impostas multas e condições de operação no que diz respeito à privacidade da informação, podia ser melhor, mas vamos na linha da frente.
Este produto em especifico vejo-o com outros olhos, vejo um excelente produto para quem usa FB em países que procuram oprimir a liberdade de expressão ou que monitorizam todos os movimentos realizados online. Ou para nós quando viajamos para esses países.
Não tenho FB, mas se tivesse não teria qualquer problema em utilizar esta ou outra funcionalidade onde tenha que colocar os meus dados, o GDPR está aí, e uma empresa destas não se sujeitará a levar 4% sobre o total de facturação de multa.
A parte dele cabe também mandar mail/correio (ainda se usa?) para a CNPD (em Portugal) e para os representantes no Parlamento Europeu caso ache necessário… na Europa temos a “Convenção 108 e “protection of personal and privacy”, que por norma é protegido com unhas e dentes.
Como é óbvio, se o Facebook lançar esse produto na Europa e tentar a mesma abordagem de recolha de dados terá sérios problemas legais (a MS já se está a ver com o Windows 10, por exemplo).
https://europa.eu/youreurope/citizens/consumers/internet-telecoms/data-protection-privacy/index_en.htm
https://www.coe.int/en/web/portal/personal-data-protection-and-privacy?desktop=true
“protection of personal data and privacy”… raios mais a minha disléxia.
toda a gente vai instalar e usar.
Querem lá saber. O que interessa mesmo são as férias dos outros ou as refeições alheias ou mesmo as selfies!
Não vejo ninguém preocupado com esse tipo de informações partilhadas. Ninguém quer saber!
Realmente ainda não tens algo concorrente serio para a malta ir na onda este tsunami já leve muita malta que nem a falta da privacidade lhes dirá algo , só quando questionar mas como raio o face sabe tanto de mim os gajos ate sabem quantas veze
s eu …..e tal ai … Trancas a porta….
Hein…o quê? OK, é agora que vou aderir ao Face
Quem usa o FaceBook/WhatsApp ou entra digitalmente em contacto com quem usa o FaceBook/WhatsApp está SEMPRE a emitir seus dados á empresa… queira ou não.
quem se preocupa realmente com a sua privacidade não usa redes sociais!!!
E quem vive a VIDA realmente, e preza o seu tempo (essa coisa que não se volta a repetir e que milhões desperdiçam a ver a vida de fachada dos outros) não usa redes “sociais”! Neste momento já se passou da dupla personalidade para a “tripla personalidade”, e mais ainda, tal é o grau de mentira e falsidade que observei no FB. O que nos leva à pergunta: que tipo de dados estão estes realmente a recolher?
Belo comentário!
Ou usa com moderação.
As redes sociais só vão buscar o que os utilizadores lá põem (sim eu sei que não é assim tão peculiar)
ahahahhhahaa anedota…. se fosse tão simples…
Aqui em Portugal podiam mudar ligeiramente o nome para Onabo e usar o slogan: “Ó nabo! estás no Facebook?”
😀
Ter perfil no Facebook é sinal de estupidez.