PplWare Mobile

eSIM: viagens e compatibilidade estão a fazer disparar a sua adoção

                                    
                                

Autor: Rui Neto


  1. Tug@Tek says:

    Tinha ideia que era precisamente o contrário, o eSIM é um entravo para quem viaja nomeadamente para países onde a tecnologia não existe.

    • Max says:

      Há empresas em que, nas viagens internacionais, antes de se partir, já se compra o eSIM de um operador do pais de destino. As mais conhecidas são a Holafly e Airalo (até o Revolut tem). A instalação da vrespetiva app (e do eSIM) pode ser feita cá, mas convém levar os dados móveis desativados e só ativar o eSIM no hotel, quando já se está ligado à rede Wi-Fi.
      O que me parece é o contrário – é que se não é para viajar não há vantagem no eSIM (a menos que se queira usar mais do que um no pais).

      • rodrigo says:

        Esses esims de que falas (holafy, arilo, revolut, etc) nao sao o mesmo tipo de esims falados neste artigo. Esses so permitem dados. Nao te dao um numero local para poderes enviar SMS ou fazeres telefonemas. So te dao um limite de dados para poderes utilizar a internet.
        O esim mencionado no post ‘e o mesmo que ter o cartao SIM mas em formato digital. Tens um numero do telemovel.

        • Max says:

          Com WhatsApp (ou semelhante) basta ter dados, para mensagens e “telefonar”. Mas é correto o que dizes, não estão ligados à rede telefónica local para chamadas de voz e SMS.
          Não li foi nada no post – sobre a utilização de eSIM em viagem – que distingui-se os dois tipos.

  2. Manuel da Rocha says:

    Pode não ser nada fácil… perder/roubarem, o telemóvel, pode demorar 3 dias a 50 dias, a resolver, o problema do E-sim, registado, no telemóvel.
    É que, bloqueando, é preciso apresentar documentos, através da app, da operadora, fazendo, o mesmo, com todas, as operadoras. Sem isso, mesmo por telefonema (que pode custar 6000 euros!!! dependendo do país), leva 5 dias úteis.
    E há o outro problema: falsificar o ID, de um E-sim, é fácil e pode ser feito a 50000km, de distância, activando roaming, sendo que, o cliente recebe, uma sms, de uma operadora, desconhecida, a anunciar que está em roaming, estando a, mais de, meio planeta de distância. Ignora, até ver, a conta bancária a ficar vazia.
    Já há, milhares, de queixas, nos EUA, Alemanha e Itália, sobre roubos de milhares, de milhões, em criptomoedas, usando os E-sim (não só da Apple), em países asiáticos, principalmente na China e Tailândia.

  3. SergioA says:

    Para os que falam em fazer chamadas para numeros normais, sempre podem utilizar um servico de voip. Tenho cheapvoip no qual carreguei uma vez ha uns 3 anos e ainda tenho saldo. E mais, chama como sendo do vosso numero (apos validar que existe).
    Quem diz cheapvoip diz 12voip, activevoip… todos da empresa betamax – dellmont.
    Basta perquisar por betamax rates e escolher o voip da vossa preferencia. A app e a mesma para todos, mas a conta esta ligada ao nome do voip escolhido (para PT movel powervoip e o mais barato. 0.1cent/min)

  4. Manuel says:

    Não sei como funcionam os eSIM “normais” (substitutos dos cartões físicos) nos aeroportos. No caso dos eSIM da Airalo, Holafly, etc., os mesmos não são activados nos aeroportos para obrigar os viajantes a adquirir SIMs físicos nos quiosques dos aeroportos.
    Descobri isso da pior maneira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.