e-fatura: Registe facilmente faturas usando o código QR
Desde janeiro de 2022 que é possível registar facilmente faturas usando o código QR. O objetivo deste elemento é ajudar os contribuintes a comunicar, eles próprios, ao fisco o conteúdo das suas faturas e o fisco agradece essa informação.
As empresas que emitam faturas sem incluírem o respetivo código QR arriscam a coimas entre os 1.500 e os 18.750 euros. Saiba como pode registar faturas usando o código QR.
Fez uma compra e não pediu fatura com o seu número de contribuinte? Calma, pode registar essa fatura manualmente ou então recorrendo ao código QR.
Um Código QR (Quick Response, Resposta Rápida) é um código de barras bidimensional que, depois de descodificado, apresenta um texto, endereço URL, número de telefone, um endereço de correio eletrónico, um contacto, uma SMS ou uma localização geográfica. Neste caso, com o código QR de uma fatura, é possível submeter, facilmente, a informação de uma fatura na plataforma do fisco.
Registe as suas faturas usando o código QR
Para registar uma fatura usando o código QR basta abrir a app e-faturas (a app que também pode ser usada para validar faturas) e usar a opção Registar.
Depois da leitura do código QR, os dados são passados para a aplicação, bastando apenas carregar no botão registar para proceder à submissão.
Como é normal todos os anos, por esta altura, alertámos também para começar a validar as suas faturas. O prazo para validar termina a 25 de fevereiro de 2023 e, como sempre, só serão consideradas as que tenham sido validadas. O contribuinte pode fazer a validação via portal ou, mais facilmente, via app e-fatura.
“Porquê pedir fatura?”. Esta é a pergunta que as Finanças colocam em grande plano, quando se abre o site. “Quando exige, garante-se que os impostos que pagamos são entregues ao Estado. É um dever de cidadania que aumenta a justiça, contribuindo para o combate à fraude e evasão fiscal. Não é justo pagar mais impostos por existirem contribuintes (cidadãos ou empresas) que não cumprem as suas obrigações fiscais”, responde.
Este artigo tem mais de um ano
Quando o nif não é indicado, o Código QR fala sistematicamente em que o país não é o mesmo e não aceita ler o QR. Tem de ser incluido à mão.
Aqui consegui… não sei se será sempre.
Já está assumir o registo de uma fatura sem o NIF do adquirente…
Essa foi sempre a minha duvida… eu peço a fatura, vem sem o NIF e dá para registar assim sem a “empresa” dar conhecimento ás finanças?
Sinceramente ainda não percebi bem este circuito…
Boa noite
A factura tem de trazer tambem o ATCUD ( desde dia 1 janeiro) e esse codigo é unico de cada empresa e respectivo programa facturação.
Com isso as finanças ficam a saber de quem são todas as facturas (empresa) que forem inseridas.
Um dia vou experimentar…obrigado!
Olha aí o pessoal à procura delas caídas no chão ou esquecidas em qualquer balcão para as resgatar como se fossem deles…
Não me parece que esteja certo e que vá funcionar.
O E-Fatura é uma ideia brutal que simplesmente não funciona.
iPhone 12 aqui, última versão de iOS com a última versão do e-fatura e não deixa entrar…
No site das finanças funciona perfeitamente.
É bom saber que os meus impostos vão para profissionais “qualificados”
um gajo com “um estilo de vida” não necessita de umas migalhas do fisco|
Eu gosto é de ouvir aquele pessoal que não pede fatura porque não quer que controlem os seus gastos…. Não percebem que são constantemente vigiados por multibancos, telemóveis, câmaras, etc…
É o que diz o artigo, não pedir fatura só faz que no próximo ano pagamos mais impostos, visto que há uns que fogem.
Inserir uma fatura duma empresa que não declara é o melhor que podemos fazer para baixar impostos e dar melhores serviços públicos num país.
O estado que faça o trabalho dele e fiscalize.
Tu és o Estado.
A cobrança de imposto em Portugal é arcaico. Vivi em város países, mas só em Portugal é que pedem sempre o nif à caixa do supermercado. Então se os outros estados conseguem cobrar imposto sem perguntar o nif, porque Portugal tem que complicar? Só se perde mais tempo nas filas.
Se não identificam quem compra, e sabem quem compra e o quê, só pode ser obra do espírito santo ou magia negra!
Finalmente, algo que deveria ter sido feito logo desde inicio.
Aliás, bom bom era poder dar autorização ao banco/sibs para cada pagamento feito com cartão, ou app mbway, automaticamente registava o pagamento na nossa pagina nas finanças, tudo automático, sem ser preciso o comerciante pedir o nif, sem esquecimentos, sem confusões.
Mas isso pelos visto vai demorar.
Tentei ainda agora e aparece um erro que diz “espaço fiscal inválido”…
Porque é que as “grandes superfícies” tem interesse em emitir faturas sem NIF ?
Tenho Cartões e APP de várias e nenhum contem o NIF para utilizar no momento da faturação!
Boas
Eu tenho do continente e associei o NIF. Sempre que vou lá, abro a aplicação e deu o numero e a factura vem com o NIF.
E já tenho isso há muito tempo.
Não sei se as outras tambem fazem, mas acredito que pelo menos algumas devem fazer. É ver as configurações…
Cumps