Descarregar o Ubuntu via torrent leva utilizador a ser notificado por violar direitos de autor
Apesar de estar constantemente associado à pirataria e à violação de direitos de autor, os torrent têm em muitos casos outras utilizações. Existem muitos conteúdos a serem partilhados de forma totalmente legal.
Distribuições Linux são um desses exemplos, sendo até incentivada a partilha desta forma. Assim, é muito estranho que um utilizador tenha recebido uma notificação após descarregar o Ubuntu via torrent. Mais um caso muito estranho neste universo,
Desde que a DMCA (Digital Millennium Copyright Act) foi criada em 1998, que as empresas podem enviar aos utilizadores alertas de violação de direitos de autor. Estes são entregues aos ISPs, que depois os fazem chegar aos seus clientes.
Foi precisamente isso que aconteceu ao utilizador NateNate60 do Reddit, que acabou por reportar esta situação caricata e insólita. Após descarregar a versão 20.4 do Ubuntu, pelo link fornecido no site da Canonical, acabou por receber uma notificação vinda do seu operador, a Comcast.
A notificação enviada deixa claro que não foi a Canonical a reportar a situação, mas sim a OpSec Security, uma empresa alemã que até agora ainda não se manifestou e que terá agido de forma independente.
Uma das informações presentes terá chamado à atenção de quem avaliou já este caso. A hash do ficheiro em causa está identificado e é idêntico ao que a Canonical partilha no seu site. Isto é a prova de que foi mesmo o Ubuntu 20.4 a ser descarregado pelo utilizador.
A posição de NateNate60 parece ser clara neste caso, conforme revelou no Reddit. Mesmo com a razão aparentemente do seu lado, resolveu ignorar o caso e não irá apelar desta decisão. Teme que essa postura possa levar ao bloquear da sua conta e a perder o acesso à Internet.
Esta é, de longe, uma situação anormal e que poderá ser apenas um erro por parte de quem submeteu o pedido. Ainda assim, um ISO do Ubuntu é facilmente identificado e estas situações não aconteceriam. Resta saber o que a Canonical irá dizer e fazer em relação a este caso de partilha pelos torrent.
Este artigo tem mais de um ano
Mais uma prova que os DMCA são automáticos e não são verificados por ninguém, a politica do medo é eficaz muitas das vezes…
Se esse Americano os tiver no sitio e não tiver telhados de vidro, processa a empresa e recebe uns milhares ou até milhões não se esqueçam que a América no que toca a processos não é brincadeira em poucos meses a coisa fica resolvida.
DMACs são automáticos há mais de uma década, felizmente em solo europeu temos pouco disso, pois DMCAs podem ser uma autêntica praga precisamente pela falta de verificação, até em servidores teus que tenhas em hostings podem levar uma razia ou serem desligados sem qualquer infringimento de copyright só porque não há verificação real.
A empresa em questão é alemã, logo o processo nunca seria julgado nos EUA.
Vale a pena referenciar também para futuros utilizadores Starlink:
https://pplware.sapo.pt/internet/starlink-se-descarregar-torrents-pode-ficar-sem-o-servico-de-internet-de-elon-musk/
Só mesmo na América !! LOL !!
Por acaso até estás enganado, foi uma empresa de monitoração alemã que reportou a violação.
Não utilizo torrents directamente, antes uso debrid e é bem melhor e mais eficaz. Quanto a avisos destes, é mandar para o lixo, visto que são terceiros a interceptar os nossos dados e isso é uma violação clara da privacidade. Já fui várias vezes a tribunal ganhar casos destes.
“Já fui várias vezes a tribunal ganhar casos destes.”
Deves ter ido, deves.
Es um herói do tecladoo.
Resta saber a hash do ficheiro para saber se o ficheiro é mesmo esse que o nome do mesmo diz ser.
Mete mais tabaco no hash
A minha pergunta é porquê que uma empresa privada me está a processar por um ficheiro que não possuem propriedade intelectual e porque que uma empresa privada tem acesso aos meus dados?! Era logo um processo contra a entidade fornecedora do serviço por violação de privacidade.
Isto na Alemanha é o pão nosso de cada dia. Qualquer macaco pode ir com um IP ao ISP e pedir quem tinha esse IP em determinada altura e mandar uma cartinha a dizer que infringiste os direitos de autor de alguém. Essa firma no artigo é uma delas, andam sempre à procura de IPS alemães e depois vão descobrir a quem pertencem e exigem dinheiro. Não é ilegal porque o IP não faz parte de dados pessoais e então abusam disso. Na suíça não tem hipótese, pois lá o IP conta como dado pessoal.
Essas intrusões ainda devem ser recalcamentos da Stasi !
O Ip não é um dado pessoal, mas os dados de que usou o IP é, por isso não sei até que ponto darem os dados de alguém que usou o IP X não viola a lei.
A proteção de dados não é um direito absoluto, existem muitas situações em que utilizar esses dados é legitimo e legal sem ser necessário o consentimento do próprio.
Quer-me parecer que estes casos estão, segundo a legislação alemã, enquadrados dessa forma.
O IP nunca pode ser um dado pessoal porque facilmente o consegues “mascarar” por outro.
A empresa privada que tu falas está a operar ao abrigo da lei oficial alemã, por isso bem podias berrar e pinchar que não te adiantava nada.
Achas que na alemanha as leis são feitas para os chicos-espertos se aproveitarem delas, como aqui? Se achas estás bem enganadinho!
Lamento, mas estás bem enganado e com grande falta de conhecimento do que dizes, como estou na área de direito sei o que digo, e podes “berrar” à vontade os estados são sobranos e nao se regem por lei feitas na Alemanha.
Nitidamente nem sequer percebeste o contexto da minha resposta, pelo que se realmente estás na área de direito, o que tenho sérias dúvidas, tens uma capacidade de interpretação muito fraca.
Já vi que a tua area é ofenderes os outros, mas quando te toca a ti… Ficas danado… Lê tudo o que escreveste, pode ser que entendas melhor.
Já agora desde à 15 anos que só trato de processos semelhantes, daí ter dado um exemplo, então conta lá as tuas experiências.
A empresa alemã tem acesso legal aos dados de navegação ao abrigo da legislação alemã que força a aplicação do Digital Millennium Copyright Act (DMCA)?
Agora a parte final: adivinha a que estado soberano pertence a legislação Digital Millennium Copyright Act (DMCA)? Disseste EUA? Muito bem, ganhaste um chupa sabor de morango!
Por isso e em conclusão: a empresa alemã está a operar ao abrigo da lei alemã que impõe o que está definido no DMCA.
Ou seja, mais uma vez: o Dan Q podia estar nos EUA, levar com a queixa acima, e bem podia berrar e pinchar que não lhe ia adiantar nada.
Em Portugal é violação de privacidade fornecimento de informação sobre ip’s, só com uma ordem de um juiz é que as operadoras fornecem os dados, tivemos um caso de de um individuo que “hackeou” um servidor de um cliente, e acabou por não dar em nada, tribunal não deu autorização para fornecimento dos dados por parte da operadora.
Correcto.
Excepto em casos de pedofilia, por exemplo, que leva logo a uma pesquisa e imediata autorização judicial..
LOL
Mais uma vez, lê o que escrevi, estou a referir ao caso de Portugal, sei que se passou na Alemanha, mas cá podias gritar e pinchar como dizes e de nada valia. Já se defendeu coisas bem piores cá. Paz