Delta Force: a unidade secreta que capturou Nicolás Maduro
Uma operação militar dos Estados Unidos na madrugada deste sábado, 3 de janeiro de 2026, resultou na captura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e da sua esposa, Cilia Flores, segundo anunciou o presidente dos EUA, Donald Trump.
Delta Force - a unidade de elite do Exército dos EUA
De acordo com múltiplas agências internacionais, o governo dos Estados Unidos lançou uma série de ataques militares contra alvos em Caracas e noutras partes da Venezuela na madrugada de hoje. O Presidente Maduro e a sua esposa foram capturados e posteriormente levados para fora do país, segundo declaração oficial de Trump.
Fontes oficiais citadas por meios como a CBS News indicam que a operação que levou à detenção de Maduro envolveu a participação da Delta Force, uma unidade de elite do Exército dos EUA especializada em operações antiterrorismo, resgate de reféns e captura de “alvos de alto valor”.
A Delta Force é uma das unidades militares mais secretas e especializadas do mundo. Oficialmente chamada 1st Special Forces Operational Detachment–Delta (1st SFOD-D), esta força de elite do Exército dos Estados Unidos é treinada para enfrentar algumas das missões mais perigosas e complexas da atualidade.
A própria Delta Force já foi associada a missões de grande impacto no passado, incluindo a operação que resultou na morte do líder do ISIS, Abu Bakr al-Baghdadi.
Além de confirmar a captura, a Procuradora-Geral dos EUA, Pam Bondi, afirmou que Maduro enfrentará processos judiciais nos Estados Unidos por crimes que incluem conspiração de narcoterrorismo e importação de cocaína, com base em acusações apresentadas anteriormente no Distrito Sul de Nova Iorque.

























É rapto.
Es do pcp!
É muito mais do que rapto.
É um abuso tremendo, destroi os processos democráticos, da Venezuela.
Um ataque contra um País Pacifico.
Meu deus.
Mas isto também mostra que a Venezuela é altamente corrupta, á primeira, entregam o País, nem o defendem.
Todo o cenário dá ideia que foi implementado por determinados criadores de cabras do médio oriente.
Dinheiro, foi a arma.
Eu sou altamente contra golpes de estado, e ainda mais contra as cambadas de oficiais corruptos, são piores e mais perigosos que as ptas.
Fartei-me de rir com estas suas piadas:
“destroi os processos democráticos, da Venezuela”
“Um ataque contra um País Pacifico”
Perseguir, prender ou matar opositores e êxodo da população venezuelana para os países vizinhos são realmente traços inconfundíveis de democracia e paz…….. certo?????
Ideologia também gera doideira. Depois, a culpa é do fumo.
800 seguranças, 284 foram mortos, recebem 300000 dólares, mensalmente, cada um, para defenderem Maduro. Quer uma curiosidade: 793 são Cubanos, 4 eram colombianos, 3 russos e 1 da África do Sul.
Notou a confiança, que Maduro tinha, em que, dizia, que votava nele?
Que comentário mais estúpido meu deus
Vamos ao circo, oh oh… Junta se a parelha de palhaços Trump e Maduro que deve fazer furor…
Só invadem por causa do petróleo.
lol
Se foi o próprio trumpas que invadiu por causa do petróleo, qual é a dúvida?
Em fim, cansado destes comentários idiot@$.
Se calhar era melhor deixar lá os chaves e os maduros a governarem aquele paraíso, roubarem o povo matarem quem fosse contra, financiava narco tráfico e tráfico humano.
Um povo a viver com muitas muitas muitas dificuldades, viver…. quis eu dizer Sobreviver !!!!!
Se os americanos quiserem uma parte do petróleo que o tenham pois são eles que vão investir milhões para extrair transportar etc….. entretanto colocam lá alguém que não seja um ditador e que não mate opositores.
Diga-me um país no mundo que tenha tido um crescimento positivo com um governo igual ou semelhante ao Maduro …… Em que o povo não seja explorado/oprimido/iludido/assassinado
Então borrifa se na lei internacional e pronto? É o vale tudo?
Pela mesma ordem de ideias eu posso entrar na sua casa e ficar com ela porque sim.
Experimente e logo verá o que lhe acontece. É o que está a acontecer com a Rússia há já vários anos!
O que eles querem dizer é que pela mesma ordem de ideias, a Russia faz e bem em invadir a Ucrânia, precisamento porque é lá feito genocidio ha 11 anos.
No entanto os casos são muito diferentes, e se antes a Russia tinha a via das duvidas, agora fica com a razão toda.
É esse o ponto deles.
Qual lei internacional? A mesma que deixa 74 petroleiros, carregar 500000 biliões de barris, de crude, por mês, sendo que 0% é entregue? É que a lei internacional permite que, esses petroleiros, carreguem, na Rússia, Venezuela e Coreia do Norte, serem “vendidos”, enquanto estão, em viagem, entregarem biliões, de barris, já com nova bandeira e sem origem.
É a essa lei que se refere?
Todos os Países teem direito a fazer trocas comerciais, independentemente de quem seja.
Um ato de terrorismo, contra um navio civil, é um crime grave.
O que você prõe é a anarquia.
Diz-me com quem andas, que eu te direi quem tu és..
Longe.
DOUTRINA MONROE… Está previsto na lei á 200 anos… para defender toda a América da Ásia e Europa…
A China. Cresce e bem.
E o povo chinês? Vive no paraíso?
a china tem uma economia capitalista e com sistema politico comunista !!! ou ainda não tinha percebido ??
Além de esta operação ser mais uma combinação e alcova entre Trampas e Plutin, como é possível apanharem um exército de milhares e centenas de guarda costas a dormir? História muito mal contada!
Maduro vai viver em nova iorque rodeado de luxo e trump tem caminho aberto para petroleo e empresas americanas. O Maduro e so bluff, ele quer e viver bem como todos os outros. Os unicos que não se vendem sao os chineses
O Maduro não confiava no exército venezuelano. 100%, dos 800 seguranças, do complexo, onde foi detido, NENHUM era venezuelano. Chefias eram russos, os outros, grande maioria, eram milícias cubanos. Daí não se falar dos 360 a 500 mortos, pois não haverá nenhum venezuelano morto e não dá jeito dizer que os 100000 milhões, de dólares, que eram usados, para a segurança, do Maduro, anualmente, seguiam para Cuba, Colômbia e Rússia.
mais uma demonstração de :
se não fazes o que queremos vamos ao teu pais e tiramos-te do poder….
classica manobra dos EUA para em seguida irem lá encher o bolso com o petróleo….
Entre Maduro e Trump venha o diabo e escolha.
quando es manipulado pelos midia!!! sim
Vota no castelo branco… Não encontro melhor presidente para o parlamento europeu…
Uma frase que diz tudo:
“Se até agora havia uma ditadura, agora passa a haver uma ocupação por parte de um país estrangeiro para obtenção de recursos naturais”.
Petróleo = Estados Unidos da América
Onde anda a UE e os paladinos do direito internacional?
Quem não tem bombas nucleares é isto que lhe pode acontecer, segundo um ficheiro classificado da CIA a Rússia não tem petróleo por isso os americanos não invadem a Rússia. 🙂
o Chaves e depois o maduro foram confiscando a exploração de petroleo que os EUA tinham na Venezuela. O Presidente Biden nada o fez para recuperar, por isso o Trump no seu discurso diz que os EUA vão ser reembolsados pelo que lhes roubaram …… é mais que aceitável …
“…Onde anda a UE…”
A promover carros elektros.
A União Europeia é de longe um dos principais clientes americanos e e relação com a Venezuela é praticamente nula.
Menos um ditador comunista.. deviam prender todos
Comunista ou qualquer outro …ista..!!! O tempo das ditaduras deste tipo já acabam tarde.
Então significa que o sr. autoriza que invadam a sua casa porque não sabe resolver os problemas que lá tem dentro?
É a mesma coisa.
Okupas,ciganos,etc devem pedir autorização.
Experimenta não cumprires a lei, vais ver se não te invadem a tua casa.
Não pagues um emprestimo, vão te pedir autorização.
ETC
minha casa nunca!
agora na casa de outras pessoas com certeza, quem mandou não saber resolver problemas?
É parecido, para quem gosta de distorcer as coisas.
Não, não é a mesma coisa. Os problemas internos da Venezuela eram da responsabilidade de Maduro. Não era sequer uma questão de Maduro os saber ou não resolver já que ele próprio era a fonte desses problemas. Ele próprio era o líder do gangue que beneficiava desses problemas, aliás, para ele nem eram problemas mas a sua fonte de rendimento e de poder. E os problemas também não eram apenas internos, um Estado que se torna narco-traficante afecta muitos outros países… inclusive o nosso.
o Chaves e o Maduro já tinham expropriado a exploração de petroleo dos EUA na Venezuela …. está na hora de devolverem o que roubaram !!!! é mais que justo ….
Mais um enaganadinho, o Trump já veio dizer que vai ficar com o Petróleo e deixa o poder com o regime que está, quer dizer nada muda a diferença é que Trump acede ao petróleo e terras raras.
Foi isso que disse? Vocês nem saber ler nem ouvir, com humanos assim é difícil progredir enquanto raça
Não sabemos ouvir, nem ler, mas maior parte da imprensa diz o mesmo.
BBC news ainda hoje:
“Trump said Rodríguez – who has since been named interim president by Venezuela’s Supreme Court – had expressed her willingness to do “whatever the US asks””
Venezuela deve 7630000000 anos, do seu PIB anual, ao exterior.
Venezuela exporta 400000 triliões, de barris, de crude e importa 20000 biliões de barris de gasóleo e gasolina, anualmente.
Não acha engraçado que, um país, que em 2003, exportava 100000 biliões de barris, de gasóleo e gasolina, agora tenha de importar, esses combustíveis?
Além de que, oficialmente, o país recebe 32000 milhões, de dólares, pelo crude exportado… menos de 0,001% do valor, de mercado, do crude minerado.
Mais uma palhaçada do senil Trump. Esta intervenção leva-nos a um mundo em que qualquer país com poder pode, e intervém, noutro sem qualquer pudor. É a política do músculo, e o fim completo das nações unidas.
Gronelândia, para quando?
Gronelândia vai ser comprada
Pelo Zé.
Quando se refere a intervenção, o PJA refere-se certamente à Rússia imperialista que sem qualquer pudor e ao arrepio de acordos que a própria tinha assinado invadiu um seu vizinho com o objectivo de retornar o império entretanto desmoronado a saudosas glórias passadas.
Quanto à política do músculo, Putin realmente julgava que tinha músculo mas afinal tinha apenas braços raquíticos e sem chicha que se visse!
E pasme-se… continua na ONU como força de bloqueio e a debitar a sua propaganda de “urso” (mas muito mais de polvo – como já foi em tempos representada – do que de urso).
A Rússia é mais um caso de despotismo, a que se junta os Estados Unidos.
Venha o filme!!
Gostava de ver, so do planeamento, nem precisava da execução
Um, antigo, comandante, cubano, entregou-se, a forças americanas, em 2023, na Nicarágua. Esse, seria responsável, pelos 4000 cubanos, mercenários, que defendem, o Maduro. Era quem tinha todos os planos, plantas e informações.
Maduro mudou, a liderança, para 3 russos (que terão morrido), que, se diz, não mudaram nada. Americanos sabiam onde estava, o que fazia e quem estava, lá em casa. A NBC disse que tinham tudo pronto, para avançar, na madrugada, do dia 26, de Dezembro, só que, os bombardeamentos, ao ISIS, na Nigéria, necessitou dos 6 B2 e dos 4 B1. Daí que, os mísseis, que destruíram as baterias, antiaéreas, nas montanhas, de Caracas, podiam não cumprir, todos os objectivos.
A utilização, de 5 Apache, aniquilaram toda a guarnição, da base, onde o Maduro, e a esposa, dormiam. Chinook e 4 Blackhawks, trataram, do resto. Os F35 limparam os aviões, que poderiam perseguir, os helicópteros e, os F15, F18 e F22, providenciaram protecção, caso fossem disparados mísseis, ou algum avião (colombiano) avançasse.
Já existe um: Wag the Dog (1997)
Aconselho imenso. Um dos raros casos em que Hollywood foi assustadoramente presciente.
Em terra roubada nunca haverá paz! as consequências para o mundo devido ao comportamento fascista da américa vão ser nefastas.
Primeiro os comunas todos da América do Sul vão sair
Consequências tão tão tão nefastas que até iremos ter menos droga a desembarcar nas nossas praias e menos lanchas a abalroarem patrulhas que zelam pela nossa segurança…..
O Xringo Bandido que vá mas é tomar uns comprimidos para ver se a azia lhe passa!
O americano pelo menos é honesto, disse que queria basicamente era o petróleo.
Para nós europeus não será boa notícia, penso que algum do que por cá se consome, vem da Venezuela.
Tecnicamente, Trump quer as 6 refinarias, que o Maduro nacionalizou, e que, hoje, estão inoperacionais, pois não tem peças, ou funcionários, capazes de as usar. Daí que, exportam crude e importam gasolina/gasóleo/petróleo.
Recuperando, a propriedade, as 6 refinarias, as empresas, americanas, podem colocá-las operacionais, quase 50000 pessoas, ganham empregos e o PIB venezuelano dispara 20000%. Claro que, americanos, vão ganhar, muito, dinheiro, pois emprestam 300000 milhões, de dólares, vão cobrar juros de 50%, ao ano, para recuperar, as refinarias.
É caso para dizer Chupapi Munhanhu não é?
Devíamos era falar todos inglês e sermos todos Estados Unidos!!!!
Força USA!!!
Os USA até são um país onde se vive bem. Tiveram um shutdown governamental e foram logo todos a correr para a sopa dos pobres.
Nem têm sem abrigo nem nada.
Diana, não te adianta.
Mesmo sendo adepta deles, eles não te querem lá.
Ficas cá, apenas a torcer por eles, tipo equipa de futebol.
Duvido que seja só por causa do petróleo, pessoas destas não nunca fazem nada por um único motivo simples.
Por exemplo, a Venezuela estava a reforçar muito as relações com a China, Rússia e Irão, provavelmente, imagino eu, que eles iam dar prioridade absoluta aos pagamentos mais urgentes, que serão para estes países e não iam fazer, se é que ainda fazem, pagamentos aos Estados Unidos e seus aliados.
Basicamente, ganha-se imenso dinheiro com a dívida perpétua desde que o devedor pague pelo menos parte dos juros.
E Trump já lixou o esquema à Venezuela com algumas sanções há alguns anos, no primeiro mandato, que impediam muitas coisas incluindo a restruturação da dívida, levando a mais calotes, e mais incumprimento, o que tornava a situação da Venezuela mais lucrativa desde que ela fizesse alguns pagamentos, e se calhar, penso eu, deixou de pagar…
E isto é só o que tiro da minha cabeça. com certeza há muitas outras coisas que eu não sei, e nem imagino, há países piores que ainda não tiveram a atenção dos americanos.
Pelo menos usas a tua cabeça para pensar ao contrário de 90% dos que comentam aqui.
A Venezuela já só exportava crude bruto (maioria por meios ilegais, para refinarias africanas e asiáticas), pois as 6 refinarias, estão inoperacionais, por falta de peças e pessoal, formado, para as por a funcionar.
Ainda há a ideia, que o Putin terá ido, lá buscar, 4000 milhões (de dólares), em peças, de 2 refinarias, para substituir, as que a Ucrânia destruiu, em Março, deste ano, aquando da visita de 2 navios, de guerra, russos. São essas refinarias, que eram propriedade americana, que, o Trump, quer, de volta. Quase 33%, do PIB venezuelano, vinha das vendas, daí. Desde que foram nacionalizadas, foram parando até encerrarem, dispensando, mais de, 100000 funcionários. É nisto que o Trump, quer voltar, a 2015… que o governo venezuelano, concessione, as 6, a empresas petrolíferas, americanas, para as recuperarem e, os EUA, levantarem, o embargo. Só aí, segundo dizem, os analistas colombianos, o PIB, da Venezuela, podia subir 20000%, em 5 anos. Claro que, empresas americanas, teriam lucros, gorduchos.
Este é o acordo de Alasca. A Rússia fica com a Ucrânia, e o Trump e suas empresas ficam com o petróleo da Venezuela, que é a maior reserva do mundo. Já agora, este ataque dá legitimidade da China invadir Taiwan.
Em Taiwan vota-se em eleições livres.
Na Venezuela não. È uma ditadura Fascista de Esquerda.
E a China está-se nas tintas para as eleições livres.
A democracia chinesa (em Taiwan) pinica a bunda do partido comunista.
Enfim um comentário arguto.
A ideia que dá é essa.
Finalmente os retornados que foram roubados teem um dia feliz…
Embora ache o presidente da Venezuela pessoa pouco recomendável os EUA não tem o direito de proceder como procedeu. Para que é que existem as organizações internacionais como a ONU? Balelas, zero. Não passam de uma fantochada para os USA. É a lei do mais forte. O nosso governo o que diz?
Pouco recomendável? Então Maduro ainda tinha aí um niquinho de recomendável?
Os EUA defenderam-se de um narco-estado que o envenenava com drogas.
ONU?! Com um Guterres? Brinca, com certeza! ONU há anos que vale zero.
O nosso governo tem é a agradecer já que Portugal tem sido uma porta privilegiada de entrada de droga na Europa.
Maduro está ao nível do Trump. Trump durante toda a sua vida está envolvido em crimes financeiros e sexuais, alguns deles provados. O grande empresário que arruinou 4 casinos, um génio.
ONU? A mesma que não valida que existe guerra, na Ucrânia? A mesma ONU que reconhece “Palestina”, como país, apesar de não reconhecer governo ou espaço territorial, desse “país”?
Infelizmente, o Guterres bem tentou mudar, a ONU, os burocratas, não deixam… Rússia anula, qualquer decisão, que os belisque. China abstém-se, quando dá jeito. Americanos jogam, na economia. Europa saltita, entre americanos e chineses.
Poder é tudo, poder é regra, poder é destinar, poder e mandar.
Tudo o resto são tretas de gente fraca.
Pensas que é a lei do mais forte mas subestimas o poder daqueles que se organizam para derrubar tiranos e repara que nenhum império sobrevive. Cuidado rapaz…
Continue a sonhar com impérios comunistas….. e a viver no bem-bom Ocidental. A vida é bela, não é verdade?
Calma pessoal!.. isto não tem a ver com o petróleo! isto é uma simples diversão! (ficheiros de um certo tipo) Alem disso, o Maduro depois vai ser perdoado!… não foi o que ele fez com o outro “traficante de droga” ?
Quem pode manda. O resto é discussão sobre o sexo dos anjos.
EUA, Rússia e China. O resto enche chouriços, a começar pela Europa.
Essa operação foi um tapa na cara do Putin. Não morreu nenhum americano (até agora).
CIA arranjou uma pessoa próxima de maduro, foi muito bem orquestrado, sem isso não tinham conseguido sem vítimas
A segurança, total, do Maduro, eram mercenários cubanos.
De noite, só havia meia dúzia de guardas, no complexo. Nunca poderiam imaginar, que 1 Chinook, com 50 forças especiais, iria aterrar, a 20 metros, da casa, ao mesmo tempo, 5 Apache, aniquilavam as 3 casernas, e os veículos, armados, que estavam perto.
Quando estavam a tentar perceber, o que se passava, já só viram helicópteros, a ir embora.
O próximo alvo pode ser a terra natal dos mercenários. Talvez Trump sonhe com a volta dos cassinos (americanos) em Cuba.
Este bandido já devia ter sido deposto ha muito tempo, se Europa nao fosse um bando de Cobardolas! E a seguir é Cuba. O resto é conversa. Força Trump.
pelo menos o Trump faz o que diz …. os outros é só promessas …
O aviso, a Cuba, não era para serem invadidos… era por causa dos mercenários (parte deles mortos), que protegiam, o Maduro.
A grande maioria, dos seguranças do governo venezuelano, são cubanos, russos e colombianos. O governo não confia, nos militares venezuelanos…
Como sempre, muitos comentadores com síndrome de Trump por aqui. Os EUA estão a defender-se do maior traficante de droga, que é o presidente ilegítimo da Venezuela. Os venezuelanos estão muito felizes e um académico venezuelano na TV acabou de dizer: “Graças a Deus por FAFO Trump e vamos tornar a Venezuela grande novamente”.
As missões da Delta Force, mais famosas, não foram declaradas: Entre 2000 e 2009, na Europa oriental (Ex-Jugoslávia, Grécia, Turquia, Roménia e Hungria), as 6 unidades (não é só 1, como referem), conseguiram capturar 11 ogivas nucleares, soviéticas e, ajudaram, os russos, a recuperar, outras 2. Estas ogivas foram roubadas, aquando da desagregação soviética e foram parar a grupos, de mercenários, que as andavam a vender.
A que, ainda hoje, é secreta, apesar de ter deixado 800 a 1200 mortos, em Belgrado, foi a que eliminou um ex-general russo, que ameaçou detonar, uma das 3, ogivas, que tinha, em Paris, se não lhe pagassem 500 milhões, de dólares. O grupo especial americano, eliminou soldados sérvios, russos e os mercenários, capturando as 3 ogivas. O general terá sido executado, com gravação, para os russos verem, que, os americanos, tinham as ogivas e que o traidor, já não existia, eliminando o pedido de resgate. Vários órgãos, de comunicação social, referiram, o massacre, atribuído a um dissidente sérvio… arrumando, com o assunto. Nem a Rússia, nem os EUA, nem a Sérvia, nem a Europa, podem validar, esse acontecimento, pois seria algo, assustador.
Sem querer desvalorizar o alto treino e capacidade desta e de outras unidades de elite, que sem sombra de dúvida são capazes de fazerem coisas que apenas em sonhos poderei fazer, na minha opinião tudo isto foi muito fácil.
Demasiado fácil, e é aqui que começo a pensar que haverá coisas que não sabemos.
Por muito boa que as unidades possam ser, e estamos a falar de atacar uma cidade com centenas de milhares de pessoas, basta ter uns milhares de soldados a mandar tiros dos edifícios abaixo, ou acima, que complica logo tudo.
Não estou a dizer que os soldados estão apenas num edifício, senão era logo bomba nele e caíam todos, mas sim toda a cidade cheia de homens a disparar.
Este cenário é um pesadelo, seja Delta, seja Ómega, seja PI…
O que vai a força aérea dos EUA fazer, arrasar a cidade e deixar milhares de mortos como fez no Iraque?
Por muito bom que um delta possa ser e mesmo bem armado, se começam a chover balas lá do 10ª andar ele vai disparar cá de baixo e acertar no outro lá em cima protegido pela varanda?
E vão andar assim em todos os edifícios?
Mas tb pode ter sido fácil porque foi mesmo fácil.
Corrupção é capaz de tudo.
O futuro o dirá…
É pior que rapto, é a anulação do que restava do direito Internacional, por um louco que relança a insegurança no mundo.