Criptomoedas: Hacker que roubou 600 milhões de dólares foi recompensado
Foi considerado o maior ataque da história das criptomoedas. Ao todo foram roubados 600 milhões de dólares por um hacker que consegui explorar uma vulnerabilidade numa plataforma que liga diferentes blockchains, a Poly Network.
Entretanto, o hacker já devolveu parte do valor e será recompensado com um prémio de 500 mil dólares.
Poly Network "devolve" parte do valor das criptomoedas...
É verdade que o mundo das criptomoedas pode vir dar mais transparência à área financeira, no entanto, também é verdade que, sendo digital, a exposição acaba por ser maior.
O ataque terá sido preparado durante muito tempo e após o desfalque deu-se a "caça ao hacker", sendo que várias bolsas cripto colaboraram com a Poly Network com o objetivo de recuperar o "dinheiro".
Segundo informações recentes, o hacker responsável pelo ataque vai devolver o valor desviado.
Do que se sabe, o hacker teria boas intenções e apenas pretendia explorar a vulnerabilidade existente. Nesse sentido, a rede Poly Network irá pagar um bug bounty de meio milhão de dólares ao hacker. Há informações de que o hacker não teria aceite tal recompensa.
Relativamente à identificação do hacker ainda não se sabe quem é, nem a própria rede Poly Network conhece a sua identidade.
O roubo da Poly Network ultrapassou o recorde de 474 milhões de dólares em perdas registadas por todo o setor de finanças descentralizadas (DeFi) de janeiro a julho.
Este artigo tem mais de um ano
Se for verdade que o atacante só quis provar que a segurança da plataforma virtual não presta, e pretende devolver sem obter nada em troca, recusando-se mesmo a receber qualquer recompensa pelo seu acto criminoso, é um criminoso, se for apanhado provavelmente vai uns bons anos para a cadeia, mas se não for apanhado então seria espectacular que só devolvesse os ditos bits com a informação privadas das criptomoedas depois da empresa provar por A + B que tinha feito todas as correcções e prova-se com documentos emitidos por empresas externas de ataques activos à dita estrutura da empresa, que a mesma já não tinha pontos fracos e que já era uma estrutura segura para manter os dados.
Sim, tecnicamente isto seria mais um crime, “chantagem”, mas pelo menos obriga-vá-os a corrigirem outros problemas graves e só então devolvia os dados privados, para, com alguma sorte, não serem novamente furtados desta vez por alguém que não faz qualquer questão de devolver o que quer que seja.
É como o Rui Pinto. Por mais vontade que possa haver, um criminoso será sempre um criminoso. Não importa as razões pelas quais fez. Se o acto se enquadra num crime, é um criminoso. Ponto final. E como criminoso tem que sofrer as consequências. Ninguém está acima da lei, ao contrário do que pode parecer no nosso país.
Esse Ruizinho se falasse de TODOS os clubes, incluindo o seu, e não estivesse a marrar sempre no mesmo é que ele era experto. Ou será que tem medo ser atirado ao Rio Douro? Pois…
Sim o snowden é um criminoso
Eu entendo o teu argumento. Um assaltante que se deparar com um homicidio e o reporta terá que ser condenado pelo primeiro crime. É justo. Porém dado a dimensão do que descobriu deveria repensar-se a lei.
Mas achas que alguém que após ver isto, irá fazer o mesmo que o Rui fez?! Ou o Snowden?! As pessoas que descobrem esses crimes vão simplesmente olhar para o lado porque não compensa combater o crime.
Não compensa para ti, mas compensa para os outros, é difícil mas há malta que faz essas escolhas.
O Snowden sabia perfeitamente que ia ficar queimado para o resto da vida.
O Rui Pinto nem deve saber instalar o Windows
Eu acho sempre piada quando afirmam com toda a certeza que algo digital, como as criptomoedas são seguras. “Porque se baseia em blockchain e patati, patata”… Lol!
Porra ToFerreira, tu calado eraspoeta
f4lc0n, podes afirmar categoricamente que tecnologias como a blockchain são e serão 100% seguras, com artigos de fontes ideónas?
o que se pode afirmar, é que ninguém descobriu ou pelo menos chegou a frente a dizer que encontrou uma vulnerabilidade das mesmas. (Sem ser o 51% que é um mal necessário)
Se as coisas são open source, podes explorar a vontade e dizer, “não encontrei nada”.
É obvio que não podes dizer o mesmo de como correm serviços paralelos que não tens acesso ao código para todos irem la chafurdar.
É como a conversa do telegram, o protocolo é seguro? sim tanto quanto se sabe, podes compilar tu proprio a tua versão e comprovar que é isso mesmo que estas a correr.
Mas não fazes a minima ideia o que os servidores do telegram fazem com ele, que já é closesourced, e mesmo que fosse aberto não havia garantias que era isso que corriam.
Como em todas as tecnologias, nenhuma pode afirmar 100% seguras. Agora umas tem um nível de segurança maior que outras, uma mais difíceis de se conseguir de corromper que outras.
No caso da tecnologia da blockchain é bastante segura, mas também pode ter problemas (que não foi este o caso, visto que o roubo nada teve haver com a blockchain).
Para mais detalhes sobre a segurança da blockchain e os tipos de ataque a que pode estar sujeita, segue um artigo isento: https://www.ibm.com/topics/blockchain-security
ibm… lol
Oh Android, diz me algo 100% seguro.
Os servidores dele lol
É tudo seguro até que… o cofre é esventrado.
Mas quando alguém rouba um banco a mão armada, foi porque todo o sistema bancário não é seguro?
depende, se derem ao ladram as chaves mestras das contas XD
*ladrão
Mesmo assim é das chaves das contas daquele banco. Não é as chaves das contas de outros bancos, nem de todo o sistema mundial.
O que aconteceu aqui, foi um roubo a um “banco”, por falhas que esse “banco” tinha. Nada tem haver com o sistema global e da sua segurança.
É melhor investir em papel comercial do BES. #seguro
Como se costuma dizer, por vezes ha males que vem por bem. O hacker e criminoso, pois mas e a informacao obtida que de outra forma nao a conseguiam ter ?