Como fazer uma transferência bancária por SPIN?
O SPIN permite aos utilizadores de serviços de pagamento iniciar transferências a crédito e imediatas utilizando o número de telemóvel (se for um particular) ou o NIPC (se for uma empresa) do beneficiário, em vez do IBAN. Saiba como usar.
O SPIN vem melhorar a experiência do utilizador na execução de transferências, ao permitir que sejam iniciadas com base em identificadores do beneficiário conhecidos ou fáceis de memorizar (o número de telemóvel ou o NIPC), em vez do IBAN.
O Banco de Portugal realizou um investimento de mais de 600 mil euros e o sucesso deste serviço, além dos benefícios, será medido pela prevenção e redução da fraude.
Esta nova funcionalidade não pode ser cobrada pelos bancos e não há qualquer limite nas transferências, mensal ou de numerário, além das que o banco define.
Como fazer uma transferência bancária por SPIN?
Fazer uma transferência SPIN é relativamente simples. Para usar a funcionalidade, deve procurar na área das transferências e escolher Por Spin. Depois, indicar o número de telemóvel do destinatário ou o seu NIPC.
Esta funcionalidade está disponível desde junho, mas nem todos os bancos a disponibilizam, para já. Até 16 de setembro de 2024, todas as entidades bancárias deverão permitir transferências de dinheiro por contacto - com o serviço SPIN.
Irá dar para agendar transferências mensais?
Mas para usar o Spin , no meu caso aparece no homebanking que tenho de autorizar antes o meu número e o número para o qual se vai tranferir tb tem de estar autorizado no banco dele
Claro. E é assim para todos. Como é evidente há que , primeiro, aderir ao serviço na app ou homebanking.
Em criptomoeda fica mais barato e rápido.
Aqui estamos a tratar de transferências interbancárias. E o serviço spin está isento de taxas. Ver em https://www.bportugal.pt/page/faq-spin
Estou curioso é para ver qual o valor das taxas que os bancos vão inventar para mamarem mais uns euros aos clientes por usarem esse novo serviço.
O Spin aumenta a segurança efetivamente nas transferências bancadas mas retira a privacidade dando acesso a qualquer pessoa ao nome completo associado a um determinado numero de telefone.
Ter acesso ao nome completo já acontece utilizando o IBAN para transferir, com o IBAN não fica é com a informação do numero de telefone.
A lei de proteção de dados é uma treta. Percebo que é necessário melhorar a segurança, mas ter acesso ao nome completo, já estou a ver certos “artistas” a experimentar números ao calhar para apanhar os nomes. Até fico a pensar se não haverá aqui violação do RGPD.
Os números de telefone não são sequenciais. Dificilmente, ao calhas, encontras um número que exista. E muito mau será a segurança do sistema se não bloquear ao fim de poucas tentativas de introduzir números de telefone que não existem.
Parabéns!
Dia desses vcs tem Pix.
O governo se metendo na nossa vida querendo saber de tudo das nossas transações vamos é de Bitcoin.
Tenho 2 contas , posso aderir ao spin nas duas.