Comissão Europeia quer permitir que utilizadores removam apps da Apple e Google
A luta da Europa e da Comissão Europeia contra os gigantes da tecnologia tem vindo a crescer e procura cada vez mais proteger os seus cidadãos. Quer dar a estes a possibilidade de escolha e impedir que sejam impostas soluções que apenas beneficiam empresas como a Apple ou a Google.
Esta tem sido uma guerra complicada de travar e que tem sofrido alguns revezes, fruto de alguma astúcia destas empresas. Agora parece haver um novo movimento, que quer permitir aos utilizadores remover as apps dos seus smartphones, dando mais liberdade de escolha.
Novas regras da Comissão Europeia
Ainda não existe muita informação concreta, mas a Comissão Europeia quer mudar um conjunto de regras associadas ao mundo digital. A sua ideia é renovar as regras de utilização da Internet no espaço Europeu, que contam já com 20 anos. Tudo deverá acontecer sob o Digital Services Act.
Em concreto, vão ser definidas as novas normas para que os gigantes da Internet, como a Apple ou a Google, possam operar na Europa, respeitando a privacidade dos utilizadores. Estes não devem exceder o que for decidido, sob pena de serem castigados com multas e com restrições.
Dados dos utilizadores na Europa protegidos
Tudo parece ir focar-se em 2 pontos base, que querem dar foco ao utilizador e aos seus dados. Em primeiro lugar, e centrando-se na informação criada, esta não poderá ser usada para fins que não são os de base. Esta posição é algo normal em empresas como a Apple ou a Google.
Isto significa que todos os dados gerados para uma situação não devem ser usados para outros serviços. Desta forma limitam o cruzamento de informação para a criação de perfis e posterior envio de publicidade dirigida. Limitam também a posição dominante face a outros serviços, por ter já informação destes utilizadores.
Apps da Google ou Apple podem ser removidas
Outro resultado desta mudança será a da prioridade dada por estes gigantes às suas apps. A ideia base é permitir aos utilizadores removerem as propostas pré-instaladas, permitindo que outras sejam usadas e abrindo o mercado, dando igualdade a qualquer serviço ou aplicação.
Não há uma data para que o Digital Services Act seja colocado em utilização, mas tudo aponta para que surja no final do ano. Marcas como a Google ou a Apple têm depois de se adaptar e passar a estar de acordo com estas regras e com as imposições da comissão europeia.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Comissão Europeia
Neste artigo: Apple, Apps, comissão europeia, europa, Google
Então e as aplicações que vêm das marcas dos telemóveis, essas é que deviam poder ser mesmo removíveis porque algumas da Google são mesmo serviços do sistema operativo, o mesmo se passa com a Microsoft
+1
Sou da mesma opinião. Ser obrigado a gramar com Apps que não usamos deviam poder ser removidas dos nossos terminais…
Malta tem bom remédio…chama-se:
Sailfish OS
…há muito que me fartei de android e iOS…
Podes partilhar mais da tua experiência com o Sailfish OS?
Não gosto de Android e o Windows, já foi. Chateia-me particularmente a imposição de apps que não usamos, mas vêm agarradas ao SO e ao fabricante do terminal.
Gostava de saber mais sobre smartphones com linux, mas a informação não é muita, assim como a disponibilidade.
Se puderes partilhar mais informação, para além do nome do OS, seria útil.
Obrigado
Realmente…
Um OS que se promove dizendo “Russia trusts in Sailfish OS” e “Latin America’s tech independence”… pois…
Ou seja, não confias nos americanos mas depois atiras-te para os russos ou países da américa latina que são os grandes bastiões de democracia e liberdade… pois sim… lol
Também muito curioso é defenderem a privacidade e promoverem apps como o Facebook, messenger e instagram, (não sou eu que digo, está lá no site deles) até dava vontade de rir se não fosse tão trágico
Eww, no. Europa só existe mesmo para fazer m$@%a.
Tambem concordo, queria desinstalar a aplicacao gdrive e desconsigo, essa norma tambem deve ser aplicada em Mocambique.
Faz lembrar a Microsoft, tb argumentava q o IE era parte do OS… e durante algum tempo até foi mas depois deixou de ser…
Quando é que deixou de ser? Lá porque agora estão a promover o Edge como o seu web browser, não quer dizer que o velhinho iexplore.exe tenha sido removido do sistema (hint: não o foi nem será sem grandes mudanças). Digo-te mais, se não acreditas num Anónimo qualquer na internet, experimenta apagar o iexplore.exe e as suas bibliotecas e vais ver como fica o teu Windows…
Até há programas de terceiros a depender das libraries do iexplorer.exe. Continua a ser parte integrante do OS.
Acho bem, pois temos o direito de poder instalar apps alternativas e remover as que não gostamos/queremos e outras que podem ser duvidosas.
+1
Tudo bem, embora no Android já seja possível desinstalar alguns aplicativos da Google por ADB. Pena no entanto que apenas a Google e a Apple estejam na mira desta decisão, pois os fabricantes dos telemóveis também enchem os equipamentos de bloatware/spyware, algum do qual já nem por ADB se consegue desinstalar
Ja nao mexo em Android ha algum tempo, mas no iOS sao poucas as apps que nao se podem desinstalar…
A Comissão Europeia se esta realmente preocupada em proteger os seus cidadãos deveria obrigar a todos os fabricantes de hardware a fornecer o código de fonte das suas drivers .
Quando compramos um equipamento deveríamos ser os donos do equipamento que compramos, mas parece para algumas empresas os clientes estão restringidos a um determinado sistema operativo, com o código de fonte disponível o dono do equipamento veria a sua liberdade de escolha aumentada como também a sua privacidade sereia mais assegurada .
Isso NUNCA vai acontecer
Primeiro porque o código fonte está protegido pelos direitos de autor (ou seja, divulgar é uma opção pessoal e NUNCA uma imposição legal), depois porque “O segredo é a alma do negócio”, já imaginaste o que seria a concorrência deitar a mão a “certos segredos”?
Seria o fim dos negócios tal como os conhecemos. Provavelmente o abradar ou até mesmo parar os avanços tecnológicos..
Pode ter direitos de autor e ser de código aberto tal como um livro tem direitos de autor, onde há segredos não pode haver confiança, mas hoje em dia cada-vez são menos empresas em ter drivers em código fechado .
Não são os segredos que trazem inovação, são sim as técnicas de pesquisa .
A UE deveria retirar os EUA da NATO , isso queria ver.
?
O que é que a NATO tem a ver com a notícia em si?
Já agora, sabes o que significa a NATO? (em português para não haver dúvidas) significa “Organização do Tratado do Atlântico Norte”, os EUA estão num dos lados do atlântico norte, a europa do outro, ou seja sem um dos lados, não há aliança… certo?
E vamos ter de continuar a gramar aplicações da Asus, Samsung e afins ?
Concordo.. O utilizador é q devia escolher o q quer instalar no seu smartphone… Logo na primeira utilização… Ou seja configuração logo o que queria é o q não queria.. Não como agora que tem app preinstaladas e não dão para remover… Apenas se podem desativar.
A UE deveria era competir com Silicon Valley a sério e não ser só FB, Apples, etc…
A começar pelo Geolocalização, para que querem o Galileo?