Coisas da tecnologia: Google Maps trama mafioso italiano
A tecnologia é "amiga" do ser humano, mas às vezes há situações em que a mesma tecnologia pode ser considerada como inimiga. No passado dia 17 de dezembro, foi capturado em Madrid um dos fugitivos mais procurados pela polícia italiana.
Tudo aconteceu graças a uma foto que apareceu no Google Maps. Ora veja!
Gioacchino Gammino, integrante da máfia "Stidda", foi apanhado em Madrid no passado mês de dezembro. De referir que Gammino já andava fugido das autoridades desde 2002, altura que fugiu da prisão de Rebibbi, em Roma.
Gammino foi visto numa foto do Google Maps
A captura de Gioacchino Gammino deu-se graças ao Google Maps onde se encontrava publicada uma foto a conversar com outro homem à entrada de uma loja de frutas e vegetais, chamada "El huerto de Manu", que se localiza na Avenida de los Voluntarios, em Galapagar, na Comunidade Autónoma de Madrid.
Segundo o jornal "La Repubblica", quando Gammino foi apanhado terá questionado "Como é que me encontraram? Há dez anos que não ligam para a minha família".
De relembrar que Gioacchino foi condenado a prisão perpétua depois de, em 29 de agosto de 1989, em Campobello di Licata, ter matado, em grupo e por engano, um transeunte. No altura foi referido que Gioacchino tinha confundido a pessoa que matou com um elemento da máfia rival, a "Cosa Nostra".
A evasão de Gioacchino da prisão aconteceu durante a gravação de um filme que estava a ser realizado naquele estabelecimento prisional a 26 de junho de 2002. Gioacchino manteve-se até agora "a monte". 20 anos depois de ter fugido da prisão, mantêm ainda hoje a dúvida se conseguiu fugir com a ajuda de alguém.
Este artigo tem mais de um ano
Lá vai o Gioacchino Gammino processar a Google por violação da privacidade, heheheheh
ou seja, as caras desfocada é só para o publico geral, porque para os governos as fotos do maps devem ser com as caras a descoberto e em 8k.
mais uma que foi descoberta.
Pois realmente! tá aqui uma boa questão!!
também estava a pensar nisso
+1
Foi o governo que deteve o fugitivo ou foi uma força policial? Talvez aí esteja a diferença.
Imagina que o detido era um bombista que estava a planear um ataque na rua onde moras… se calhar até não tinhas problema em que uma autoridade tivesse acesso às caras do Google Maps.
A menos que uses um tijolo como telefone, as autoridades podem saber, facilmente, onde andas, com quem falas e muito mais. Quem não deve, não teme.
mesmo um “tijolo” é rastreável e, talvez, até mais, por não ter opções de privacidade
Fosse só isso! E quando cá em casa se fala durante o jantar em ir esquiar para a Sierra Nevada e sem que ninguém tenha feito qualquer pesquisa, começam a aparecer anúncios desse tipo!
Isso não é novidade… nem hoje, nem há um bom par de anos.
E por isso que alguns “santinhos” se queixam da invasão de privacidade das novas tecnologias! Bem feito, menos um bandido.
Enquanto isso deixa entrar radicais na Europa… Está bem!
Então quer dizer que no google maps existe implementado o reconhecimento fácil em busca de criminosos e sabe-se lá mais o quê. A não ser que o técnico que faz a edição das imagens conhecesse bem a cara do criminoso. Pensei que a edição de imagem do google maps fosse IA.
Historia mal contada.. Então andaram no google mapas à procura de pessoas? E quem o iria conhecer? Além que o rosto é desfocado.. E a policia vai lá prender o bacano!? Então e se ele estive-se apenas de passagem?
E já agora, também meteram multa ao gajo do Mapfre que está ao telefone? lol..
Mal contada talvez não, o carrinho da GOOGLE passa as carinhas devem ser todas analisadas (reconhecimento facial) via AI e depois cruzadas com base de dados de carinhas procuradas a nível mundial, é a conclusão que chego.
Agora em google Satelite (e parece apenas funcionar em movel), escrevam estas coordenadas: (50.753 , 14.607)
Era so isto!
AHAHAH muito bom