PplWare Mobile

China quer desafiar a Starlink com constelações de satélites. Por que razão?

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Rodrigo says:

    Concorrência venha ela.

  2. says:

    Concorrência, mas não financeira (diretamente). Quem fizer transportar a informação tem o poder de controlar a informação. A China quer, ao mesmo tempo, não ter amarras ao muskito amigo do trump e por outro lado ter a sua infraestrutura para vender largura de banda aos outros e poder espiar. Além de que o starlink não deverá ser fácil de proibir/controlar aos potenciais utilizadores chineses, coisa que é impensável, não vá eles terem uma ideia do mundo diferente da do xicharro.
    Mas, as autoestradas da informação devem ser isentas, coisa que obviamente nunca será no caso da starlink. Basta ver a macacada que é o x e tudo o mais onde o muskito mete o dedo. Tudo tem um segundo, terceiro, quarto objetivo escondido, tudo para ir sacar mais umas migalhas ou influência.

  3. Mamadu BAAA says:

    o comunismo disfarçado de esquerda olhem o caso do brasil ja vive em uma ditadura mas nao a um nem uma noticia acewrca do se passa nesse pais se fosse de direita era tudo a grande comunicao social a bater no ceguinho

  4. Andreas Noack says:

    Carreguem na radiação. Somos muitos. Há que reduzir os números.

  5. Dr Hugo says:

    A diferenca e que a china não sabe fazer isso, nem avioes sabem produzir

    • Ivo says:

      Não estou a perceber muito bem o que este comentário quer dizer. Pelo que sei, a própria China desenvolveu o C919 para uso civil, e os J-10 C, J-16, J-20 e J-35 (ambos da 5ª gerações) para usos militares, entre outros. Portanto, parece que a afirmação de que a China não sabe produzir aviões não está correta.

    • Um gajo sério says:

      A China neste momento é já a maior força naval do mundo.
      Para piorar a situação tem a maior capacidade de construção naval que qualquer outro país do mundo. Foi reconhecido pelos americanos que a China tem uma capacidade de produção naval 200 vezes superior que os EUA, ou seja consegue fabricar em um mês os que os EUA demoram um ano a fazer.
      Pior ainda, a China é a maior força em termos de tropas, superior em cerca de 20% que os EUA e mais do dobro da Rússia, a China neste momento é já a maior força naval do mundo, sendo superior à frota naval dos EUA em cerca de 30% e mais do dobro da Rússia, é também a 2ª maior força terrestre, atrás da Rússia mas à frente dos EUA, só em relação à força aérea é que está atrás da Rússia e muito atrás dos EUA. No entanto já está a tratar de aumentar essa vertente com a construção de vários aviões totalmente construídos na China, incluindo motores que anteriormente importava da Rússia.
      Em termos de guerra eletrónica não deve nada aos EUA nem à Rússia e agora virou-se em força para o espaço e já fizeram o que os EUA e a Rússia nunca fizeram, cartografar a Lua em 3D e a recolha de amostras de rochas obtidas no lado oculto da lua.
      Longe vai o tempo em que a China só produzia “coisas dos trezentos” sem qualidade

      Fontes:
      https://www.globalfirepower.com/countries-listing.php
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_%C3%ADndice_de_poder_militar
      https://news.usni.org/2024/02/01/report-to-congress-on-chinese-naval-modernization-20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.