PplWare Mobile

Cheque de 125 euros? “Fenómeno” estranho a acontecer com o IBAN

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Engenheiro de obras feitas says:

    É uma situação um pouco estranha de mais, as tantas é algum funcionário das finanças a tentar receber os 125€ adulterando as contas.

  2. lumia says:

    Verdade! o meu iban aparece tudo vazio…como se nunca tivesse sido preenchido…

  3. Joao Torres says:

    Ontem o meu estava lá….hoje não sei!

  4. grhtjzjjm says:

    No meu caso estava o iban do costa. . .
    .. .. dai que nao recebi nada e diz pago.

  5. Fábio says:

    Mesma situação aqui, vazio, mesmo tendo tido já vários reembolsos de IRS no passado.

    • Sabe-se lá says:

      Acontece que (acho) o iban do IRS não está diretamente associado ao do portal das finanças…
      Recebi o irs este ano e fui ao portal ver e estava tudo em branco…

      • Daniel Oliveira says:

        Está se o confirmar, dessa forma é utilizado para reembolso e débitos diretos, que aliás, aconselho, nunca mais paguei multas por atrasos e esquecimentos. 14 dias antes do débito informam do mesmo e só é feito no último dia da data limite, seja IUC, IMI, o que for.

    • Nimboos says:

      Fábio isso é um erro comum (e compreensível). O IBAN indicado aquando do preenchimento do IRS não fica associado à conta do Portal das Finanças. Por isso é que foi pedido a toda a gente que verificassem se o IBAN que consta no Portal das Finanças se encontrava atualizado.

    • Diogo Raminhos says:

      Correto, o IBAN para receber o IRS não é colocar, de forma automática, no site das finanças.

    • Manuel da Rocha says:

      O IBAN colocado na declaração de IRS é só para essa declaração.
      Até 2017 se colocasse um NIB na declaração de IRS, o sistema actualizava o NIB dos titulares, só que havia o problema de serem 2 titulares, ambos ficavam com o mesmo NIB. Para evitar isso e cumprir o RGPD o IBAN (NIB mais o PT50) passou a ser parte da ficha pessoal. Quem o colocou, nas declarações é colocar o certo em “Confirmo o IBAN.” Os outros preenchem e colocam o certo.

    • PTO says:

      Na 1ª fase de pagamento o IBAN usado é o que consta na área de Dados Pessoais existente no site das Finanças. Caso não exista nenhum (ou exista, mas esteja desatualizado e a transferência seja devolvida), será só numa 2ª fase, daqui a cerca de um mês, que será feito o pagamento para o IBAN do IRS.

      Isso foi tudo explicado atempadamente e consta no site das Finanças, mas como sempre os Tugas sabem tudo e nunca conferem nada. Agora aguentam pelo menos mais um mês para receberem o guito (se tiverem sorte de ser só mesmo um mês)

  6. T16 says:

    A mim alteraram, quando uns dias antes estava tudo ok

  7. João Silva says:

    Isto é mais grave do que parece. Podemos estar perante uma grosseira violação da proteção de dados.
    Eu pessoalmente tenho de dar voltas e voltas apenas para confirmar um IBAN, que ao que parece qualquer pessoa pode aceder e manipular como quiser.
    É urgente apurar responsabilidades e no entanto vejo toda a gente calada.
    Eu pessoalmente ainda não recebi nada assim como os os meus dois filhos.
    Já confirmei várias vezes a questão do IBAN e aparentemente está tudo bem. Se entretanto nada acontecer
    terei que começar a fazer perguntas…

    • Manuel da Rocha says:

      Chamar-lhe algo era dizer pessimamente mal de algo…
      Quem preencheu o NIB até 1 de Janeiro de 2019, caso não tenha tido reembolso de IRS, o NIB foi removido da área pessoal e introduzido um IBAN de controlo que anula a TB. Se calhar você é demasiado novo para saber coisas com 3 anos…
      Já agora, um segundo controlo é o titular no IBAN. Se você quiser sacar 700000 ajudas, pode lá colocar o IBAN, hackeando o acesso de 699999 e colocando o seu… não estranhe só receber 1, pois também teria de hackear os bancos e fazer 699999 contas com o seu nome em titular. Ups…

  8. frango assado says:

    ou isso ou tem passwords de caca ke os hackers estavam a espera do dia de ontem para atacar e meter a conta deles….

  9. LA says:

    Hoje estamos na mesma. A não conseguir entrar através da App da CGD.

  10. Daniel Oliveira says:

    Chamo a atenção para um email que correu nas passadas semanas como se viesse da AT e que apresentava um link do domínio .xyz para fazer um suposto acesso ao portal de finanças afim de validar o iban, o que estava a fazer na realidade era a fornecer os seus dados de acesso a terceiros, o que permite alterar os contatos telefónicos, de email e iban. que foram utilizados para a validação do mesmo, e feita a transferência são apagados! não estou a dizer que foram os cados aqui referidos, mas acredito que muitos caíram no engodo.

    • Daniel Oliveira says:

      Coloco aqui o email que recebi

      Portal das Finanças

      Estimado contribuinte, Daniel Oliveira

      Encontramo-nos neste momento a proceder à preparação do paragamento do apoio extraordinário previsto para Outubro de 2022, e foi detetado que o seu NIB encontrava-se por confirmar.

      Para proceder à retificação dos seus dados, deverá utilizar as suas credenciais da AT, no link em baixo.

      Com os melhores cumprimentos,

      A chefe de finanças (RS)

      AVISO DE CONFIDENCIALIDADE: Esta mensagem, assim como os ficheiros eventualmente anexos, é confidencial e reservada apenas ao conhecimento da(s) pessoa(s) nela indicada(s) como destinatária(s). Se não é o seu destinatário, solicitamos que não faça qualquer uso do respectivo conteúdo e proceda à sua destruição, notificando o remetente.

      LIMITAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: A segurança da transmissão de informação por via electrónica não pode ser garantida pelo remetente, o qual, em consequência, não se responsabiliza por qualquer facto susceptível de afectar a sua integridade.

    • Vítor M. says:

      Não vão faltar tentativas de esquemas maliciosos. Usem os links que deixamos aqui, testamos antes de os partilhar. E, como disseste e bem, estejam atentos.

  11. Lucatorelli says:

    Na volta deve ser aquele e-mail suspeito sobre isso . A gente deve ter lá ido e metido o Iban . Mas passados uma dias esse site quase parecido a da autoridade tributária passava para um site na Índia desactivado. Não ser a uma burla que foi feita ?

    • Jonesy says:

      No meu caso, digo-te já que não.
      Utilizo sempre e apenas o link oficial que tenho guardado (no keepass), e nunca de pesquisas, emails, e sites, exactamente por esses motivos.

      Mas mesmo que assim o fosse, quando alteras o IBAN ele fica no estado “Nao Confirmado”, em que é feita confirmação com a entidade bancária através ds dados do Cliente (Supostamente, e isso foi indicado pelo suporte das Finanças), para se ter a certeza que é da pessoa. Portanto para se ter um NIB como comprovado que não é da própria pessoa, é uma coisa bem pior que Phishing.

    • frango assado says:

      nao ha burla nenhuma é mesmo estupidez das pessoas…..probabilidade de alteracao das contas é zero. e só com verificacao da conta é ke pode ser feita a transferencia…ja verifiquei isso com kem trabalha la dentro em informatica no sistema

      • lucatorelli says:

        http://www.esurvey.stdd.kerala.gov.in/at/

        segundo esse link que na altura parecia mesmo a pagina das financas deve ter havido almas que cairam . De notar que foi numa conta de email que nao è a que esta na minha area das finanças portanto para mim cñassifica se como burla ….
        agora que deve ter havido quem tenha caido deve ter havido que eu nao ponho as maos no fogo por ninguem ….
        o email estava assim
        Reembolso do IVA.

        Caro Contribuinte,

        Com base no último cálculo fiscal, determinámos que é elegível para um reembolso de imposto.

        Clique abaixo para completar o processo de reembolso através do Portal das Finanças online

        PEDIR REEMBOLSO AQUI

        ©2022 Autoridade Tributária.

      • Valhanna says:

        Burrice das pessoas? pois sou uma pessoa atenta, recebi do irs e hoje porque insistiram , fui confirmar o iban e qual não foi o meu espanto quando constato que está um iban que me é totalmente desconhecido. Claramente que fiz print sreen no imediato e alterei para o meu.
        tenho a mesma conta há anos anos e este ano recebi irs,,,,,,

        • frango assado says:

          ninguem pode alterar o teu iban ke nao tu bot….
          e chamares IRS ao barulho diz muito da inteligencia do teu argumento….
          tira mais screenshots a tua ignorancia ke o povo agradece a confirmar a ignorancia das pessoas

      • Joaquim Berbequim says:

        frango assado, deves ser do SIS ou do PS, ou então trabalhas para o poligrafo de certeza! Na minha empresa e no meu departamento somos 22 pessoas, e dessas pessoas, 18 têm o IBAN errado. Com certeza que deve coincidência.

  12. Jonesy says:

    Estava com IBAN que nao era o meu e que nao faco a minima ideia de quem era (e ainda por cima estava como confirmado).

    Para o alterar foi dificil e tive de estar 2h a fazer refresh da pagina para conseguir alterar porque constantemente dava erro a alteração.

    Questionei via chat o apoio das finanças e a resposta foi:

    1º Como é que aparece um IBAN que não é meu e está dado como Confirmado.
    R: Não conseguimos saber.

    2º Não consigo alterar o IBAN para o correcto, a página dá sempre erro.
    R: Temos tido problemas, mas vá tentando,

    3º Existe previsão de resolução dos problemas?
    R: Não temos conhecimento quando ficará bem, vá tentanto que pode ser que consiga.

    4º Podem inactivar o IBAN existente?
    R: Não, tem de ser o senhor a alterar.

    Resumindo, não sabemos de nada, não queremos saber, e o problema é seu!

    • frango assado says:

      acredita em mim ke a culpa é 100% tua…..o IBAN é TEU ou de uma empresa ke tiveste? ou de algum emprestimo ke fizeste ke ja fechaste a conta a muito tempo….bla bla bla….nunca actualizaste foi no sitio certo o teu IBAN. Estive a falar com um amigo meu ke esta a atender pessoas como tu a manha toda e até agora ele e os colegas tiveram 0% de razao nos utentes.

    • João Silva says:

      “Não, tem de ser o senhor a alterar.”
      Mas alguém mexeu e não foste tu, certo???
      Isto ainda vai dar bronca…

      • Jonesy says:

        Não mudo de NIB à mais de 10 anos e ate ao mes passado o correcto era o que lá estava, cada vez que faço o IRS pelo sim pelo não vou verificar (Just in Case, apesar de preencheres no próprio IRS), e fui validar quando foi anunciado este pagamento e o correcto estava lá.

        • Manuel da Rocha says:

          Paga IRS… nunca actualizou o NIB na sua área pessoal, a 1 de Janeiro de 2019 o IBAN ficou retido.
          Para você ver, o IBAN aparece lá até como confirmado. Quando faz a declaração confirma, depois faz o pagamento, via multibanco, e o IBAN foi anulado.
          Quem não recebeu reembolso a partir do IRS de 2018, caso não tenha adicionado o IBAN à área pessoal, ou vai ver a linha em branco ou vai ver um IBAN de controlo que anula o reembolso, por TB.
          É que parece parvo mas 99,999% dos queixosos não sabem que as finanças usam a base de dados do Banco de Portugal para conferir os titulares das contas. Se você colocar o seu IBAN em 50 pessoas, só você recebe o reembolso, pois os outros 49 vão dar anulados, por o NIF do titular ser diferente do que está a pedir o reembolso ás finanças.

        • Patinhas The Third says:

          No multibanco fazer uma transferência de 1 euro para esse IBAN aparece o nome do titular da conta para confirmar. Depois cancelar

      • frango assado says:

        mais ninguem mexeu que nao ele…..agora memoria de galinha….acredita ke a bronca nestes casos é nas pessoas…nao é do estado….bugs vao aparecer de certeza porque existem muitas excepcoes e 2 formas de pagamento AT e segurança socia vai dar barraca é isso…agora erros humanos das pessoas vao existir..e pelos vistos bastantes……erros de desaparecimento do IBAN e dos misteriosos aparecimentos de IBANS que nunca ouviram falar isso é 100% treta.

        • Jonesy says:

          Nao tenho memoria de galinha, sei perfeitamente o que NAO fiz.
          O que tu achas que é impossível, pode acontecer(e acontece) mais vezes do que possas imaginar, software com bugs que podem adulterar informação, coisas que foram mal testadas antes de entrar em produçao ou mesmo coisas que nunca foram contempladas podem ter comportamentos estranhos, mesmo correcçoes que corrigem algumas dessas situacoes podem causar outras, e simplesmente algo normal no suporte aplicacional diariamente no IT, principalmente quando feitas actualizacoes de software a pressa.
          Nao sei o que aconteceu para acontecer a situacao, no entanto assumirem 100% que o erro e das pessoas e nao terem qualquer interesse em sequer garantir que nao existe falhas nos processo nao e aceitavel.

          • frango assado says:

            ve se entendes uma coisa o IBAN do IRS NADA TEM A VER COM O IBAN DAKI FALADO. se nao sabes isso es mais otario do ke pareces…o “NAO fiz” está correcto…nao fazes nada…de jeito…

        • João Silva says:

          Tenho esperança de que no meio desta trapalhada toda ainda venha a receber dos dois lados, da AT e da SS.
          LOL…

        • Valhanna says:

          treta para si que não foi afectado….

          • frango assado says:

            treta para os serviços das finanças que das milhares de queixas ke tiveram ao telefone….0 estavam a favor dos utentes choroes….1000 – 0.
            fala la com eles depois vem para aki pedir desculpa baixinho…faz.te homem e assume a tua burrice.

  13. frango assado says:

    bem ja vi ke é tudo tanga….tudo culpa dos utilizadores…..vejam as vossas contas PESSOAIS NAS FINANCAS OU NA SEGURANÇA SOCIAL nao no vosso preenchimento do IRS. SAO COISAS DIFERENTES.

  14. SRF says:

    No meu caso, ao que aparenta, o IBAN registado pertence a uma conta desativada desde 2016, embora os senhores da AT ainda tenham esse IBAN.
    Pelo que eu li na documentação, o IBAN usado seria o registado na AT e caso este estivesse vazio, utilizariam o IBAN do reembolso da declaração IRS de 2021.

    • frango assado says:

      isso é treta…uma coisa é PENSAR QUE..outra coisa é LER de um site oficial. nao custava nadinha ir ao site oficial da AT e verificar lá o IBAN antes desta confusao toda…..sei de uma senhora ke nao fez essa confirmacao e ja esta divorciada e por acaso foi das primeiras a receber….para a conta do exmarido……ke era a ke estava la…..

    • Manuel da Rocha says:

      Sim, isso será feito mas, se você estivesse no lote do dia 24, o IBAN deu errado, você passa para dia 4 de Novembro, se o IBAN da declaração o tiver como titular. Atenção que casais que tenham contas conjuntas, a conta tem de ter os 2 como titulares. Se um estiver como titular e o outro como movimentador, a TB do outro fica suspensa. Cada membro do casal deve usar só a sua conta bancária. É uma das razões para surgir o NIB de controlo em muitos perfis que não tiveram reembolsos desde 2019. Esse NIB, se o colocarem no multibanco vão ver uma mensagem de erro de titular. Esse NIB permite ao programa das finanças bloquear as TB de quem não tenha NIB válido.

  15. Alfredo Costeira says:

    Quem tiver um filho com menos de 24 anos, recebe 50€. Acontece que se o filho durante este ano começou a trabalhar, já não recebe. Por outro lado esse filho, como não fez IRS de 2021, não tem direito a receber os 125€.

  16. Miguel says:

    O IBAN foi alterado no meu caso para o número

    003504080003054583079

    Esta conta pertence à CGD, mas não é a minha.

    Quando eu tentei fazer uma transferência de 1 euro para descobrir o nome do proprietário desta conta, no Multibanco, apareceu a mensagem: “operação cancelada por informação do banco destinatário”

    Provavelmente já descobriram o gato e cancelaram a conta… Não sei…

    • Manuel da Rocha says:

      Nada disso. Cada banco nacional tem 999 NIBs de controlo. Esses NIB servem para identificar o banco e para programas informáticos impedirem a TB, antes de enviarem a ordem para ser feita. Provavelmente você mudou de conta bancária e o teve reembolso de IRS. Como foi devolvido pelo banco, as finanças colocaram o NIB de controlo para não permitir as TB.
      Se quiser. vá ao multibanco e use esse NIB. Veja o erro que lhe surge ao tentar fazer a TB e o erro de titular.

      • Miguel says:

        Provavelmente… não invente!!

        Eu não mudei nada e sempre recebi o IRS normalmente, por transferência bancária, desde 2003

        Desde 2003 que tudo funcionava bem… até agora que decidiram alterar o NIB, só porque sim… eu não fiz alteração nenhuma

  17. Emanuel Serra says:

    O meu filho nasceu no dia 25 de Setembro de 2022 e fui ao portal das finanças ver o apoio extraordinario e nem eu nem a mae camos receber os 50€ do meu filho.
    Se calhar devem se ter esquecido dos recem nascidos deste ano.

  18. Sargas says:

    Muito fácil, atenção às passwords cedidas aos contabilistas para fazer IRS

  19. ETH says:

    De fonte segura, pessoal que faz IRS, contabilistas e afins. Têm as passwords das finanças dos clientes, certo?

  20. Pate de Atum says:

    Ja recebi os 125 po meu smartphone novo. Nunca trabalhei e pensei que não recebia mas afinal e so atualizarem o iban na segurança social e financas e eles mandam

    • tunahead says:

      Tretas, se não tiveres descontos feitos em 2021 não recebes coisa nenhuma.

    • Manuel da Rocha says:

      MENTIROSO E DESINFORMADOR!!!!
      Se já recebeste entregaste IRS em 2021. Se entregaste IRS é porque ganhaste 2699 euros (além dos 65 milhões que recebes por fora) mensais durante cada mês de 2021. A isso chamam-se rendimentos.

  21. 652mga says:

    Muita gente a dedicar-se ao exclusivamente ao Facebook… será uma “explicação” plausível?

    Enfim… vamos mas é comprar prendas para o Natal com estes €125 (quem os recebeu)!

  22. Vitor Afonso says:

    Ora bola, no portal das finanças surge a informação “aguarda pagamento”….

  23. Tiago says:

    Sinceramente fico empressionado com os comentários que foram feitos. Que é culpa da malta que mudou nibs e afins..

    Sempre tive o mesmo NIB há 10 anos. Tenho 36 anos e desconto desde os 18. Hoje fui ao site e o meu NIB estava em branco.

    A semana passada desde a medida de apoio fui lá confirmar e estava tudo normal.

    Excepto hoje.

    Venham os fãs do Costa

    • Manuel da Rocha says:

      Se calhar até estava… porque você nunca o confirmou e andou a pagar IRS nos últimos 3 anos. Como se esteve a lixar para os mails, porque não era do PSD-IL-Chega (que esses você lê 50000 vezes e partilha 2000 vezes mais), não notou os 5 mails da AT que pediam para validar o NIB/IBAN, durante o ano de 2019. Como introduz o NIB nas declarações de IRS, ao não o ter ido validar o NIB foi removido. Pelo menos não é mais um dos 2000 milhões que andam aí a queixar-se de lhe terem roubado os 125 euros por aparecer um NIB diferente.

      • Tiago says:

        Fonix… Mas tu usas drogas?

        Eu fumo ganzas e não me bate dessa maneira…

        Já disse que confirmei, como costumo validar todos os anos, visto que sou um felizardo que não recebe ordenado mínimo.

        Há 10 anos o NIB é o mesmo.

        Acho estranho ter desaparecido do nada.

        Se és afiançado do Largo do rato estou me a borrifar para ti.

        Estou a comentar um facto sem partidarite aguda.

        Vai defender a tua prima

      • Tiago says:

        Já percebi que o Senhor Manuel da Rocha é que deve ser o responsável pela DEVIDA atribuição do subsídio.

  24. Fuel says:

    Deixem-se de justificações, isto é muito facil de interpretar…quem trabalha em IT sabe que não é difícil alguém com o acesso “certo” fazer o reset do campo…e que a intenção é não pagar tudo de uma vez, isto teve de vir encomendado “de cima”. O IBAN da minha mulher estava certo e ativo no mesmo sítio onde ontem ja não estava, ela não mexeu, não clickou em links de phishing…alguém o retirou e espero que descubram, porque isto foi dentro das Finanças, seja interno ou outsourcing.

    • Manuel da Rocha says:

      Se o NIB era da vossa declaração de IRS, sendo que você é o Titular da conta e ela não é, o NIB dela foi removido, porque não está associado ao NIF dela.
      A AT cruza dos dados com a base de contas do Banco de Portugal. Se você tem a sua conta, fazem o IRS em conjunto, no site o NIB aparecia nos 2 perfis. Só que a actualização de 2019 removeu esses, pois quem não é o titular da conta, tendo o NIB e o mesmo titular, não pode receber valores fiscais.
      Foi essa actualização que foi feita em Setembro. Devia ter escolhido alterar e introduzir o NIB novamente. Iria ver a janela de validação e confirmação. Se introduzir o seu, sem ela ser titular da conta vai ver a validação e um erro de validação, removendo o NIB.

  25. Jose says:

    É preciso perceber que com essa manobra, milhares de pessoas vão demorar a receber o dinheiro, eu tinha o iban correto a anos, 0 problemas, horas antes do dia 20, desapareceu para um campo em branco, agora não são homens para admitir o que fizeram.

  26. Silva says:

    A mim há 1/2 semanas estava ok… foi verificar agora e estava vazio

  27. Sofia says:

    Confirmei o meu IBAN há uns dias e estava tudo certo.

    Hoje apareceu um SEGUNDO IBAN que DESCONHEÇO associado a uma empresa de construção para o qual foi pago o apoio.

  28. Carlos Leal says:

    Reformados que recebem uma parte da reforma pela função pública e uma parte pela segurança social não recebem mesmo que não atinjam os valores limites. Se forem reformados só pela S.docial ou só pela função pública já recebem. Que estupidez…

  29. Carlos Leal says:

    O meu IBAN também apareceu errado…conveniências governativas…

  30. compro essa também says:

    Bom !

    Pelos vistos o papel parece ser mais fiavel e seguro … e não tem americanos a mamar dados …

    E com um jeitinho também fará menos mal ao ambiente …

  31. Andre says:

    O meu IBAN tambem foi alterado para um que não conheço…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.