ChatGPT faz um ano! Afinal, ainda não fez mal a ninguém…
Foi há um ano que foi dada a conhecer ao mundo a ferramenta ChatGPT. O GPT (Generative Pre-training Transformer) é um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI que foi treinado com grandes volumes de dados de texto da internet, recorrendo à Inteligência Artificial. Afinal o ChatGPT ainda não fez mal a ninguém.
O mundo está em constante evolução e o aparecimento de novas ferramentas digitais deve ser analisado do ponto de vista da inovação, mas também perceber quais as vantagens que oferecem ao ser humano. Hoje em dia, com o ChatGPT, pode ser mais rápido fazer um e-mail, uma carta, uma convocatória, um trabalho... e isso é mau? Claro que não!
A OpenAI lançou o ChatGPT em novembro de 2022 e nos primeiros tempos pareceu que tínhamos uma ameaça para a sociedade. Mas com o tempo, temos visto que não (pelo menos por agora). O ChatGPT foi a ferramenta com o crescimento mais rápido de sempre, tendo atingido os 100 milhões de utilizadores em apenas dois meses.
Perguntámos ao ChatGPT o que é fazer um ano!
Relativamente à pergunta "Hoje fazes anos. Como te sentes?" O ChatGPT respondeu "Obrigado pela lembrança! Na verdade, eu não tenho sentimentos ou experiências pessoais, pois sou apenas um programa de computador desenvolvido pela OpenAI. No entanto, estou aqui para ajudar e responder às suas perguntas da melhor forma possível."
Já relativamente à pergunta, o que sabes fazer? O ChatGPT respondeu o seguinte...
- Respostas a Perguntas: Fornecer informações sobre uma ampla gama de tópicos.
- Assistência na Escrita: Auxiliar na redação de textos, desde criação de conteúdo até revisão gramatical.
- Aprender Idiomas: Ajudar na prática de idiomas, oferecendo traduções e sugestões linguísticas.
- Programação: Oferecer suporte em programação, esclarecer dúvidas e gerar código.
- Conversação e Entretenimento: Impactar conversas informais, contar piadas, etc.
- Matemática e Ciências: Responder a perguntas e fornecer explicações sobre conceitos matemáticos e científicos.
O ChatGPT lembra, no entanto, que a sua capacidade de fornecer informações é baseada em dados disponíveis até janeiro de 2022, e eu não tenho acesso à internet em tempo real para obter informações mais recentes. Saiba tudo sobre o ChatGPT aqui.
E você, o que já fez com ao ChatGPT?
Este artigo tem mais de um ano
Afirmar que não fez mal a ninguém é perigoso… Certamente, haverá uma percentagem de layoffs impulsionados pelo ChatGPT: https://www.geeksforgeeks.org/is-chatgpt-and-layoffs-are-related/
Já se escreveu muito sobre este tema, mas… Se, por um lado, é verdade que houve muitas outras inovações tecnológicas disruptivas em vários setores, por outro lado, sabemos que esta pode assumir uma dimensão para a qual socialmente não estamos preparados.
Vamos ver quais serão os próximos episódios da novela OpenAI, agora com a nova (possível) estrela Q
Este tipo de afirmações são muito questionáveis…
Fazer mal já fez, porque já se verifica perca de emprego por causa do mesmo.
Contudo, não é um mal que eu ache que mereça travão a longo prazo, deveríamos é pensar em novas formas de emprego
Exacto, perdem-se empregos e surgem outros.
Exacto, o problema é que certamente a escala não é 1:1, talvez uns 100:1 ou pior.
A sociedade ja debolizava a internet, agora vao diabolizar a IA. Bom nao podemos agradar a todos. o Uso mais a IA do Bing mas é uma variante do ChatGPT e ajuda-me na orientação de pontos-chave para a criação de conteudo pedagógico. Alem do mais resume na perfeição artigos científicos que e uma coisa LINDA!
Tem sido uma boa ferramenta na resolução de alguns problemas com outras aplicações.