Burlão troca 2 letras num e-mail e empresa enganada paga-lhe um avião
No mundo digital quase tudo é possível, até receber o pagamento de um avião! As fraudes são uma constante e é preciso estar muito atento. O caso que contamos hoje envolve um português, que supostamente terá enviado um e-mail a uma empresa de aluguer de aviões a solicitar a troca da conta bancária para pagamento.
Com apenas a troca de duas letras no e-mail, o "burlão" terá conseguido que a companhia aérea lhe pagasse um avião.
Burlão é português e terá conseguido 550 mil euros (preço de um avião)
Segundo o JN, um português, de 37 anos, é suspeito de ter burlado, em 550 mil euros, uma companhia de aluguer de aviões e de ter fugido para o Brasil.
Natural de Lisboa, o burlão terá conseguido enganar a empresa, da Indonésia, com um e-mail falso, mas foi detido, no início deste ano, na sequência da emissão de um mandado de detenção internacional. O burlão continua preso no Brasil, à espera de ser extraditado para a Bélgica, onde o crime foi praticado e onde será julgado pelos crimes de fraude, burla e falsificação de documentos.
Segundo conta o jornal, a empresa PT Ersa Eastern Aviation realizou um contrato de "leasing" com os chineses da Chai Lease Internacional Financial Services para a compra de um avião. Comprometeu-se a pagar 550 mil euros até 13 de setembro de 2019, mas, a três dias do fim do prazo, recebeu um e-mail a pedir que a liquidação do mais de meio milhão de euros fosse antecipada. E ninguém reparou na subtil troca de duas letras no endereço eletrónico do remetente (chattychuang@ chialease.com.tw em vez do verdadeiro, chattychuang@ chailease.com.tw).
A comunicação eletrónica explicava que a conta bancária da empresa chinesa, na qual tinha de ser liquidado o leasing, estava temporariamente bloqueada, devido a um suposto pagamento efetuado com um cheque falso. No mesmo e-mail era referido que os 550 mil euros deveriam ser transferidos para uma conta noutro banco, com sede na capital belga, Bruxelas.
A burla só foi descoberta quando, terminado o prazo acordado, a financeira chinesa exigiu o pagamento do avião.
Este artigo tem mais de um ano
Os portugueses sempre na vanguarda do empreendedorismo!!!
E neste caso, da pior maneira possível e que nos envergonha a todos como LUSITANOS.
Ya, só os portugueses é que cometem crimes.
Estou muito envergonhado… Já não vou sair de casa e muito menos do país.
Já o meu avô dizia “O Mundo pertence aos espertos, não aos inteligentes.”
Os políticos e banqueiros são um exemplo dos espertos, há espertos que sofrem consequências (Burlão é português) e há espertos que nunca sofrem consequências (Sócrates).
“jorge santos” quem envergonha mais os LUSITANOS?
Vamos todos para políticos e banqueiros, assim já não envergonhamos os LUSITANOS.
Na nossa justiça, infelizmente, há dois pesos e duas medidas, balança corrupta.
chattychuang@ chialease.com.tw (falso)
chattychuang@ chailease.com.tw (verdadeiro)
“Mandem o dinheiro três dias antes para esta conta porque a outra está congelada …”
Uma coisa é certa – tinha que ser alguém que conhecia o contrato de leasing e outros detalhes. Não é uma burla do tipo “mail da Nigéria: preciso de dinheiro tribunal para receber uma fortuna minha que parte lhe dou”.
Há uma expressão popular que diz: “A ladrão da casa não se lhe fecha (não se consegue fechar) a porta”.
O “português” depois fugiu para o seu país natal.
+1
Se for esse o caso não será extraditado.
O texto diz que e’ natural de Lisboa… Estraga a narrativa?
Burro ter sido apanhado, o mais dificil conseguir, que foi explorar a falta de inteligencia do outro lado, o mais facil que é esconder o rasto não se deu ao trabalho.
Só pode ter cúmplice numa das duas empresas…
Lol eu conheço, o Gaijo é tuga mesmo e Chamasse Marco. Ele estava a trabalhar na Belgica e falta ai na noticia que era um Grupo,mas só o Marco foi preso porque estupidamente foi renovar o passaport tuga na Embaixada de Portugal. Este caso está na justiça desde fevereiro. Conheço a Ele, á mulher Brasileira e o filho. Ele frequentava a minha casa, infelizmente não sabiamos da “dupla” vida, nem nós nem a mulher que se separou dele antes dosto acontecer