Brasil autoriza a participação da Huawei no leilão da rede 5G
Com tantos entraves colocados por vários países, nem sempre há notícias onde a Huawei consegue levar a cabo o seu trabalho sem condicionamentos nem obstáculos.
Nesse sentido, as mais recentes informações revelam que o Brasil deu carta verde para a participação da marca chinesa no leilão da rede 5G.
Quem segue o percurso da Huawei sabe que a marca chinesa tem passado por momentos difíceis nos últimos tempos.
O mais polémico de todos foi o bloqueio por parte da administração norte-americana de Donald Trump. Essa barreira impossibilitou que a Huawei desse continuidade aos negócios com várias empresas, incluindo a gigante Google.
Para além disso, a fabricante chinesa tem também enfrentado vários entrevas no que respeita à implementação da rede 5G. O Reino Unido, por exemplo, proíbe a instalação de equipamentos 5G da Huawei após setembro de 2021.
E também a Suécia foi uma das nações que colocou limitações à participação da Huawei na rede 5G. Como consequência, a Ericsson ameaçou sair mesmo do seu país de origem caso estas proibições continuem.
Mas nem todas as notícias são más e agora a marca chinesa tem razões para celebrar.
Brasil aprova a participação da Huawei no leilão 5G
Segundo a Reuters, o Brasil irá permitir que a Huawei participe no leilão 5G que deverá acontecer em julho.
O governo de Bolsonaro tem tentado encontrar várias formas de excluir a marca chinesa das redes de telecomunicações do país, seguindo o que aconteceu nos EUA. No entanto o presidente brasileiro está a voltar atrás nas suas decisões.
De acordo com o jornal brasileiro Estadão, várias entidades do governo e da indústria reforçam que o Brasil vai permitir a participação da Huawei no leilão da rede de quinta geração. Segundo fontes ligadas ao Palácio do Planalto e ao setor das telecomunicações, o bloqueio da empresa iria provocar um custo milionário com a troca dos equipamentos. Para além disso, esta possibilidade de exclusão ficou menos provável com a saída da Trump da Casa Branca.
A decisão de manter a Huawei também se prendeu com o facto de a China ser o maior parceiro comercial do Brasil. E, para além disso, também porque a empresa de Ren Zengfei é a mais competitiva ao nível dos custos.
Por sua vez, o vice-presidente brasileiro Hamilton Mourão indicou ao jornal que qualquer empresa que participe neste leilão estará sujeita às leis da proteção de dados do país. E deverá também respeitar a soberania do Brasil.
Este artigo tem mais de um ano
A passividade com que estas coisas se passam é impressionante…
Daqui a uns anos possivelmente saberemos a lavagem de dinheiro e corrupção que ocorreu nesta decisão…
Mas nessa altura o estrago já está feito e as multas não tiram riscam o lucro obtido…
Mas existe alguma empresa no Mundo que não vise o lucro com as suas operações? Alguma multinacional Americana ou Europeia trabalha de graça e apenas tendo em vista o bem comum? Neste caso especifico o que se alega não é o preço do produto (a China produz melhor e mais barato!) e no caso das “luvas” que alguns irão receber…quem recebe não lhe importa se o dinheiro vem dos USA ou da China! É tudo lucro…
Hmm qual a delas a brasileira ou a americana? É que essa teoria recai mais para a segunda…
Não vejo problema nenhum, os dois Países vivem em parceria por exemplo na vacina contra Covid Brasil foi dos primeiros a receber vacina chinesa.
Recebeu o quê?! O “privilégio” de ser o País onde a vacina foi testada pelo simples motivo de ser um dos Países com maior número de infetados? É que vacinas para inocular a população do Brasil até agora…ZERO!!
Já agora PPLWARE para quando um artigo acerca desaparecimento de vários bilionários na China incluído um dos mais ricos do mundo e China o Jack Ma dono do conglomerado de tecnologia multinacional Alibaba Group(AliExpress)?
Não acham que merece um artigo?
De facto, mas ainda esperamos que apareça, com vida. Eventualmente mais moreno. Mas era interessante saber algo mais, além da especulação de não aparecer em público.
Acreditas que o Governo chinês não ia dizer nada depois de ser acusado de estar por trás do desaparecimento dele, depois dele criticar o Governo?
Certamente se tiver vivo está num campo de reeducação chinês!
Não faço ideia, mas é estranho de facto. Claro que se foi “levado” pelo governo chinês, se calhar já não vem, mas… pode ser algo diferente. Mas que é estranho é.
Vitor M., essa sua resposta diz tudo sobre o pplware……vendidos aos chineses
Sim sim, capital social totalmente chinês. 😀 estás mesmo queimadinho. Mas não admira 😉 depois do que passaste.
Ui ainda por cima não recebem, foi lavagem de certeza! O PCC mandou um dos perigosos drones da DJI e mandou uns raios arco íris que vos transformou em espiões comumistas!
Tal e qual 😀 😀
O líder da coreia do norte também já morreu meia dúzia de vezes de acordo com fontes seguras.
O homem entretanto aparece, deixem-no ter umas férias descansadas.
Olha, exatamente. Lá está, vem sempre mais moreno de facto.
la vem as teorias da conspiraçao a la americana, so os EUA e que tem ter bilionarios que comandam o mundo
Foram iniciadas investigações profundas contra as empresas do Jack Ma após ele se meter a falar mal e chamar nomes dos reguladores Chineses em Shangai e, como é padrão na China a figura pública investigada “desaparece” até o fim das investigações (para não piorar as coisas). Seguindo os casos anteriores ele deve aparecer após a conclusão das investigações para de declarar culpado pelos eventuais crimes/ilícitos que encontrarem nas empresas deles.
Basicamente trata-se de um sistema voltado para humilhação pública, e para mostrar quem manda no país.
o camarada mentir nao vale, eu sei que voces comunista nao tem qualquer problema em mentir para se defenderem
ele nao disse mal nem insultou ninguem apenas disse que o sistema actual na chian estava desactualizado e desenquadrado da realidade … pode-se entender como uma critida agora dai a dizer que ele chamou nomes … sinceramente
Uma decisão de aplaudir!
Só na UE é que os pulutikus continuam a baixar as calcinhas aos EUA e sempre sem vaselina…
a sony ericsson foi a unica com eles no sitio e sabe que o mercado tem que ser liberal e nao uma batotice pegada de andar a banir empresas quando estes ultrapassam certas empresas conhecidas e seus lucros e lobby impostos e areia para os olhos da sociedade ignorante e amestrada como fazem muitas marcas americanas que querem ser donas de tudo e nao deixam ninguem competir com elas com medo de roubar o lugar no mundo.. mas o mundo nao entende isto, seguem o rebanho eu ja deixei de ser parvo com tanta conversa da treta…
os estados unidos fizeram o mesmo com o japao quando começarama a existir abusos em relação aos principios de mercado aberto …. o japao reconheceu isso mesmo e mudou
agora os chineses estao-se a cagar para a regras nao cumprem nenhuma nem respeitam ninguem
agora a xiaomi esta na mira do EUA qualquer dia vem nokia, e outras fora …
A saída do Trump já se começa a notar. Se a américa quer ultrapassar a china onde esta já é líder, deverá ser pela superação e não pelo bloqueio das empresas concorrentes, pois todos sabem que todos estes problemas são devido à Huawei ser líder em várias tecnologias.
Se o castigo há Huawei na altura em que começa a corrida ao 5G na Europa já foi num timing suspeito, então este á Xiaomi (que tem 1001 produtos para casa, fora os smartphones) em que nem a proíbe de comercializar em território americano, é um puro ataque econômico um par de meses depois desta superiorizar o número de vendas da Apple diz tudo o que há a dizer sobre a preocupação americana com a “segurança”.
A única coisa que eles estão a segurar é os cofres cheios e vantagem na guerra comercial entre os 2 países, só e apenas.
O Brasil nao podia dizer nao, pelo simples motivo hoje quem decide no Brasil sao os chineses, o governador de Sao Paulo o Sr. Doria ja muito tempo que queria produzir a vacina da china no Brasil mesmo antes da ANVISA dar autorizaçao, o Brasil esta a fazer explodir os preços dos produtos basicos para exportar o maximo possivel para a China, este presidente e governadores so querem o deles nada lhes importa se os preços aumentam ou nao, cada dia que passa mais o Brasil passa a ser uma provincia da China.
É pena o Brasil não desenvolver a sua própria rede, segura, e fabricar os seus equipamentos. Eles têm tudo, é só haver vontade e podem fazer tudo.