Balão espião chinês: Que se passa de estranho no FlightRadar24?
Com as notícias da existência de um balão espião chinês em solo americano, o mundo tem procurado mais informação sobre o que está a acontecer. Além disso, hoje mesmo foi detetado um novo "Balão espião chinês".
E no FlightRadar24, o que está a acontecer de estranho?
Na internet existem serviços para quase tudo. Até quando pensamos que, por exemplo, na área da aeronáutica, tudo é mais limitado, eis que temos acesso a um conjunto de informação curiosa.
O FlightRadar24 é um serviço que pode ser usado via web browser ou recorrendo a aplicações para Mac OS,iOS Android, e que permite, em tempo real, saber informações detalhadas sobre voos de todo o mundo. Este serviço mostra-nos a situação do espaço aéreo internacional e disponibiliza informações detalhadas sobre centenas de voos em trânsito pelo mundo - saber mais aqui.
O que andam os utilizadores a fazer no FlightRadar24?
De acordo com informações da própria plataforma de monitorização de aeronaves, uma ferramenta padrão de investigação de alta altitude tornou-se a aeronave mais "rastreada" do mundo depois que milhares de pessoas a confundiram com o suposto balão espião chinês.
Este sábado o FlightRadar24 atualizou o rótulo para esclarecer que se trata de uma aeronave controlada pelos Estados Unidos, escrevendo: “Desculpe, este não é um balão chinês”.
To provide additional clarity about what balloons are and are not visible on Flightradar24, we’ve updated our database entry for N257TH. N257TH is a standard high altitude research balloon, often released over the US and is not the Chinese balloon. https://t.co/vJ8YqGudAU pic.twitter.com/qxvx7tlFXK
— Flightradar24 (@flightradar24) February 4, 2023
Pelo menos 4.000 utilizadores acompanharam cada movimento do balão de investigação, designado de HBAL617, no FlightRadar24. Foi a aeronave mais "rastreada2 do local no final da sexta-feira e início do sábado.
Este artigo tem mais de um ano
Então e os americanos não conseguem mandar abaixo o tal balão? Estão no seu direito porque se trata de uma aeronave estrangeira sem autorização de sobrevoo do espaço aéreo dos EUA.
pelo que li, nada no arsenal americano consegue chegar na altitude do balão, e mesmo que chegasse, ele não tem assinatura térmica para guiar o armamento.
Eles foram pedir um milagre ali a Fátima, e parece que conseguiram ver atendidas as suas preces, pois o balão caiu milagrosamente ao largo da Carolina do Sul
se o balão não tivesse perdido altitude milagrosamente, ele continuaria seu caminho…
Tem calma, é balão chinês, se é “made in China” daqui a uma semana já avariou
Como é que continuam a dizer que é um balão espião chinês? Provas têm? É que o que os EUA dizem não tem qualquer validade…
Depende do que conseguiram detetar. Ele não é só um simples balão, isso vê-se a olho nu. Mas… podem os chineses estarem a falar verdade… ser apenas um balão meteorológico.
Já o abateram.Deu ainda há bocado no Jornal da Noite da SIC.
E fizeram muito bem.
Missao cumprida agora podem ir fazer um churrasco.
Até parece que ninguem sabia que ambos os países se espiavam um ao outro.
Um dia o eua vão abater um anjo o pior é que tudo pra eles é suspeito! Até balão matam! kkkkk
Nem é necessário abater um balão chinês… Se é “made in China” daqui uma semana já avariou e cai
Mais uma das artimanhas do tio sam
Tenho muita dúvida que este é um instrumento para espiar. É enorme, bem visível, lento, nada discreto. Ambos os países (EUA e China) espiam um ao outro há anos, mas utilizar um “balão” para espiar não tem muita lógica. Existem outros aparelhos melhores, tipo satélites ou drones.
Deixem os chineses ver o tempo ….
Foi uma afronta preparada para fazer os EUA passar vergonha.
O sistema de defesa instalado no continente inteiro demorou a comunicar, apenas foi noticiado quando foi visto por pilotos comerciais. Foi preciso o melhor caça, o F22 de mais 300 milhões de dólares para abater…. um balão! Nem um míssil terra-ar têm para abater um balão do São João. Ahahah mais valia deixar passar o balão e dizer que era meteorológico, que passavam menos vergonha. Grandes operações doa últimos tempos dos yankees: dar de frosques do Afeganistão, com medo dos tipos de rodilhas na cabeça e abater o balão de São João.