ASAE apreendeu 3665 capacetes por falta de segurança
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), realizou, nas últimas semanas, através da Unidade Regional do Centro – Unidade Operacional de Coimbra, uma operação de fiscalização, direcionada à verificação de requisitos em capacetes para motociclos.
Segundo um comunicado recente, a ASAE apreendeu 3665 capacetes por falta de segurança.
Capacetes tinham informação falsa sobre homologação
Segundo refere a ASAE no seu site da internet e redes sociais, o objetivo era avaliar o cumprimento da obrigação geral de segurança, quando os operadores colocam ou disponibilizam no mercado capacetes certificados. Durante a ação, verificou-se que o operador económico possuía em armazém dois modelos de capacetes que não cumpriam os requisitos legais, quer em termos de marcação, quer em termos documentais.
Um dos modelos de capacetes tinha aposta uma etiqueta de “Produto Certificado”, quando na realidade os capacetes não tinham sido objeto de certificação e o segundo modelo, tinha associada uma documentação de homologação da Alemanha, tendo-se concluído que o certificado não se encontrava válido para o efeito.
Em resultado da operação, a ASAE procedeu à apreensão de 3.665 capacetes num valor de 95.650,00 euros.
A ASAE revela que continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança e verificação do cumprimento da regulamentação vigente.
A ASAE é a autoridade administrativa de Portugal especializada para as áreas de segurança alimentar e fiscalização económica.
Este artigo tem mais de um ano
Choca-me mais este tipo de falcatruas, com equipamentos de segurança, como as famosas golas inflamáveis anti-fogo, do que as roupas da Hike, Andidas, Espuma, Lacosta, Reboka, etc, vendidas nos mercados…
Nos mercados não vendem Andidas, é mesmo Adidas. E é por isso que são confiscadas. Se venderem malas Louis Vitonho, que não é marca registada, a ASAE não quer saber disso.
Pena que não resolvam o problema do consumidor ao esconder a ou as marcas para assim se protejerem, mas espera… pois… estamos na tugalândia onde se protejem os gatunos uns aos outros…
Isto é mau porque se trata efetivamente de segurança. Mas o cúmulo da hipocrisia é quando vejo muitos badamecos a andar sem capacete ou com alguns que parecem casca de ovo rachada, seja de scooter, trotinete, ou motoretas de baixa cilindrada… e não fazem nada!
Sim, porque um atleta desses, mesmo a velocidades inferiores, se vai ao chão com a formatura ou leva uma pancada, não tem risco algum de segurança.
Há muita malta a usar capacetes não homolgados sim.
Mas ai a insegurança é uma opção pessoal de quem tem tal comportamento, aqui é alguém que está a vender gato por lebre é diferente, vamos nos comprar a uma loja por ser mais seguro e somos enganado.
Eu pessoalmente só uso capacete porque é obrigatório, se fosse livre arbítrio não usava, a única pessoa que corre risco é o próprio, mas não há nada como andar de mota sem capacete 🙂
Raios partam a escrita intelejumentemente teimosa, tal como a possibilidade de editar comentários no PPL que há-de chegar em 2140.
+1
+1
palhaçada. Isto em nada tem a ver com a seguranças mas sim com quem esta a perder o negocio do capacetes “oficiais”. Onde anda esta gente todos os fim de semanas nas feiras onde se vende o mesmo, brinquedos, comida, artigos de higiene entre outras coisas?
Vivemos e somos governados por uma mafia.
Só iluminados por aqui…
A informação sobre a empresa que os vendia, marca e modelo dos capacetes devia ser tornada pública, para que quem tivesse comprado capacetes desses, pudesse reclamar e fazer a sua troca
Tal e qual, a não ser que consigam garantir que ainda não tinham vendido nenhum, também é possível e ai está de certa forma a proteger a empresa se faz bem ou mal não sei.
Bem, são 3665 …
Cá com um capacete !….
😉
Pronto, o governo daqui a umas semanas já pode anunciar a distribuição de 3665 novos capacetes adjudicados directamente a uma entidade x, para segurança das suas patrulhas da praia…. no Inverno,
95650÷3665= 26€ / capacete