Quantcast
PplWare Mobile

As redes 5G estão a chegar a bom ritmo, mas a velocidade de acesso à Internet está a cair

                                    
                                

Fonte: Ookla

Autor: Pedro Simões


  1. adbu says:

    E querem que se pague mais 5€ por velocidades apenas um pouco mais rápidas que o 4G

    • Joao Ptt says:

      O 5G não é para as pessoas, mas também… tem sido o mantra das operadoras… como quem diz… isto é para a indústria e por acaso vamos deixar as pessoas utilizar a um custo extra (pelos vistos).

  2. Tony says:

    5G, carros elétricos, … é tudo uma fraude.

  3. sergio says:

    quando mudámos para a rege 4G era o mesmo “alarido” e não foi nada de especial.
    Lembre-me que milhões de dispositivos conectados em simultâneo, smartphones a consumir cada vez mais velocidade de dados, no final de tudo ficamos quase na mesma “velocidade”.

    depois vamos ver se tenho razão.

    • João Ferreira says:

      4G é o ideal para a internet que temos hoje. 3G não chega para video ou jogos. Já 5G a historia é outra porque qualquer merdice entre a torre e tu afecta a velocidade. Basicamente vamos andar todos com o simbolo 5G mas a usar a frequencia do ex TDT que só consegues velocidades tipo 4G. Só sortudos ao lado de antenas vão conseguir a latencia e velocidade que anunciam. alias a maioria dos telepoveis que tem o sticker 5G nem suportam todo o espetro do 5G.

    • G says:

      Nao foi nada de especial? Nem sequer consigo usar 3g…. 4G FTW!

  4. SANDOKAN 1513 says:

    “A mais recente avaliação da conhecida Ookla veio mostrar que este aumento de disponibilidade, na verdade, está a fazer abrandar a velocidade média de acesso à Internet.” Exactamente,sem dúvida nenhuma.

  5. Miguel says:

    5G é a banha da cobra dos tempos modernos, pois obriga a uma antena a cada esquina para uma boa cobertura, algo que nunca gostar de aprofundar muito devido ao receio das pessoas e terem uma antena ao lado de casa.

    Convém lembrar que outra banha da cobra a entrar em 2022 com a força toda é o metaverso e as NFTs, muito pessoal vai ser comido a força toda sem perceber nada do esquema.

    • Joao Ptt says:

      O 5G não obriga a uma antena a cada esquina… é mais uma em cada poste de electricidade para as velocidades loucas… mas sem ser para as velocidades loucas não vai ser preciso antenas em todos os postes, é só por dizer que as velocidades serão similares às do 4G (pseudo 4G na NOS e MEO… que é equipamento 3G com firmware para os transformar magicamente em 4G, e vem daí a qualidade consistentemente pior que a Vodafone).

      Se a MEO e a NOS meterem equipamento novo mesmo desenhado para o 5G dever-se-à assistir a uma grande melhoria do desempenho… o problema é que segundo li algures só a Huawei tem de facto equipamento verdadeiramente 5G, o resto é tecnologia 4G avançada disfarçada de 5G… o que obviamente se vai reflectir depois no desempenho na prática.

    • Manuel da Rocha says:

      Cada antena permite uma cobertura de 750m2.
      Mas, o principal problema é mesmo os telemóveis. 999999 em cada milhão não tem capacidade de escrita para usar a velocidade máxima do 5G. Receber 40gbs de dados e o telemóvel só suporta escrita de 500mbs, é a essa velocidade que vai funcionar, esteja a usar o que estiver. Pior é terem milhares de apps abertas que estão a usar a rede e a usar as memórias do telemóvel ainda reduzem mais a velocidade.

    • Miguel says:

      The 5G standard uses millimeter waves, which are a lot shorter than the wavelengths 4G uses. … 4G wavelengths have a range of about 10 miles. 5G wavelengths have a range of about 1,000 feet, not even 2% of 4G’s range. So to ensure a reliable 5G signal, there needs to be a lot of 5G cell towers and antennas everywhere.

  6. Francisco Lima says:

    Aumento de utilizadores diminui a velocidade??? Então o 5G não era para ter capacidade de ter inúmeros utilizadores sem perda de velocidade???
    Não tenho 5G ( e pelos vistos tão cedo não vou ter com base neste tipo de estudos) e em minha casa tenho velocidades WiFi de +600mb download e +200mb upload.
    Neste novo ano quem aderir vai estar a pagar 5G mas na realidade vão ter 4G um pouco mais melhorado. Portanto vai estar a deitar dinheiro fora

    • sómaisum says:

      comparar 5G e wifi é alhos e bogalhos. rede fixa vs rede movel. Dito isto, concordo com o resto, e, nem todos os que suportam 5g vão ter capacidade para usufruir da largura de banda da rede (só mesmo dispositivos high end)
      onde trabalho, nem 4g, nem 3g tenho, e tenho uma antena a 1.9km e outra a 3.7km… quando/se for 5gb, ardeu 😀

      • GM says:

        “comparar 5G e wifi é alhos e bogalhos. rede fixa vs rede movel”. Não é comparar alhos com bogalhos, são duas tecnologias distintas para a mesma finalidade, apregoadas, e pagas, como sendo a última coca-cola do deserto. Se assim é, o resultado tem de ser o que é apregoado, caso contrário é fraude e publicidade enganosa, logo, crime.

    • Manuel da Rocha says:

      ???? Wifi usa rede de fibra que permite mais de 340000000000 milhões de ligações por segundo. Redes móveis andam pelos 1000 milhões de ligações por segundo… em cada antena. É uma conta super simples de fazer para perceber as diferenças e porque razão você não sabe sequer que velocidades tem em casa.
      Procure o manual do router, aceda à página de registo (poderá ter de contactar a operadora para pedir o username e password) e vai ficar “maravilhado” que paga 100gbs mas, o router regista-se a 55mbs e com upload de 10mbs.

      • JV says:

        “Wifi usa rede de fibra” E as redes móveis usam o quê? PÓ? Elas também têm de estar ligadas a uma rede para poder distribuir sinal para os terminais móveis certo?

  7. Jonas says:

    5g está a revelar ser uma grande manobra de marketing

    • Joao Ptt says:

      Como o 4G.

      O que para aí não falta é locais sem 4G, ou com 4G de péssimo desempenho.

      É um negócio, e felizmente para as empresas o estado permite um modelo de negócio onde elas de facto e na prática não têm de servir toda a gente mas apenas quem lhes convém.

  8. Jose de Sousa says:

    Boas noticias para a saude dos seres vivos ! Tal como o tabaco,o amianto e outras desgraças,serão precisos tantos anos para percebermos onde nos meteram?

  9. sempre na boa onda says:

    Mas ainda só é uma parte dos problemas detectados.
    A FAA afirma que o 5G interfere nos radares e aviação e ja informou pilotos inclusive…
    Ainda no outro dia falei aqui dos problemas do 5G….como antes da Microsoft e do seu windows que depois acaba por ser confirmado num outro artigo… assim confirmada a não teoria da conspiração mas a realidade dos factos.
    Agora podem beber um copo de água e comerem os gelados como deve ser …

    Com amizade !

    Tenham um bom 2022

    Saudinha !

    • rjSampaio says:

      A FAA afirma que pode, ou provou que o faz?

      O cumunicado aos pilotos fala da possibilidade e foi no mês passado, e este mês a FAA disse que o 5g e a aviação podem coexistir.

      Uma coisa é ter precaução, outra coisa é provar de forma irrefutável que o faz, explicar como, e permitir que outros comprovem o mesmo.

      Até lá, estás a alimentar a “teoria da conspiração”

      Até pode acabar por comprovarem que efectivamente é um problema, mas ainda não chegamos a esse dia.

    • Tiago says:

      E na Europa os aviões voam com 5G e não caem..

      Parem de importar estupidez dos estados unidos…

    • rjSampaio says:

      Do proprio documento

      “As this example was caused by jamming devices,
      targeting aircraft, it is nevertheless very possible that similar effects could be observed, when failures occur
      caused by 5G interference. Ultimately the onboard equipment reacts the same, no matter what the source of the
      interference is.”

      Esse documento têm muitos “pode acontecer”, mas nenhum “testamos e acontece”.

  10. Jose de Sousa says:

    Sabe, na aviação o “pode acontecer” é um problema para quem viaja e para quem tripula uma aeronave.

    Dessa forma o “principio da precaução” é regra mesmo para o “pessoal de terra” que usa somente o telemovel.

    • rjSampaio says:

      Prencipio da precaução?

      Portanto “não conseguimos provar o que queremos, mas tenham cuidado pois pode acontecer com base em nos termos medo que nos culpem…”

  11. Jose de Sousa says:

    Perante o que vai comentando ….resta-me desejar, se viajar de avião, especialmente para a Europa…uma boa viagem!

  12. alt.menino says:

    Noutro link + á frente diz que a net é fixe, ficamos no que?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.