Apoio a portugueses na Ucrânia: 2 portais que deve conhecer
O mundo atravessa um período mau! Depois da COVID-19, a Rússia invadiu a Ucrânia e a guerra começou na Europa... Por estes dias, as ondas de solidariedade têm sido imensas e há vária informação a circular.
Hoje deixamos aqui dois portais que estão disponíveis online que deve conhecer. Sabia que amanhã há um voo de apoio de regresso de portugueses?
Ucrânia: Portal das Comunidades e página da Embaixada de Portugal em Kiev
O voo de apoio ao regresso de uma parte dos cerca de 50 portugueses e luso-ucranianos que saíram da Ucrânia pela Moldova e Roménia será realizado na segunda-feira, anunciou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).
Segundo o MNE, o voo partirá de Lisboa com destino à Roménia, onde está um grupo de cerca de 50 pessoas, e regressará a Lisboa no mesmo dia com parte deste grupo. De acordo com o comunicado, a hora do voo, que será operado pela TAP, "será divulgada oportunamente, aguardando-se o término de preparativos operacionais".
Este tipo de informação está a ser publicada no Portal das Comunidades e também na página da Embaixada de Portugal em Kiev são regularmente atualizados com informação relevante.
Nestes portais pode acompanhar vários tipos de informação oficial. Como é referido, é aconselhado que os cidadãos portugueses saiam da Ucrânia através das fronteiras terrestres com a União Europeia e que o façam preferencialmente na direção da Roménia ou da Moldova.
As representações diplomáticas de Portugal em Bucareste, Varsóvia, Budapeste e Bratislava estão prontas a prestar apoio a todos os cidadãos nacionais que cheguem a estes países, a partir dos quais será preparada a evacuação para Portugal.
Este artigo tem mais de um ano
O mundo está um pouco de “mãos atadas” face ao poderio do agressor, a salvação julgo que só poderá vir de dentro, do próprio Povo russo amordaçado, povo este que ainda não conhece a liberdade e a democracia. Força ao Povo, pois está na hora de se juntarem ás restantes democracias do mundo e ajudarem o país irmão, a Ucrânia e o resto do mundo a livrarem-se deste “cancro” que os corrói por dentro. Aproveitem os ventos de mudança, o momento é agora, ganhem coragem, unam-se e terão o apoio de todo o mundo na conquista da liberdade e da democracia. O mundo jamais perdoará os russos se estes ignorarem este ataque selvagem à Ucrânia. Saiam ás ruas aos milhões e calem e sufoquem esse vosso “líder” cobarde que ameaça todo o mundo. Viva a Ucrânia e força povo russo, coragem pois está na hora da democracia e da paz reinar.