Grindr: App de encontros para homossexuais terá desaparecido das app stores na China
O conceito de recorrer a uma aplicação para encontrar um par, ou vários, é cada vez mais comum. De tal forma que, além do conhecido Tinder, existem outras cujos utilizadores são, por exemplo, pessoas homossexuais. Uma das mais conhecidas neste âmbito é o Grindr que, aparentemente, desapareceu das app stores na China.
Apesar da remoção desta aplicação, outras semelhantes continuam disponíveis no país.
O Grindr é uma aplicação de encontros para homossexuais, bissexuais, transsexuais e pessoas que pertencem à comunidade queer. Semelhante ao Tinder, descreve-se como o primeiro espaço gratuito onde é possível encontrar pessoas interessantes.
De acordo com a Bloomberg, aparentemente, esta rede social foi removida da App Store da Apple, bem como das lojas de aplicações disponíveis para Android. Apesar de não ser claro o dia em que desapareceu das app stores do Android – na ausência da Play Store, são operadas por empresas locais como a Huawei e a Tencent -, sabe-se que desapareceu da App Store no dia 27 de janeiro.
Este desaparecimento acontece depois de o governo chinês anunciar, na semana passada, que iria acabar com o conteúdo ilegal, a pornografia e com as atividades consideradas mal intencionadas e partilhadas online. Apesar de a homossexualidade não ser ilegal na China, há quem repare que as políticas governamentais são cada vez mais intolerantes. Por exemplo, os reguladores têm representado oposição ao surgimento do tema nos meios de comunicação social.
A Apple não respondeu a um pedido de comentários relativamente ao desaparecimento do Grindr da sua loja de aplicações. Contudo, sempre deixou claro que a sua abordagem no estrangeiro depende das políticas de cada país. Assim sendo, é “obrigada a cumprir as leis locais”, ainda que a sua perspetiva não seja igual à do governo.
Apesar de a aplicação de encontros para homossexuais, bissexuais, transsexuais e pessoas que pertencem à comunidade queer ter sido removida, a Bloomberg revela que há alternativas a esta, como a Blued, que ainda estão disponíveis.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Quero ouvir o que o Bloco de Esquerda e o PCP têm a dizer sobre isto…
O comentarista Nuno V que responda. Venha de lá a cassete de lavagem das massas juvenis nas madraças ideológicas que pululam por este pais, agora atualmente com um pouco menos pujança….
Deves de estar todo queimadinho dessa tua cabeça. O quê que um sistema económico tem a ver com homofobia? Queres que eu te indique o nome de vários países capitalistas em que ser homossexual não é apenas ilegal, como é punível com a morte? Isto porque a homofobia está mais relacionada com a cultura do povo em questão do que com o sistema socioeconómico em vigor. Mas isto é algo que eu não espero que um ignorante saiba.
A China ainda tem um problema a resolver com a homossexualidade na sua cultura, já foram dados alguns passos importantes para resolver estes, mas ainda o caminho ainda é longo. Mas a título de curiosidade, diz-me lá quanto tempo a homofobia reinou em Portugal? Garanto-te que o número de anos é largamente superior ao da China. É que não sei se um ignorante como tu sabe, mas a homofobia foi introduzida na cultura chinesa principalmente com a ocidentalização desta no início do século XIX e século XX.
Obrigado pela propaganda, expectável e previsível 🙂 O meu Bem-haja 🙂 🙂
Responder ao que foi dito é que está quieto. Vai ver mais filmes que é nisso que tu brilhas.
Já devias estar na caminha, mas eu sei que deitar cedo e cedo erguer é demasiado capitalista para ti. Força puto, hasta la Victoria siempre! Espero que tenhas a t-shirt do che, senão não é real
E continuas sem responder? Deixa-me adivinhar, ainda não houve um filme norte americano que abordasse o tema…
Não é mais o BE e o Livre
Acho que é mesmo o pessoal LGBTQIA+
acho que é o LGTVUHD 55”
+1
Se calhar é melhor perguntar ao CDS-PP, espere! Já me tinha esquecido que desapareceu de vez!
Mania de comparar comunismo da China com a esquerda toda de Portugal, metem tudo no mesmo saco.
Se calhar também pode fazer o mesmo com a direita, faça deles todos, nacionalistas, fascistas!
Claro que não é justo! Nem para os de esquerda, nem para os de direita!
Bom-senso.
https://www.linkedin.com/posts/timvieira_elections-bebrave-escolheportugal-activity-6894205817558564864-Z9WI
Para quê. O que eles dizem já não era relevante antes das eleições e agora muito menos.
Não é de agora que a China ‘dificulta’ o acesso às redes sociais gringas favorecendo as nacionais.
Estão errados? Tudo pelo contrário. O governo prefere que na China sejam utilizadas redes sociais mais fáceis de controlar e desenvolvidas para chinos.
Aqui que saímos repetindo todo o que a mídia ocidental dissemina sobre China e claro que com umas não muito boas intenções por trás disso.
Neste caso as razoes serão outras, mas tambem é verdade o que diz
Bem, em Portugal eu continuo a usar sem problemas:D
Toda a gente sabe que na China não existem homossexuais. 🙂
Existem e não são poucos, mas vivem escondidos do governo chinês que não permite a liberdade de cada um e acham que podem mandar na vida intima de cada um. Enfim é uma tristeza!
Felizmente aqui em Portugal à esquerda não censurou este tipo de apps.
Ainda…. Pois no brasil já estão tentando fazer isso, principalmente com ministros do supremo se achando deuses.
Na Rússia e na Arábia Saudita ainda são piores que na China.Se não os/as matarem já é uma sorte.
Infelizmente os fiscais de rabos alheios estão por toda a parte.
Não conhecia esta app. Acham que posso arranjar um gostoso só para mim?
É que com tanta propaganda LGBTPQPVWTD150CV já me estou a sentir um tanto tipo peixe fora de água…LOL..