Ao telemóvel enquanto conduz? Não vai acreditar no número de multas por dia
O uso do telemóvel ao volante continua a ser uma das principais causas de distração e acidentes nas estradas portuguesas e os números não mentem.
Ao telemóvel enquanto conduz: 84 infrações por dia
No primeiro trimestre de 2025, o número de multas por uso do telemóvel enquanto se conduzia em Portugal mais que duplicou em relação ao mesmo período de 2024. As autoridades registaram uma média de 84 infrações por dia, totalizando 7.587 multas nos três primeiros meses do ano.
Este aumento de 114,2% nas contraordenações reflete uma preocupação crescente com a segurança rodoviária. O uso do telemóvel ao volante é uma das principais causas de distração, contribuindo significativamente para acidentes e colocando vidas em risco.
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) destaca que, entre janeiro e março de 2025, as forças de segurança fiscalizaram 75,7 milhões de veículos, um aumento de 31,2% em relação ao ano anterior. Este esforço resultou em mais de 327 mil infrações, representando um crescimento de 15,6% face a 2024.
Além das infrações por uso do telemóvel, observou-se um aumento significativo em outras áreas, como:
- 85,6% de aumento por ausência de seguro;
- 79,7% por falta de inspeção periódica obrigatória;
- 54,0% por não utilização de sistemas de retenção para crianças;
- 32% por condução sob o efeito de álcool.
No entanto, o número de acidentes com vítimas registados foi inferior ao de 2019, com uma redução de 25% nas vítimas mortais e de 0,4% nos feridos graves.
É fundamental que todos os condutores adotem comportamentos responsáveis e conscientes ao volante, evitando distrações como o uso do telemóvel, para garantir a segurança de todos nas estradas.






















Devia ser no minimo 1000€ de multa e carta suspensa, durante 1 ano.
É tão grave andar a conduzir bêbado, como ir ao telemóvel.
Acho que até os bêbados vão mais direitos na estrada, que quem vai ao telemóvel.
Depois há os engraçad@s, que têm o sistema mãos livres do carro e vão com o telemóvel, na mão.
A multa devia ser 5 mil euros e 10 anos sem carta. Talvez as pessoas comessem a gastar uns míseros trocos num sistema de alta voz
Como se um sistema de alta voz resolvesse o problema… Quem é que, tendo alta voz, mesmo assim não passou a saída n um cruzamento quando está a falar ao telemóvel? Vá, vamos ser honestos, eu sempre tive alta voz e já me aconteceu ,mais que uma vez, infelizmente o nosso cérebro não consegue trabalhar com estas 2 situações ao mesmo tempo… Não é por acaso que a maioria dos acidentes são traseiradas
Uma coisa é teres duas mãos livres outra é uma. Agora se não sabes falar ao telemóvel e estar atento à estrada a historia já é outra. Isso treina-se, o cérebro consegue mais que aquilo que tu pensaste.
Eu. Devo ser um caso de estudo.Ou isso, ou custa-me a ganhar.
Comer ao mesmo tempo que se gasta míseros trocos não é muito prático. Pode ser uma coisa depois da outra?
Falam do perigo das crianças nas redes sociais mas os adultos conseguem ser piores ao volante.
Quando são os adultos a asneira costuma ser exponencialmente mais grave do que as crianças
Tenho a impressão que seria muito mais penalizador e eficaz confiscarem os telemóveis de quem infringe a lei… Era trigo limpo!
O pior já nem é a falar ao telemóvel.
Agora vão é a OLHAR para o telemóvel.
Vejo isso na estrada diariamente.
Realmente não acredito, fariam pelo menos 4 vezes mais só em frenta à minha porta num dia…
Esse valor deve ser 0,0001% das infrações verdadeiramente existentes!!
A quantidade de pessoas que usam o telemovel enquanto conduzem é muito alta. Não só para fazer chamadas, mas para utilização que obriga a olhar para o e ecra.
No entanto, estranhamento, não temos grande notícias de aumento de sinistralidade por esse motivo, e era expectável que isso acontecesse…
Julgo eu que na maioria das vezes é difícil de provar a relação entre o acidente e a provável utilização do telemóvel
Não acredito.
Eu continuo a ver todos os dias, dentro de localidades, autoestradas, etc. a falar ao telefone e já intervi para desligar a chamada ou tomar atenção ao trânsito e ainda mandam vir!
Se me pagassem 5€ por multa por uso do telemóvel, acho que levava um bom ordenado para casa.
Os distribuidores de mota que vão mexendo no telemóvel enquanto conduzem, noutro dia vi um que tinha batido num carro por trás quando.este ia entrar numa rotunda.
Além do uso do telemóvel durante a condução, preocupa-me a falta de respeito que existe e simultaneamente a falta de noção do perigo e de responsabilidade que é conduzir um automóvel, mota, pesado, ou o que quer que seja.
Por muitas campanha de sensibilização que se façam parece que as pessoas conduzem cada vez pior.
Então não aparece aqui nenhum iluminado a dizer que conduzir e estar ao telemóvel não devia dar direito a multa?
É que a 1uqbtidade deles que vejo… pior alguns a conduzir carros topo de gama mas que pôs vistos não tiverem dinheiro para um extra no carro, tenho pena dessa gente, mas estimo muito que fiquem sem carta
Num “topo de gama” dificilmente não tem “mãos livres”. Acredito que muita gente não consegue configurar esses sistemas. Os carros estão cada vez mais “informáticos”
Ainda há dias ia eu de mota a caminho do Hospital Santa Maria e na A5 uma srª num Tigúan aos SS no meio da A5 a ver os likes numa foto dela, era mesmo importante ver naquele momento a quantidade de validações de ego que estava a receber.
Para mim quem tebta andar cumprindo as regras não precisa de ter medo das multas nem das vigilância da policia.
Ainda devia ser mais caro, e as pessoas nem saberem onde estão escondidos, pois se sabem fazem de bonzinho ebquanto veem a policia ao perto depois toca a acelerae.
Eu acrescento mais. Não vais acreditar a quantidade de pessoas que usam o telemóvel a conduzir e que não são multadas…
Os zombies ao telemóvel nos passeios também são perigosos. Temos de olhar 3 vezes não vá algum lembrar-se de saltar para a estrada sem olhar.
Conduzir ao telemóvel devia dar direito a levar logo ali na rua umas 20 chicotadas e mandar o carro para abate, além da multa de 20 vezes o salário que recebe.
Não recebe salário? Leva só as chicotadas e carro para abate.
Em ambos os casos, carta fora por 5 anos e quando fossem tirar outra ao fim desses anos seria o código e exame todo em Chinês.
É mesmo para chumbar muitas vezes…
Se fossem só os telemóveis. E os ecras que hoje povoam os moderníssimos carros ?
É aumentar substancialmente as multas e o valor depender do rendimento do condutor.