Amazon pede aos retalhistas chineses que não ofereçam preços mais baratos na Temu
Num contexto de aumento da concorrência, a Amazon pediu a alguns comerciantes chineses que deixassem de oferecer produtos a um preço mais barato na Temu, a plataforma chinesa rival.
De acordo com vários vendedores, a Amazon pediu a alguns comerciantes chineses que deixassem de oferecer produtos a um preço mais barato na Temu. Este pedido surge, num contexto de intensificação da concorrência por parte do retalhista chinês, propriedade da gigante do comércio eletrónico PDD Holdings.
Conforme avançado pelos comerciantes, o escritório da Amazon baseado nos Estados Unidos informou os gestores de algumas das marcas chinesas mais vendidas de que não deveriam colocar artigos idênticos a um preço mais baixo na Temu.
Esta informação surge após o retalhista norte-americano ter começado a acompanhar os preços dos produtos na Temu. Segundo o South China Morning Post, citando um comerciante que vende mobiliário em ambas as plataformas e que não quis ser identificado por receio de represálias, os vendedores cujos catálogos da Amazon foram considerados mais caros foram expulsos do programa Amazon Featured Offer.
Para serem elegíveis para este programa, os vendedores têm de definir um preço "competitivo" para o seu artigo, "o que significa que é inferior ou igual ao preço mais baixo dos principais retalhistas fora da Amazon", segundo a empresa.
A Amazon já havia excluído a Temu do seu sistema de comparação de preços, pois a empresa americana considerava alguns comerciantes ou produtos questionáveis ou falsificados, de acordo com uma publicação da Reuters, em 2023.
De facto, a Amazon tem enfrentado uma batalha difícil para proteger o seu mercado nacional contra empresas como a Temu, a Shein e a TikTok Shop, cujas ofertas baratas têm conquistado muitos consumidores.
A pressão tem sido tal que, no mês passado, a Amazon lançou a Haul, uma área com produtos a preços inferiores a 20 dólares.
Imagem: forwardme.com
Neste artigo: Amazon, e-commerce, Temu
A concorrência a funcionar.
Já parece o cartel das 3 operadoras, em Portugal. Agora apareceram outras e estão, à rasca.
Sem duvida, a NOS tem neste momento um pacote fibra de 1 Gb + TV e voz a um preço de 30 € e oferece os canais Cine 24 meses e disney 12 meses e ainda dão um voucher de 150 €, nada como haver concorrência para eles baixarem a manta.
Tirando o preço que baixa devido à concorrência tudo o resto k referiu já existia antes da Digi… O que acontece muito é que as pessoas não renegoceiam a sério com as operadoras, nem k para isso seja preciso mudar ou iniciarem o processo de mudança para depois a empresa manter o cliente.
A Amazon não tem respeito pelos vendedores, acha que está acima de tudo e todos… e agora também não gosta de ter concorrência.
O capitalista adora concorrência mas só se for a competir pelo preço mais alto… Os maiores “empreendedores” ocidentais e as suas artimanhas de concertação de preços disfarçados de inflação para aumentar lucros esbarra-se contra a mentalidade oriental… Logo agora que o Bezzos tem um casamento de 600 milhões de dolares para pagar… Fds, raio dos Chineses a f#derem o esquema a estes exemplos de sucesso…