Alerta: Campanha fraudulenta “feroz” circula em nome da EDP
Recebeu um e-mail estranho em nome da EDP? Como temos vindo a revelar, por estes dias difíceis, as campanhas fraudulentas para roubar dados e dinheiro aos utilizadores têm vindo a aumentar. Aproveitando-se certamente da debilidade emocional que cada um atravessa, os piratas informáticos lançam “iscos” de todo o tipo.
Hoje alertamos para a campanha fraudulenta “feroz” que circula em nome da EDP!
Por estes dias, é normal chegarem aos nossos e-mails as “contas” para pagar dos serviços que usamos. Fatura da EDP, telecomunicações, água, etc etc. Muitos de nós esperam o “tal desconto” ou algum tipo de reembolso, por causa da pandemia, e às vezes já só olhamos o valor! Tenham muito cuidado, porque há muita campanha fraudulenta a circular.
Recentemente fomos informados da existência de um e-mail falso, em nome da EDP, que refere que o cliente é elegível para receber um reembolso. Todo o esquema está preparado e o utilizador apenas tem de carregar no botão “Consulte os procedimentos a seguir”.
Ao carregar no botão, é redirecionado para uma nova página que pede ao cliente tudo aquilo que os piratas pretendem! O seu nome, o número do seu cartão, data de validade e o Código de Segurança do Cartão (CCV). Todos os campos são de preenchimento obrigatório, excluindo o nome. Se recebeu um e-mail deste tipo IGNORE de imediato! Isto é phishing e o que os piratas informáticos pretendem são os seus dados para depois os usar (roubar dinheiro).
De referir que esta não é a primeira vez que um ataque deste tipo, em nome da EDP, circula pela internet.
Esquemas fraudulentos de phishing
Por norma, o phishing é efetuado através de e-mail, anúncios ou de websites que têm um aspeto semelhante aos das empresas ou negócios, pelos quais estão a tentar fazer-se passar.
Tenha em consideração que os e-mails ou websites utilizados para phishing, poderão solicitar-lhe dados como:
- User e Passwords e até mesmo a alteração de passwords;
- Nºs de Segurança Social, Cartão de Cidadão;
- Nº da Conta Bancária e dos e cartões de crédito;
- Email;
- entre outras informações pessoais
Tipos de Phishing
- Phishing: Utilizado para obtenção de dados pessoais em que os hackers se fazem passar por entidades conhecidas/credíveis (bancos, seguradoras) para obter acesso às suas contas.
- Phishing por ransomware: Aqui, os utilizadores recebem um link, em que ao clicarem, instalam um malware no computador, por norma, sob a forma de ransomware. Este irá bloquear o computador, somente o desbloqueando se o utilizador pagar uma determinada quantia. Se o pagamento não for realizado, os dados poderão chegar a ser apagados ou publicados sem consentimento.
- Smishing: É enviada uma SMS ou uma MMS, onde são, por exemplo, oferecidos prémios ou a solicitar a confirmação de algum tipo de vínculo com uma empresa credível. A mensagem contém link e ao clicar no mesmo é reencaminhado para uma página onde é solicitado o preenchimento de dados pessoais, como cartão de crédito ou outros.
- Vishing: O email enviado, neste caso, incita o utilizador a contactar a entidade pela qual os hackers tentam fazer-se passar, mas neste caso, por telefone. Aquando da chamada, o utilizador é inquirido por um atendedor automático, que solicita diversos dados pessoais para proceder a uma suposta verificação de segurança.
Obrigado ao Jorge Casanova pelo alerta.
Também anda aí um esquema em nome do Santander. Enviam um SMS com remetente SantPT e um link que redirecciona para uma réplica da página de login do home banking do Santander. Cuidado com esta fraude.
Boa tarde, também recebi, mas não abri o link. Já contactou o banco? cumprimentos.
Não, não contactei o banco. Cmps.
Aconteceu exactamente o mesmo comigo. Percebi logo que era fraude, não tenho conta no banco em questão sequer.
ora por partes…
“é elegivél” – ou seja, não é por terem pago a mais, é tipo campanha. desde quando a EDP faz campanhas que dá dinheiro vivo ao consumidor?
Português do brasil, o atacante muito provavelmente nem é português, fez-se recorrer do Google Tradutor ou semelhante, que usa Português do Brasil;
Toda a gente que faça compras online sabe perfeitamente que quando é pedido CCV, indica que o consumidor vai fazer uma compra; Nenhuma Empresa vos vai pedir o CCV se for para vos reembolsar dinheiro. Acrescentando, a EDP tem toda essa informação e reembolsos, salvo haja problemas, são automáticos (deduzidos na fatura seguinte);
mais uma vez, nenhuma empresa vos vai pedir os dados que poderão ser solicitados, referidos acima no artigo. Se têm contrato com a empresa, esta já lá tem a informação toda, não vos vai pedir novamente.
sinceramente, nestas tretas só cai quem quer, é só pensar um bocadinho… não é dificil…
ora deves saber bem que hoje em dia ja há muita gente leiga nestas áreas, para elas podem parecer perfeitamente normal enviar os dados pedidos , nem todos que tem telemóvel e email são capazes de dar conta da burla…eu sei tu sabes, mas se calhar minha mãe que já tem o email configurado e recebe as facturas la , sempre que tem duvida pergunta me, por isso alertar nunca é demais.
52,56€ só ? Se fosse mais eu até era tentado a clicar 🙂
… e em nome do Montepio também, cuidado já recebi 2 vezes!!!
Agora também na EDP ?? Uma pessoa está perdida. 😐
Quando é que as pessoas entendem que as empresas NUNCA enviam dinheiro para ninguém. Quanto muito retiram o valor na proxima fatura.
Todos os comentários acima são pertinentes. Mas não se esqueçam de que há muitos milhares de portugueses que acreditam em virgens parideiras e em senhoras que pousam em azinheiras. Pelo que o alerta é tudo menos descabido. Eu já fiz a minha parte: partilhei no Facebook.