Alemanha vai forçar os ISPs a darem descontos quando a velocidade da Internet for lenta
A Internet é, nos dias de hoje, uma certeza para a maioria dos cidadãos. Em qualquer lugar, mesmo que longe das grandes cidades, esta está disponível. Claro que nem sempre as velocidades são as desejadas e é aqui que muitas vezes está o problema.
Este é um cenário comum no nosso país e também, aparentemente, no resto da Europa. Na Alemanha, há uma mudança a caminho e que mudará completamente este cenário. Os ISPs vão passar a serem obrigados a darem descontos quando a velocidade da Internet for lenta.
Medida única tomada na Alemanha
É ainda apenas uma proposta que está a ser preparada, mas em breve o cenário dos ISPs poderá mudar na Alemanha. Ao abrigo do Telecommunications Act os utilizadores vão poder testar a velocidade de acesso à Internet para garantir as velocidades contratadas.
Se existir um desvio grande face ao que está definido em contrato, os utilizadores vão poder requerer que lhes seja aplicado um desconto. Este será proporcional ao desvio que existir nas medições efetuadas nos testes.
Clientes dos ISPs podem medir velocidade
Para avaliar as suas velocidades de acesso à Internet os clientes vão ter de usar a ferramenta oficial de medição da velocidade de acesso à Internet na Alemanha. Esta é pública e fornecida pela Agência da Rede da Alemanha Federal.
O processo de medição irá incluir 20 testes realizados em 2 dias consecutivos, espalhados por 10 testes em cada dia. Assim fica garantido que quaisquer problemas são recorrentes e que não resultam de um problema momentâneo na rede. Se as velocidades estiverem abaixo dos 90% do contratado, os clientes são elegíveis para receber um desconto.
Descontos quando Internet for lenta
Segundo as autoridades da Alemanha, os desvios nos valores contratados aos ISPs afetam 50% dos acessos à Internet no país. A nova lei irá entrar em vigor em dezembro deste ano, tendo sido submetida a proposta em setembro. A velocidade a que ganhou forma é realmente interessante.
Esta é uma realidade que gostaríamos de ver no nosso país. Tal como na Alemanha, também em Portugal existem problemas destes, mas a posição dos ISPs e das autoridades está longe de ser tão ativa como é no norte da Europa.
Este artigo tem mais de um ano
Era giro ver isso cá com a NOS, era desconto na fatura o ano todo…
Kkkk… 🙂
Por cá as operadoras cobram serviços de 500mbs mas, os modem nem a 50mbs se registam nas redes.
O mesmo para vários serviços 4G e 5G que “garantem velocidades” que nem 10% alcançam… fácil culpar os ISP e o usar “telemóveis abaixo de 1000 euros dá nisso” (palavras de um youtuber a comentar a publicidade que fez a uma operadora nacional).
Em Portugal as operadoras defendem-se sempre com a frase “…até X Mbps”, pois no contrato é o que lá diz. Eles dizem sempre que a velocidade depende de vários fatores, como a distância do ponto de ligação à central de distribuição mais próxima, no caso das ligações por ADSL. Isso dos 90% da velocidade de ligação contratada ser elegível para reclamação aqui dava para quase todos os clientes ADSL, pois muitas vezes nem 80% têm.
Pois mas essa treta do até x é mesmo para se livrarem das responsabilidades, e principalmente em zonas onde as pessoas não tem alternativa, é o mesmo que mandar área para os olhos das pessoas, depois vemos as disparidades uns tem tudo outros não tem nada, e com o evoluir das comunicações essa disparidade ainda se tornou mais evidente, a cobrarem o pacote ao preço que é e nem conseguem garantir o máximo, mas investir está quieto, para receber estão logo de perna aberta.
Era fácil de eles resolverem o problema, aumentam o preco do servico em 30%, depois caso nao tenhas as velocidades contratadas dao um desconto de 10%.
Eles ficam contentes, o Zé também fica.
Em Portugal era bom que acontecesse isto, ai é que se via os preços a descer, principalmente nas situações em que a velocidade contratada nem perto chega do que deveria ser.
Mas pronto em Portugal é o pais das leis cheias de buracos depressa encontravam maneira de contornar a situação como sempre.
Basta testarem com dispositivos que apenas suportam WIFI 4 ou porta ET100 que já não “têm” o contratado.
Vai ser um tiro no pé esta medida, eu noto entre o meu iPhone 12 com suporte WIFI 6 para o iPhone 7 do meu irmão com WIFI 5 (tenho router WIFI 6 btw)
A ferramenta de teste deveria ser incorporada no software do router (como têm alguns routers da TP-LINK) para que o teste fosse agnóstico do dispositivo móvel. (Claro que é possível argumentar que a operadora poderia “aldrabar” o teste se estivesse integrado dentro do router)
Qualquer router decente tem o eu próprio teste de velocidade, não utilizo os equipamentos do operador a vários anos sendo que a partir dessa altura nunca mais tive qualquer problema com a velocidade acaba por ser sempre superior a contratada.
LOL em Portugal nucna vai acontecer
Cá nunca irá soceder con a aldrabagem que por cá anda .