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A EDP quer devolver-lhe dinheiro? Atenção, pode ser burla

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Atento says:

    só gente anormal acredita nestes esquemas e no caso costuma haver encontro contas

  2. Lopes says:

    Estas empresas normalmente nao devolvem dinheiro, elas fazem acerto de contas nas faturas seguintes, isto e, se a pessoa tem algum valor a receber, esse valor e descontado na fatura(s) seguintes, para realizar o acerto de contas.

    A devolucao so acontece normalmente quando se cancela o contrato e se tem dinheiro a receber.

    • says:

      Não é verdade. Há sempre a possibilidade de reaver o valor pago em excesso.

    • ALMAGUE says:

      E se eu vos disser que a própria EDP Comercial também burla clientes?
      Tenham cuidado com esta empresa nos seguintes itens:
      -com os débitos diretos (exijam pagamentos por multibanco) ?????????
      -conta certa ??????????
      -adesão ao funciona ( dizem que dá descontos ?) ?????
      -consumos faturados por estimativa ????????
      CUIDADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Jorge says:

    No sábado fui alvo de uma tentativa de burla. Estava num site de um jornal desportivo português, e do nada, desapareceu esse site e apareceu um outro, alegadamente da Nowo, que é o meu fornecedor de internet, a dizer que a Nowo estava a oferecer prémios (que estava a comemorar o aniversario de do dia x ao dia y) e que eu tinha sido o vencedor do dia. Eu podia escolher o prémio entre um Galaxy 10, um iphone X, etc.. Escolhi o prémio, coloquei o nome, morada, e telefone e cliquei em seguinte. Na página seguinte pedia-me o numero do cartão de crédito, para alegadamente pagar os portes de envio. Foi aí que me apercebi que era burla. Mas como entretanto na página anterior já tinha dado o numero de telefone, na segunda e na terça-feira já recebi 4 mensagens (com os remetente 371564, 167841 e CTT6038) e dizer que a encomenda está pendente do pagamento dos portes.

    • MACnista says:

      … pois, mto cuidado, não imaginas os mails que recebo todos os dias desse género e nem sequer me inscrevi em nada!!!

    • Fernando says:

      Da Meo é a pontapé, limpar os cookies e isso desaparece.

      • Jorge says:

        Sim, mas esta questão de aparecer um site do nada, já não me acontecia há anos. Isso juntamente com o aspeto do site ser bastante profissional e o facto de ser da Nowo (o meu fornecedor de internet), fez-me querer que podia ser verdade!

        • Jose Lapao says:

          Se o teu operador fosse a MEO aparecia da MEO, se fosse NOS o da NOS e assim por diante ele usam o IP para saber qual o teu fornecedor de NET e depois usam o nome deles para ser mais credível, eu uma vez com uma VPN com IP do Reino Unido, recebi algo idêntico, mas de um operador Britânico, a O2

  4. T16 says:

    Aqui na zona tentaram de outra, andaram no porta a porta com a mesma conversa. Só precisavam de ver a última fatura…lol
    A EDP e devolver, enfim

  5. Miguel Costa says:

    O principal problema é as pessoas acreditarem que para pagar é receber a factura, quando há extornos… é por mail ou mensagem.
    Essa da EDP e a do Millenium (e outras da MEO e NOS) tem estado a passar pelo Whatsapp e pelo twitter. Nalguns casos, basta abrir a mensagem e a app envia para todos os nossos contactos a mesma mensagem, com o nosso remetente (desactivem o reencaminhamento automático nas definições do Whatsapp, é usado por estas, sem a nossa autorização). Num só dia recebi a mensagem de 26 dos meus contactos… alguns estavam a acreditar que o banco lhes estava a devolver 99,45 euros de comissões “mal pagas”. O site era brasileiro e o paypal está em nome de alguém em cirílico (rússia, coreia do norte, china, estados soviéticos… alguém destes locais).
    Se existirem valores a devolver aparecem na vossa factura… se não aparecerem lá, 100% de certeza que são burlas.
    O mesmo para aqueles passatempos de “ganhe 100 euros em cartão da loja AAAAAAAAAAAAAAAA”. Se não está no site da empresa, é burla!!! Ninguém faz publicidade a cartões de dinheiro através de redes sociais ou apps… muito menos através de popups em vídeos.

  6. Fly says:

    Anormal nao direi… mas sem dois dedos de testa, talvez. Ou entao com muito pouca experiencia de vida.
    A maioria destas açoes detetam-se a distancia… fedem… tresandam…
    So a qualidade do texto basta para as identificar.
    Infelimente havera muita gente, com menos de dois dedos de testa, disponiveis para irem receber o reembolso a um terminal MB via MB Way… 😉

  7. macopio says:

    A EDP devolver dinheiro? Só cai nisso quem quer!

  8. garcia says:

    Por acaso recebi um email desses ,e eu desconfiado liguei para e edp a saber e realmente e um email fraudulento e ja o denunciei a referida empresa para que eles tomem atencao ao que devem fazer e denunciar as auturidades

  9. ALMAGUE says:

    E se eu vos disser que a própria EDP Comercial também burla clientes?
    Tenham cuidado com esta empresa nos seguintes itens:
    -com os débitos diretos (exijam pagamentos por multibanco) ?????????
    -conta certa ??????????
    -adesão ao funciona ( dizem que dá descontos ?) ?????
    -consumos faturados por estimativa ????????
    CUIDADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  10. 3434 says:

    Eu por acaso, há uns dias recebi e-mail da EDP a pedir-me para pagarem cerca de 248 euros e ao mesmo tempo uma SMS do número 4008 com um conteúdo parecido.
    O conteúdo do SMS era altamente telegráfico, sem cedilhas e sem acentuação. E pediram-me para mandar um SMS se optava pelo pagamento.

    O facto de ter recebido ao mesmo tempo podia levar-me a crer que seria verdadeiro. Estou em crer que é FALSO.

    Vou ter de ir ao Banco e à EDP fisicamente esclarecer o assunto.

  11. Perfeito says:

    Mensagens com erros gramaticais ou ortográficos, ou com escrita vulgar são logo pontos óbvios que a mensagem não parte da entidade, mas sim dum Zézinho qualquer.

    Sites em domínios esquisitos, são outra pista…

    Claramente mais uns brasileiros e os seus esquemas…

  12. jorge says:

    Eu nao vou ser burlado, se a edp quiser devolver dinheiro pois que devolva ela tem la os meus dados para reembolso, e tb nao precisa reembolsar ninguem, na proxima fatura reemblosa.

  13. jorge says:

    Temos muita gente infelizmente pouco inteligente na Tugolandia, eu pago por debito direto, e recebo a fatura via email, é tao facil para quê hoje se complicar o que é facil, a edp comigo ela debita e credita tudo direto sem precisar de me enviar nada, nem sms nem mail, tao simples.

  14. Hugo Andre says:

    A culpa está nos responsaveis destas empresas, que descuram a segurança e não estão a ligar a nada a conformidades legais tipo RGPD que obriga a ter segurança implementada!… EDP, Millenium, Ascendi, CTT, Intrum, que ora não tem técnicos capazes de efetuar configurações decentes de registos DNS e de proteger o dominio e mail sobretudo, ou então digo mais, nem querem pagar a tecnicos especializados para proteger uma coisa que até é simples de se fazer!…

    E não digam que é por incompatibilidade de sistema, que muitos tem já serviço de mail Microsoft e outros servers de email reconhecidos como seguros, a configuração dos registos DNS é que está mal feita e sem monitorização,… e não digam também que não dá, porque algumas entidades, name servers descuram a segurança, o que é verdade, mas neste caso algumas destas empresas, podem sim devem mudar ou arranjar soluções e não dizerem que são uns coitadinhos que foram vitimas… ha e tal nao se responsabilizam por danos causados!…. isto merecia denuncia da cnpd, quem se sentir lezado que faça a sua queixa na cnpd e assim a cnpd vai investigar e vai ao encontro destas empresas com avisos, se não resolverem ou tentarem resolver estes problemas que até uns são mais faceis de resolver que outros, então decerteza que a cnpd lhes aplica multas avultadas e o cidadão lesado pode efetivamente segundo a lei pedir indeminização! Está na lei! Basta que
    saibam e denunciemm com um bom advogado perito e que esta saiba mesmo argumentar!

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