Quantcast
PplWare Mobile

5G: NOS, MEO e Vodafone não vão usar Huawei no core da rede

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Manolo says:

    Muito mal. A Europa a baixar-se perante os Estados Unidos. Os equipamentos da Huawei são muito mais superiores.

    • Urtencio says:

      Ai são?

    • Manolo says:

      Essas empresas são conhecidas por espiar utilizadores. Enquanto que a Huawei é de confiança pois mostrou o código fonte. As outras empresas não mostraram! São apenas suspeitas lançadas pelo homem laranjinha que tem um complexo e medo ficar atrás da china.

      • Tadeu says:

        Tens noção que as alternativas são Europeias e não Americanas, certo?
        Quanto a conheceres o código fonte dá-te uma falsa noção de confiança, não só porque são sistemas dinâmicos, como os chips podem fazer muita coisa fora desse código!

        • RPG says:

          Alternativas são Americanas sim. Trata-se da Cisco ou Juniper. Não existem alternativas viáveis a estas duas neste segmento. Fora isso, a verdade é que até hoje não foi apresentado nada que comprove ou fundamente os boatos da Huawei fazer isto ou aquilo. Embora na minha opinião, seja preferível não optar pela Huawei neste segmento, também por uma questão de segurança, mas é numa de evitar a eventual possibilidade de.. lol

      • James says:

        Impossível confiar na china comunista e Genocida, não seja um otário ignorante, merece a pandemia

    • Jorge Tomaz says:

      O Ghengis Khan não era Chinês, era Mongol, e conquistou a China, teve um dos maiores impérios de sempre..

    • David Guerreiro says:

      A Europa? Isto são empresas em Portugal, e não representam a totalidade da Europa. A Vodafone Portugal já há muito que tinha indicado que o parceiro para o 5G em Portugal é a Ericsson. Na Europa mais depressa se baixam-se aos chineses do que os norte-americanos. O presidente das selfies até se babou e tudo com o homólogo chinês.

    • Técnico Meo says:

      +11111

    • Soba says:

      Preferias que se baixa-se aos chineses, já basta termos aí o virus

  2. José says:

    Má decisão. Portugal vai gastar mais dinheiro por tecnologia inferior. Quando poderia ter melhor e mais barato. E por fim acabam de ser espiados na mesma. A NSA já se tá rindo.

    • Tadeu says:

      Será tecnologia inferior? Tens alguma prova?
      Quanto a gastar mais dinheiro, até pode ser, mas também será dinheiro que circulará dentro da Europa

    • David Guerreiro says:

      NSA? A Ericsson e a Nokia são respetivamente suecas e finlandesas, não tem nada a ver com a NSA, que é uma entidade norte-americana. Além disso, é tecnologia europeia, gera empregos e riqueza na Europa. A Huawei é mais barato porque podem dar-se ao luxo de vender abaixo do preço de custo, o PCC financia tudo que é para poder espiar as comunicações.

    • Joselito says:

      Compra lixo chinês e agora quer obrigar os outros também!

  3. Asdrubal says:

    O governo português não proíbe equipamentos da Huawei na infraestrutura de telecomunicações em Portugal para não criar um mal-estar com a China, mas nos bastidores óbvio que fez um acordo com as operadoras para não utilizar esses equipamentos chineses.

    • Frederico says:

      Portugal a dançar na corda bamba come sempre, pois não tem espinha dorsal. O governo tem medo de mostrar uma posição firme. Farto deste governo piegas. Até mete dó!

      • Samuel MG says:

        Todos os governos republicanos foram sempre assim, os animais de estimação dos EUA e da Europa. Se o governo não mudar a política não tarda nada seremos a colónia americana na Europa.

        • Tadeu says:

          lol!
          será que querias um governo monárquico?

        • Asdrubal says:

          Todos os governos pós D. Sebastião foram uma desgraça. Deixaram roubar as colónia no norte de África ali prós castelhanos, até Olivença, território continental do país. Até o senhor de Santa Comba Dão que tantos aplaudem, foi pau mole a deixar roubar As colónia na Índia, e as tropas tiveram que fugir com as mãos entre as pernas. Mesmo até o bochechas entrega as colónias africanas a terroristas ditadores. Enfim, nada se aproveita.

          • Big Boss says:

            Foi principalmente devido ao terramoto de 1755 e depois com a independência do Brasil em 1822 que Portugal perdeu a sua riqueza.

          • Euéquesei says:

            Os reis que sucederam ao Afonso Henriques, pelo menos os 4 primeiros, foram muito bons.
            A partir de D. João II, até ao presente tivemos apenas um Homem como deve de ser no governo, foi ele o Marquês de Pombal.
            O resto, daí para a frente, uns foram gatunos, outros, incompetentes, e outros, ainda piores, traidores.
            Salazar, gatuno não era, que morreu pobre.
            Traidor isso então muito menos.
            O resto é subjectivo e cada um pensa como quiser.
            O grande mal de Portugal é que os Portugueses são pouco exigentes.
            Temos o exemplo actual, como é que é possível que as pessoas votem em corruptos e incompetentes que de poucos em poucos anos nos metem na bancarrota?
            Em 40 anos já foram 3 e a 4 vem já a seguir.
            Não damos para mais do que isto.
            É de país mais pobre para penúltimo dos mais pobres e vice versa e andamos nisto.
            É difícil mudar quando as próprias pessoas não querem que isto mude…

          • Samuel MG says:

            Se não me falha o conhecimento, que as vezes falha, Rei D. Pedro (o da Inês) foi depois do D. Sebastião. Certo?
            Foi um únicos Rei que governou como deve ser.

          • GM says:

            Euéquesei, Tu é que sabes. Com uma clarividência tão grande, podes sempre dar um passo em frente e mostrar o caminho à manada.
            Quer tu, quer muitos analistas que por aí andam, dizem precisamente o mesmo. E nesse particular, a análise está correcta. Tal como está correcta a análise de um eleitor com pouca escolaridade, que ainda assim tenha alguma massa cinzenta, e que diz precisamente o mesmo, embora talvez não tão elaborado. Só não conseguem definir a forma de como alterar “a coisa”. Que o “povo” vota sempre na mesma marmelada? Não é argumento, pois a marmelada que aparece na montra é sempre a mesma. Um vestido de azul, outro vestido de verde, outro de vermelho, outro de rosa, outro de laranja, outro de branco, outro de preto, etc. Muda-se de moleiro, não se muda de ladrão. Quando puderes intervir momento a momento nas decisões – democracia participativa e não representativa – aí as coisas mudam. Até lá, deixa andar.

    • RPG says:

      Que acordo foi esse que fez nos bastidores? LOL.. explica lá isso ao detalhe sff já que sabes mais que os outros.

      • miguel says:

        Só quem andou distraído é que nao se percebeu que o emissario do Trump quando veio cá ultimar o governo tuga a nao aceitar a Huawei.
        A partir dessa data o 5G ficou logo congelado pela ANACOM a tal entidade “independente”, e agora sabemos isto, só mesmo um ceguinho não via o desfecho.

      • Asdrubal says:

        Há sempre assuntos a ser decididos no obscuro. 99% das coisas que acontecem no mundo passasse no secretismo, e nunca é conhecido.

    • David Guerreiro says:

      Não é verdade. O governo socialista não alinha com o governo de Trump, de forma alguma, e nunca iria fazer nada para agradar os norte-americanos, até porque eventuais represálias nunca poderiam ser contra Portugal, mas sim a nível da UE, porque os acordos com os EUA são europeus.
      As operadoras lá têm as suas razões, e são empresas privadas, livres de tomar as suas decisões.

    • José Abreu says:

      Isso é uma teoria da conspiração palerma

  4. Napoleão Bonaparte says:

    Acho muito bem.
    O “imperialismo” chinês é um perigo e eles não têm quaisquer escrúpulos em espiar de toda a forma e feitio (o fim justifica os meios).
    Claro que os americanos são pouco melhores em termos de espionagem, mas trata-se de um estado democrático.
    Em caso de conflito, com a Huawei a ser controlada pelo Governo, acham que teriam complexos em utilizar as infraestruturas que a empresa instala nos vários países ocidentais?! Quer se trate de conflito bélico, quer se trate de conflito económico agressivo.
    Instalar o sistema 5G através da Huawei significa ficar tecnologicamente e em termos de informação nas mãos dos chineses e eles têm grandes planos para o futuro do mundo.
    Deixem-se de conversa fiada e vejam ” O mundo segundo Xi JI-Ping”, que está disponível na internet (Rtp Play. creio eu). Depois… podemos falar!

  5. Almeida says:

    Esperemos que sim, vamos ver se será mesmo erickson e nokia. E não motorola, cisco etc

    • RPG says:

      Equipamentos core, estamos a falar de equipamentos de backbone nos quais nem existe “tecnologia 5G”, mas sim equipamentos com tecnologia já há muitos anos no mercado, com grande largura de banda e interfaces óticas.. O mais certo será optarem por uma Cisco claro, e/ou Juniper… Ericsson, nokia e motorola não são nada neste segmento lol.

      • Alguém says:

        Lol digo eu.
        Vai ler o 3GPP e depois falamos.

        Ericsson e Nokia claro que tem ofertas completas em tudo o que é soluções de CS, IMS, 5GS, etc.. Isso é o core.

      • PML says:

        RPG, não é nada disso. O core IP é uma coisa é aí a Cisco o, juniper e Nokia são os grandes players. Este é o core móvel e é a este que se refere o artigo. Neste meio de facto a Nokia, Motorola, Ericson e claro tb a Huawei são as marcas mais fortes.

        • Alguém says:

          Exacto. Ambos temos razão.

          Aqui não se está a falar do Core IP. Claro que tudo o que é máquinas que pertencem ao Core móvel precisam de ligar ao IP.

  6. Tadeu says:

    Sinceramente não estava à espera! Depois de todos o bajular à Huawei por parte das entidades portuguesas…

    • RPG says:

      A verdadeira tecnologia 5G está nas antenas e derivados, não nestes equipamentos core que se limitam a fazer routing do tráfego. Claro que a Huawei gostaria que fossem os equipamentos deles de uma ponta à outra.. mas nunca foi assim, e assim continuará. Qual o espanto?

      • Tadeu says:

        O espanto é ser verdadeiramente banida da rede em Portugal, quando se faziam tantas vénias à sua tecnologia e à China!
        Quanto às antenas poderá também não ter a sorte que desejava. Se as sanções dos Estados Unidos se prolongarem durante muito tempo, irá perder acesso a fornecedores importantes para os seus equipamentos, o que pode colocar em causa a certificação dessas antenas.

        • RPG says:

          Mas não foi banida nem nada que se pareça (Em Portugal ou na Euroa).. optaram por continuar a usar marcas com que ja trabalham há dezenas de anos. Cisco e Juniper fazem parte do core da esmagadora maioria das redes no planeta. Huawei embora tenha equipamentos de topo neste segmento, e esteja a crescer, são ainda relativamente recentes e com alguma tecnologia/software que nem todos estão familiarizados. Grande vantagem da Huawei será o valor dos equipamentos face à qualidade e capacidade de bandwidth/throughput dos mesmos. No entanto, quem desenha o core da infraestrtura de uma operadora, geralmente não olha a valores.. isso depois quem paga, ou aprova ou não aprova.

  7. Redin says:

    A minha posição contra a China é de revolta pelos constantes atropelos aos direitos humanos e civis. O roubo descarado da propriedade intelectual, etc.
    Se esses produtos fossem produzidos na Coreia do norte teriam o mesmo sucesso?
    Os EUA mostram uma prepotência nunca antes vista. Se já eram, então com este presidente da Trampa ficou pior.
    Não estará na altura da Europa se impor?
    Também não me parece. Na vez de ficarem unidos, vê-se o que acontece em Bruxelas.
    Acho que vou migrar para Marte.
    RAIOS… Lembrei agora que perdi a boleia ontem do foguetão Atlas.
    Estou condenado. 🙁

  8. Marco says:

    Acho muito bem. É melhor gastar mais dinheiro que estar dependente de tecnologia de uma empresa patrocinada pelo país comunista, tecnologia 5g que vai mudar o mundo.

  9. Marco says:

    E mostra que as operadoras Vodafone,nos, meo não estão a dormir, mais vale prevenir do que remediar.

  10. Miguel says:

    Engraçado os comentários por aqui.

    Como se as empresas americanas não fizessem exatamente o mesmo tipo de espionagem. Já para não falar que mais metade dos que aqui comentam fazem compras online no Ebay, Aliexpress, etc mas produtos chineses é que não….

    • Jorge Tomaz says:

      Vê o que está acontecer em Hong Kong, com a nova lei de segurança Chinesa, já vários jovens entre os 14 e 23 anos foram presos,e podem apanhar prisão perpétua. Apenas por críticar a China, defender a democracia Liberdade em Hong Kong! A polícia pode fazer buscas em qualquer casa, sem ter necessidade de mandato judicial,pode controlar as chamadas, SMS, Apps, podes ir preso apenas por suspeita de estar a atentar contra a China. Se usares a palavra Liberdade Democracia Independência, vais preso sejas cidadão de Hong Kong ou até estrangeiro!! E Hong Kong tinha mais Liberdade que o resto da China, agora imaging Como será na China!!

    • David Guerreiro says:

      Podem sempre optar por empresas não norte-americanas, nem chinesas.

  11. njag says:

    Finalmente Portugal “Europa” a abrir os olhos.

  12. Ricardo says:

    A China é uma grave ameaça à democracia ocidental eu pessoalmente sempre que posso evito made in China a longo prazo vai nos ficar caro…

    • Euéquesei says:

      Tenha calma que quem vai destruir a democracia ocidental não são os chineses.
      Está em processo acelerado…
      Vá a Marselha e veja por si a democracia que lhe vai estar reservada…

    • Samuel MG says:

      Evitar Made in China é impossível.

      • David Guerreiro says:

        Infelizmente é, a não ser que se vá viver uma vida tipo era medieval. Mas até é relativamente simples em muita coisa do dia-a-dia evitar o made in China, e só questão de procurar e abrir o olho. Ainda há uns meses, queria comprar uma cafeteira tipo italiana, as que se vendiam no Ikea ou no Auchan, tudo made in China, mas acabei por comprar uma Bialetti fabricada em Itália. Pilhas alcalinas compro Varta, feitas na Alemanha. Com algum trabalho é possível evitar muita coisa made in China.

      • Marco says:

        Não vejo problema comprar produtos made in China, mas no futuro não muito longe ter um aeroporto ou uma fábrica com tecnologia 5g de uma empresa ligada ao governo chinês é outra coisa.

  13. Miguel says:

    O QUÊ???????????

    Na Meo a rede DWDM é quase inteiramente da HUAWEI, e a que não é para mudarem até final de 2022.
    As BTS 4g são muitas da Huawei, as 5g vão ser todas.

  14. Samuel MG says:

    Vou pôr o dedo na ferida!! Portugal tem falta de empresas neste sector das redes e por isso estamos sempre dependentes do estrangeiro.

  15. Xi The Pooh says:

    Confiar em tecnologia chinesa é como dar a um ladrão as chaves de casa e fazer prometer que não vai assaltar a casa assim com o dono/dona da casa deixe a casa para ir trabalhar LMAO…. Huawei’s, ZTE’s, Xiaomi’s……. apenas empresas fantoche para mascarar que afinal é tudo controlado por uma única entidade PARTIDO COMUNISTA CHINES…. temos opções dentro da europa, que não espiam e são companhias não controladas por governos e de paises democraticos.

    “Huawei são muito mais superiores” XD LMAO este teve ter um quiosque para ser montado na festa do avante… ah que cada personagem….valha-me deus…. #BuyMeIspyYou Huawei 2020

  16. James says:

    Todos precisam boicotar a mentirosa china comunista genocida. Ou então, mereçam a onda de pestes chineses… Otários que lambem ovos chineses, merecem ser escravos da China

  17. Vergazoit says:

    Vou avivar a memória da malta mais nova pois eu trabalhei na Philips portuguesa em Ovar à cerca de 35 anos onde chegou a haver 2.200 funcionários, foi nessa altura que iniciamos vender o conhecimento tecnológico que a Europa era líder a Philips mãe holandesa começou pelos componentes e mais tarde a parte de televisão como podem ver a muito tempo que demos o ouro ao bandido agora já a pouco a fazer para inverter a situação.

  18. Euéquesei says:

    Oh GM, eu mostrar o caminho à manada?
    A manada está a ser conduzida pela propaganda em todos os jornais e TVs.
    Querem lá ver outro caminho, é sempre por ali.
    Este povo é amorfo, sem reacção para nada, é um corpo semi morto, em coma.

    A revolução francesa aconteceu precisamente por causa da corrupção, roubo descarado… As coisas podem mudar mas é preciso que as pessoas queiram.
    Claro que os Franceses não são os Portugueses e muito menos os franceses de 1789 são como os franceses de hoje que em duas ou três décadas terão a França com mais Árabes que franceses.

    Eu o que faço é orientar me o melhor que posso e já não é nada mau.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.