Websites dizem que integração da IA nas pesquisas está a “matá-los”. Google nega!
Com a Inteligência Artificial (IA) a resumir tópicos para os utilizadores, aquando de uma pesquisa, vários fornecedores de informação têm apontado o dedo à Google, alegando que está a prejudicá-los. Agora, a gigante tecnológica procurou invalidar essa perceção.
Desde a sua implementação, as Vistas Gerais de IA (em inglês, AI Overviews) da Google tornaram-se muito populares, ajudando os utilizadores a acederem a um pequeno e rápido resumo sobre o tópico pesquisado.
Esta abordagem com IA tem sido de tal forma bem-recebida pelos utilizadores, que a Google tem sido alvo de queixas.
Uma delas, por parte de um grupo de editores europeus independentes, alega que as Vistas Gerais de IA causam "danos significativos aos editores, incluindo editores de notícias, na forma de perda de tráfego, leitores e receitas".
Em junho, Matthew Prince, diretor-executivo da Cloudflare, afirmou que os resumos criados com IA estavam a mudar o panorama e a causar incerteza nas publicações digitais.
As pessoas confiaram mais na IA nos últimos seis meses, o que significa que não estão a ler conteúdo original. O futuro da web será cada vez mais parecido com a IA; [...] as pessoas lerão resumos de um conteúdo, não o conteúdo original.
No geral, os responsáveis pelos websites alegam que os resumos com IA aparecem no topo dos resultados do motor de pesquisa e mostram informações de diferentes fontes que, por sua vez, aparentemente, estão a perder relevância e fluxo de visitas.
Numa publicação oficial, a Google procurou refutar estas alegações.
IA não está a tirar relevância aos websites, diz Google
Pela voz de Elizabeth Reid, chefe do Google Search, a empresa partilhou que o volume de cliques orgânicos do seu motor de pesquisa para websites tem-se mantido estável ano-a-ano.
Além disso, a executiva nota que a média dos chamados cliques de qualidade aumentou e que houve um aumento nos mesmos relativamente ao ano anterior.
Na perspetiva de Reid, estes dados são, por si só, suficientes para refutar os argumentos que sustentam que as Vistas Gerais de IA e outras ferramentas semelhantes estão a prejudicar websites independentes, fazendo-os perder visitas.
Estes dados contrastam com relatórios de terceiros que sugerem incorretamente diminuições drásticas no tráfego agregado, muitas vezes baseados em metodologias defeituosas, exemplos isolados ou mudanças no tráfego que ocorreram antes da implementação de funções de IA no motor de pesquisa.
Apesar de a Google considerar que os utilizadores podem, de facto, ficar satisfeitos com um resumo fornecido pela IA quando procuram uma resposta curta ou precisa, o mesmo não acontece quando se trata de um assunto sobre o qual preferem investigar mais a fundo.
Além disso, há outras mudanças que podem justificar a queda do tráfego sentida por alguns websites.
Embora o tráfego geral para os sites seja relativamente estável, a web é extensa e as tendências dos utilizadores estão a desviar o tráfego para diferentes sites, o que resulta numa diminuição do tráfego para alguns sites e num aumento do tráfego para outros.
Conforme recordou Reid, "as pessoas procuram e clicam cada vez mais em sites com fóruns, vídeos, podcasts e publicações onde podem ouvir vozes autênticas e perspetivas em primeira mão".






















Esta e isso é nitido, faço uma pesquisa e a IA responde ao que quero, que necessidade tenho eu de ir ao website se o que a IA apresentar-me é suficiente??
Evidentemente que esta. Fazer-se de tontos é o que estão a fazer isso sim.
Pois, mas os sites sobrevivem de visitas. Sem visitas, não há receita de anúncios. E a google não paga nada por ir “retirar” a informação para, inclusivamente, a “vender” nos seus planos pagos. E depois de os modelos AI matarem tudo o que é site, de onde vem a informação?
a AI também inventa informação
Já nem estava a levar para aí, mas de facto pode “inventar” mesmo.
Claro, um gajo faz uma pergunta e a IA responde e evita de irmos a 7/8 sites porque ela própria vai.
O problema para os sites é que perdem 8375375 milhões de visitas diárias e lá se vai a avalancagem que tinham e da qual vivem por asism dizer. É o tal efeito “blockbuster”. Encostam-se à bananeira e não evoluem e depois esperam que um governo qualquer lhes dê um subsidio LOL
Então quer dizer, vais à IA perguntar e escusas de visitar 7/8 sites. Certo.
E de onde vem a informação? Sim, vem destes sites, só que, em vez de seres tu a visitar o site, é a IA.
Quer então dizer que se eles se encostarem à bananeira e os sites forem fechados, que esperas tu da IA? Tu vais perguntar-lhe. E ela vai pesquisar onde?
lol raio do sapo filtro. O facto de não ser eu nem tu a visitar esses sites e sim a IA faz com que não sirva de alavancagem percebes ou queres um desenho?? Tu apenas perguntas ao google ou gemini e ele “visita” os sites pelo serviudor do google e não pelo teu ip, percebes?
deixa passar sapo, ai o menino sapo!!!
Encostada à bananeira está a google. Já antes usurpavam as notícias e agora é tudo e mais alguma coisa. Quem deve efetivamente pagar aos sites é a google, até porque ao fazer uma pesquisa no google, estão a ganhar dinheiro com anúncios, efetivamente vendendo informação pela qual não pagaram. Não é ético (pelo menos).
Acabam por pagar uma ninharia daquilo que fazem e ainda vão fazer…E o dinheiro que os sites perdem com a não alavancagem é muito maior que o dinheiro miseravel que a google dá aos sites quando alguém faz uma pesquisa e a IAusa esse site. Daí estarem a queixar-se, caso contrário estavam bem caladinhos a mamar…
Claro que tira.
Se faço, uma busca de informação, para algo, o script apresenta, o resumo de 5000000000 sites, numa lista de 10 linhas. Para que vou visitar 5 sites, para recolher, essa mesma informação?
Porque daqui a nada, não há sites, e a informação vem de onde? É que a google não paga nada aos criadores dos sites e os sites sobrevivem de tráfego.
O resumo da Vista de IA da Google é muito bonito, mas já me chegou a apresentar uma motorização do Renault do Captur, que não existe.
Além das falhas dos modelos de AI, o outro grande mal é que vão buscar informação à internet e essa informação não é validade. Se um site tiver a informação que Portugal é uma província de Espanha, estamos sujeitos a que os modelos AI difundam essa informação. Depois aparecem não sei quantas notícias em sites que cujo “conteúdo” é copy paste dos modelos AI e pronto… passa a ser verdade. A informação errada (ou pior, mas fiquemos por aqui) é tão má ou pior que a censura. Se não conseguirmos ter regras claras não sei onde vamos parar.
Acho que se deviam era juntar todos e processar a google por apropriação indevida de dados e propriedade intelectual. Na prática é o que está a acontecer. Já antes acontecia mas agora está pior. Por muito ou pouco útil que seja, já sabemos que a google apenas vê tudo o resto como conteúdo para ser apropriado. Ainda nem sei como é que a google não cobra taxas de indexação aos sites. São os maiores trackers e apropriadores de informação do mundo, dos que mais faturam e menos impostos pagam…. enfim. Os resumos criados por AI não só estão a tornar os sites menos relevantes e a retirar tráfego (e receitas) aos mesmos, como estão a roubar informação, sem pagarem nada por isso.
Pois é !!!
Isto é uma amostra do que a IA mal gerida por alguns pode fazer de mal a muitos.
Mas calma Jovem !!!
A prova que ainda existem sites que se safam é o facto de estarmos aqui todos a dar a nossa opinião.
Tem de criar algo que impeção ( 🙂 ) a indexação da informação pela IA, seja ela Google ou de outras.
A AI Overviews foi lançado no Google Search, em março de 2024, nos EUA e, em maio de 2025, na Europa.
E a AI Overviews, da Google, tem relação com o Gemini, da Google?
Tem, ambos são alimentados pela família de modelos LLM da Google … mas não sõa a mesma coisa. Para resumir, a AI Overviews é uma aplicação especifica da tecnologia Gemini adaptada para o Google Search.
Em julho de 2025, a quota de mercado do motores de pesquisa foi: Google Search 89,5%, Bing 4,0%, Yandex 2,2%, Yahoo! 1,5%, DuckDuckGo 1% e Baidu 0,7%. O Google Search caiu recentemente dos 90%, mas o domínio continua esmagador.
Com este peso, embora Reid, chefe do Google Search, diga que a AI Overviews não tem impacto na visualização dos sites a partir dos links dos resultados da pesquisa apresentados no Google Search, estou em crer que terá um grande impacto, se um número significativo de utilizadores se ficar pela informação dada pelo AI Overviews.
Os sites indexados deviam poder fazer opt-out para não aparecer nos resumos de AI.
Nas noticias, o duckduckgo sugere muitas vezes a versão MSN primeiro que os sites originais.
Simples de resolver a Google tem de pagar.
E vai pagar, só não vai pagar ao zé da esquina que tem um blog e que fazia uns tustos a vender canos à parte ou tinha lá publicidade que lhe dava rendimentos consoante haviam visitas reais ao site.
O que vaia contecer é a UE ou os tribunais pedirem uma multa enorme à Google e esse dinheiro vai para os bolsos dos polticos e outros corruptos e nunca vai chegar ao bolso dos “zés da esquina” ou sapoides…
No caso do sapinho aqui, imagina qeu a IA nos desse um resumo das noticias deste blog em vez de termos de visitar o site. Láia o sapo mor aqui da zona andar nu e chorar e fazer noticias de iptv piratas a cada 3 dias…