Se usa o Dropbox então os seus ficheiros podem estar a ser usados para alimentar serviços de IA
O Dropbox é um dos primeiros serviços Cloud que a Internet ofereceu. Este tem crescido procurado novas funcionalidades para se manter interessante e cativar os utilizadores. Um dos últimos foi a integração com a IA, para ser mais eficiente. O que muitos não sabem é que esta novidade pode estar a permitir que os seus dados sejam usados para treinar a IA.
Mesmo com os serviços Cloud de empresas como a Google, a Microsoft ou a Apple, muitos continuam a optar por usar o Dropbox. Este serviço integra-se de forma transparente com os sistemas operativos e permite assim guardar os ficheiros na Internet e aceder-lhes de qualquer lado.
Para otimizar a sua pesquisa, tornando o encontrar de ficheiros mais eficiente e mais simples, este serviço Cloud resolveu usar a IA. Para isso escolheu a OpenAI, a criadora do ChatGPT, para se associar e assim obter uma proposta já funcional e com provas dadas, ainda que em outros contextos.
Third-party AI services are only used when customers actively engage with Dropbox AI features which themselves are clearly labeled (see example screenshot), which is explained in the "Learn more" link in your screenshot: https://t.co/JvOZcBL6FT
— Drew Houston (@drewhouston) December 13, 2023
O problema, e que ainda não tinha sido revelado de forma alargada, é que ao utilizar este serviço de pesquisa os utilizadores fornecem mais do que esperavam. Todos os seus ficheiros e a sua informação são passados para a OpenAI e usados para alimentar e ensinar a IA desta empresa.
Ao ser confrontada com esta situação, o Dropbox apressou-se a revelar que esta informação pessoal é fornecida, mas apenas em situações muito específicas. Esta é supostamente dependente da ativação dos serviços de IA deste serviço Cloud e por isso depende dos utilizadores.
A informação disponível no apoio do Dropbox deixa isso claro, algo que não acontece quando a pesquisa baseada em IA é ativada. Refere ainda que a ativação desta opção não é feita de forma automática e que o controlo estará sempre nas mãos dos utilizadores. Estes podem a qualquer momento desativar e assim deixar de partilhar informações com a IA da OpenAI.
Esta funcionalidade do Dropbox está ainda em testes e numa fase inicial. Em breve deverá ser alargada a todos e ainda mais dados e ficheiros vão ser fornecidos de forma direta à OpenAI, provavelmente sem que os utilizadores tenham consciência disso.
Este artigo tem mais de um ano
Há muitos que os concorrentes que fornecem serviços semelhantes mas (supostamente) cifrados de tal maneira que só o cliente (supostamente) consegue ver os ficheiros, que avisam para o perigo de as empresas eventualmente terem acesso aos ficheiros e verem tudo o que eles contêm, o que se sabe que é verdade porque alguns serviços supostamente procuram por vírus, outros por conteúdo ilegal, etc. agora pelos vistos a informação armazenada serve também para alimentar sistemas de (suposta) inteligência artificial… para já tem de ser activado, mas nada impede a empresa de “amanhã” ligar o sistema e de quem não tiver satisfeito que se mude… sem falar que outras empresas poderão estar a alimentar sistemas de IA sem avisar ninguém, e se forem apanhados pedem desculpa e no máximo pagam umas multas ou fecham a empresa.
tal como github, google drive, onedrive, messenger, whatspapp, facebookes, sms vodafone/nos/meo…. www