O ChatGPT não está a funcionar? Utilizadores da OpenAI estão a reportar falha global
Nesta quinta-feira, estão a ser reportadas falhas no acesso ao ChatGPT, globalmente. A empresa responsável pelo chatbot, OpenAI, ainda não se pronunciou sobre o aparente problema.
Milhares de utilizadores do chatbot ChatGPT da OpenAI estão a reportar falhas no seu serviço, de acordo com o site de acompanhamento Downdetector.
No Reino Unido, já foram feitos mais de 5600 relatórios e, nos Estados Unidos, esse número é já superior a 4300.
Quando tentam aceder ao ChatGPT, os utilizadores estão a receber uma mensagem de erro "Bad gateway".
Relatórios no Downdetector mostram que os utilizadores estavam a ter problemas com velocidades de upload e acesso ao ChatGPT, também, na quarta-feira.
A OpenAI ainda não se pronunciou sobre as falhas que estão a ser reportadas. O pico de relatórios aconteceu por volta das 11h30 de Portugal Continental desta quinta-feira.
Investigadores de segurança encontraram falha grave no ChatGPT
Ontem, a imprensa avançou que investigadores comunicaram um problema grave de segurança no ChatGPT à OpenAI e pediram à empresa que corrigisse a infraestrutura subjacente para cortar o acesso a este potencial ciberataque.
Conforme a informação, a grande falha de segurança no ChatGPT pode permitir que maus atores usem a API para realizar ataques DDoS em massa.
O investigador Benjamin Flesch descreveu a nova falha de segurança do ChatGPT numa publicação no GitHub. Esta está na forma como a API do ChatGPT lida com solicitações HTTP POST para um endpoint específico.
Como não há limite para o número de links que o utilizador pode fornecer por meio do parâmetro "URLs", os hackers podem adicionar o mesmo URL quantas vezes quiserem, permitindo, dessa forma, que a API efetivamente faça DDoS num site ou plataforma.
Não é claro se as falhas no acesso ao ChatGPT comunicada pelos utilizadores e a falha de segurança reportada pelos investigadores estão, de alguma forma, relacionadas.
Que chatice. Hoje tive de pensar com a minha cabeça.
Aposto que foste usar o CoPilot para fazer esse comentário.
E o Bard já não joga neste campeonato?
quem? 😀
… opá, o Joe Bardo do CCB LOLOLOLOLO 🙂
Logo que o Chatgpt parou pensei logo que teria de usar o copilot.
Começou a revolução. O ChatGPT já não tem paciência para aturar as perguntas parvas dos humanos.
… tadinho do ChatGPT, o melhor é suicidar-se…!!!
Nada como perguntar ao próprio. Resposta:
“Sim, o ChatGPT enfrentou instabilidades globais nesta quinta feira, 23 de janeiro de 2025. A primeira falha foi identificada por volta das 8h54 (horário de Brasília) afectando vários utilizadores em vários países, incluindo Estados Unidos, Espanha, México, Itália, Japão e Canadá. [Tinha-me dado a resposta em PT-BR, disse-lhe para escrever em PT-PT, lá mudou “usuários” para “utilizadores” mas manteve a “hora de Brasília” 🙂 )
A OpenAI reconheceu o problema e implementou uma correção 30 minutos depois, entretanto, outro incidente foi reportado às 10h12 …”
O meu ChatGPT, em PT-BR (lá vai disfarçando que é PT-PT) está a falar bem e depressa 🙂