PplWare Mobile

O ChatGPT e a IA vão passar a tratar das chamadas de emergência no 112

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Pedro says:

    Boa medida, é vergonhoso termos policias e enfermeiros a atender chamadas o objetivo tem que ser no futuro a IA tratar de 90% das chamas para podermos por 90% da força humano em trabalho e não a atender chamadas

    • KeybordWarrior says:

      +1

    • Rui says:

      A sério? vais confiar a saúde da tua mulher,filho etc nas mãos de 1 bot que reúne informação da internet?
      Mesmo que a chamada eventualmente passe para 1 humano, acho que todos sabemos que cada segundo é decisivo, e se o bot te dar mal uma indicação ou falhar a dar uma como é?

      Recentemente houve aquele caso daquele advogado que usou o ChatGPT no tribunal e o bot inventou casos, é isso que queres para a tua família ?

      Acho que existe msm uma enorme falta de conhecimento geral das pessoas em relação ao que é ao certo o ChatGPT…

      • Pedro says:

        Sim confio a 95%, como disses te e bem todos os segundos são decisivos e entre uma IA que atende em 1 segundo e um humano que atende em 1 minuto vou optar por poupar 59 segundos.
        Uma IA pode reunir informações na internet(que só por acaso é meio mais eficiente do mundo) ou pode ter acesso a todos os casos médicos dos últimos 100 anos documentados na europa que é mais que qualquer pessoa que coloques a atender chamadas.
        Para finalizar a IA não vai dar nenhuma injeção só vai dar indicações e reunir informações para enviar o INEM, a ideia de que uma pessoa é mais correta do que um sistema com acessos a todos os casos clínicos da europa é só errado não dá para competir.
        Eu sei muito bem o que é o chatGPT que neste momento pouco mais passa de um motor de busca no entanto a aplicação de uma IA no mundo real tem possibilidades infinitas

      • Joca says:

        Sim, há uma “uma enorme falta de conhecimento geral das pessoas em relação ao que é ao certo o ChatGPT” … e a diferença entre o ChatGPT-3.5 (gratuito, com informação até setembro de 2021 e sem acesso à internet) e o ChatGPT-4 (pago, com acesso à internet).
        E a outra falta de conhecimento é que pode ser “especializado”, ou seja, em vez de responder a tudo e a mais alguma coisa e ficar enredado com as perguntas /e “alucinar”), ficar circunscrito a um conjunto de questões, com as respostas sempre certas.
        Um exemplo, impossível de alucinar, a assistente da Chave Móvel Digital (é preciso por Avatar ativo “on”).
        https://eportugal.gov.pt/servicos/assistente-virtual-para-servicos-publicos
        Mas o que foi dito é que o “assistente IA 112” não substituía os operadores, será accionado em períodos de congestionamento, por exemplo um incêndio urbano em que há muita gente a ligar para o 112 e em que o tempo de espera chega aos 6 minutos. Se o “assistente IA”, numa situação dessas, separar os casos que são de facto uma emergência, por certo salva vidas. Em todo o caso, faltam muitos testes. A data prevista é 2025.

  2. Joaocesar says:

    Assim se correr mal a culpa foi da maquina.

  3. Filipe R says:

    Bem vindos ao fim do mundo. Uma máquina que decide sem bom senso. Assim se houver algum problema não há culpados …. Vergonha. Enterrem se. Não prestam, não valem nada.

  4. José incrivel says:

    Vai ser lindo ver a eficiencia do chatgpt e depois as ambulancias e bombeiros sempre atrasados a falhar. Isto so la vai com 100% da IA na saude e ensino

  5. pdsermqq says:

    Tem tudo para correr bem…

  6. José Martins says:

    A IA é uma boa medida a inserir no INEM…mas talvez no cérebro do seu presidente e órgãos diretivos.
    Talvez assim tomem decisões em prol de um melhor socorro aos cidadãos.

  7. Joca says:

    Não tem que ser chamadas de emergência médica. Disse o responsável António Pombeiro:
    “Em determinadas situações temos períodos de espera motivados por congestionamento de chamadas, isto quando há incidentes ou eventos que envolvam muita publicidade, muita gente a visualizar o que está a acontecer, toda a gente tem a iniciativa de ligar para o 112”, dando o exemplo de incêndios urbanos.

  8. Maria Do Carmo says:

    Pelos comentários aqui dos gentios no contra, tudo indica que vai ser um sucesso. Espero ver mais implementação de AI em áreas como esta, onde o ser humano tem função repetitiva e pacata, que até um cão treinado conseguiria fazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.