O ChatGPT e a IA vão passar a tratar das chamadas de emergência no 112
A IA baseada no ChatGPT irá gerir o atendimento das chamadas para o 112. Esta mudança acontecerá a partir de 2025 e em alturas de congestionamento. O governo tem um projeto-piloto a decorrer e se for bem sucedido irá começar a ser usado no atendimento de chamadas de emergência médica.
O ChatGPT vai tratar das chamadas para o 112
Este anúncio foi feito pelo secretário-geral adjunto da Administração Interna, António Pombeiro, que revelou que se está a trabalhar num projeto-piloto. Referiu que esta é uma tecnologia muito recente e que por isso existe a necessidade de se fazerem muitos testes.
A utilização do ChatGPT e da IA será feita em momentos perfeitamente identificados, em especial quando exista um afluxo grande de chamadas. Estas são situações pontuais e que acabam por resultar em afluxos de chamadas anormalmente elevados.
Como estes recursos estão dimensionados para situações normais, estas alturas de maior tráfego geram tempos de espera elevados. Assim, a ideia é que a interface inicial atenda a chamada, avalie o problema e defina o tipo de apoio necessário. O ChatGPT e a IA deverão dar sempre uma resposta numa linguagem natural.
Humanos apoiam a IA nas chamadas de emergência
Segundo revelou António Pombeiro, quem comunicar com o 112 não deverá perceber que está a falar com um sistema de IA como o ChatGPT. Para aprimorar estas respostas e a capacidade do sistema, vai haver ainda um período de testes com chamadas simuladas.
Há também uma garantia: o segundo interveniente na avaliação terá de ser sempre um humano. O sistema de IA nunca levará a chamada para o 112 até ao fim. Também foi garantido que o sistema irá funcionar com esta ajuda do ChatGPT apenas em alturas de maior congestionamento de chamadas.
A pergunta natural foi também se a ideia é substituir pessoas no sistema. O secretário-geral adjunto da Administração Interna rejeitou a ideia, revelando que este passo pretende reforçar os meios operacionais, automatizando-os, mas mantendo um humano a apoiar todas as chamadas.
Este artigo tem mais de um ano
Boa medida, é vergonhoso termos policias e enfermeiros a atender chamadas o objetivo tem que ser no futuro a IA tratar de 90% das chamas para podermos por 90% da força humano em trabalho e não a atender chamadas
+1
A sério? vais confiar a saúde da tua mulher,filho etc nas mãos de 1 bot que reúne informação da internet?
Mesmo que a chamada eventualmente passe para 1 humano, acho que todos sabemos que cada segundo é decisivo, e se o bot te dar mal uma indicação ou falhar a dar uma como é?
Recentemente houve aquele caso daquele advogado que usou o ChatGPT no tribunal e o bot inventou casos, é isso que queres para a tua família ?
Acho que existe msm uma enorme falta de conhecimento geral das pessoas em relação ao que é ao certo o ChatGPT…
Sim confio a 95%, como disses te e bem todos os segundos são decisivos e entre uma IA que atende em 1 segundo e um humano que atende em 1 minuto vou optar por poupar 59 segundos.
Uma IA pode reunir informações na internet(que só por acaso é meio mais eficiente do mundo) ou pode ter acesso a todos os casos médicos dos últimos 100 anos documentados na europa que é mais que qualquer pessoa que coloques a atender chamadas.
Para finalizar a IA não vai dar nenhuma injeção só vai dar indicações e reunir informações para enviar o INEM, a ideia de que uma pessoa é mais correta do que um sistema com acessos a todos os casos clínicos da europa é só errado não dá para competir.
Eu sei muito bem o que é o chatGPT que neste momento pouco mais passa de um motor de busca no entanto a aplicação de uma IA no mundo real tem possibilidades infinitas
Sim, há uma “uma enorme falta de conhecimento geral das pessoas em relação ao que é ao certo o ChatGPT” … e a diferença entre o ChatGPT-3.5 (gratuito, com informação até setembro de 2021 e sem acesso à internet) e o ChatGPT-4 (pago, com acesso à internet).
E a outra falta de conhecimento é que pode ser “especializado”, ou seja, em vez de responder a tudo e a mais alguma coisa e ficar enredado com as perguntas /e “alucinar”), ficar circunscrito a um conjunto de questões, com as respostas sempre certas.
Um exemplo, impossível de alucinar, a assistente da Chave Móvel Digital (é preciso por Avatar ativo “on”).
https://eportugal.gov.pt/servicos/assistente-virtual-para-servicos-publicos
Mas o que foi dito é que o “assistente IA 112” não substituía os operadores, será accionado em períodos de congestionamento, por exemplo um incêndio urbano em que há muita gente a ligar para o 112 e em que o tempo de espera chega aos 6 minutos. Se o “assistente IA”, numa situação dessas, separar os casos que são de facto uma emergência, por certo salva vidas. Em todo o caso, faltam muitos testes. A data prevista é 2025.
Assim se correr mal a culpa foi da maquina.
Ora aí está!
Bem vindos ao fim do mundo. Uma máquina que decide sem bom senso. Assim se houver algum problema não há culpados …. Vergonha. Enterrem se. Não prestam, não valem nada.
Vai ser lindo ver a eficiencia do chatgpt e depois as ambulancias e bombeiros sempre atrasados a falhar. Isto so la vai com 100% da IA na saude e ensino
Tem tudo para correr bem…
A IA é uma boa medida a inserir no INEM…mas talvez no cérebro do seu presidente e órgãos diretivos.
Talvez assim tomem decisões em prol de um melhor socorro aos cidadãos.
Não tem que ser chamadas de emergência médica. Disse o responsável António Pombeiro:
“Em determinadas situações temos períodos de espera motivados por congestionamento de chamadas, isto quando há incidentes ou eventos que envolvam muita publicidade, muita gente a visualizar o que está a acontecer, toda a gente tem a iniciativa de ligar para o 112”, dando o exemplo de incêndios urbanos.
Pelos comentários aqui dos gentios no contra, tudo indica que vai ser um sucesso. Espero ver mais implementação de AI em áreas como esta, onde o ser humano tem função repetitiva e pacata, que até um cão treinado conseguiria fazer.
Acho que o melhor local onde se poderia aplicar é na Assembleia da República