Netflix está a contratar para trabalho em IA por 900 mil dólares
O trabalho de criação baseado em Inteligência Artificial está a crescer e será uma tendência dentro de muito pouco tempo, segundo avançam os especialistas. Escrever uma série e criar um roteiro é tarefa que hoje os sistemas de IA generativa já são capazes de fazer e parece que a Netflix é uma das que quer crescer nessa área. Uma oferta de trabalho para um especialista em IA está a ser divulgada com uma remuneração máxima de 900 mil dólares por ano.
Numa altura em que existem produções em pausa por causa das greves de atores, escritores e guionistas, em Hollywood, a Netlfix vem adicionar mais um problema à equação. A empresa abriu uma vaga de trabalho para um gestor de produto da plataforma de machine learning. Eventualmente, se estiver interessado pode candidata-se ao emprego, com um atrativo salário que pode começar nos 300 mil dólares e ir até aos 900 mil dólares anuais.
Estamos a falar num salário que pode ir até aos cerca de 3500 dólares por dia! A grande questão e que está a provocar indignação, é que muitos atores estão a ganhar apenas 200 dólares por dia.
Além disso, o papel que a IA desempenhará na criação de entretenimento futuro é um ponto-chave do debate para ambas as partes em greve.
A lista de emprego indica que a IA será usada para "criar um ótimo conteúdo" e não apenas desenvolver novos algoritmos para recomendar programas e filmes. A publicação também faz alusão a um esforço de longo alcance da gigante do streaming para integrar a inteligência artificial em "todas as áreas do negócio". Uma secção separada no site da empresa diz que a Netflix usa IA "para otimizar a produção de filmes e programas de TV originais".
MAs este não é o único anúncio de emprego de IA da empresa com grande salário. A Netflix também está a contratar um diretor técnico para IA generativa no seu estúdio de jogos em expansão, que paga um salário anual de até US$ 650.000. Atualmente a Netflix atualmente já tem um reality show espanhol chamado Falso Amor, que faz um registo dos rostos dos concorrentes para criar “deepfakes” gerados por IA e o seu estúdio de jogos integra IA generativa para compor narrativas e diálogos.
Segundo a SAG-AFTRA, recentemente, um grupo de atores terá rejeitado uma proposta da Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP) que oferecia 200 dólares aos artistas por dia, para que os seus rostos fossem registados para uso futuro em produções criadas por IA.
Este artigo tem mais de um ano
Um “especialista em IA”, não confundir com um recém-licenciado estagiário.
É a despesa em “especialistas em IA” que eleva o desenvolvimento de sistemas de IA para milhares de milhões de dólares (a Microsoft, ao financiamento inicial de perto de 1.000 milhões de dólares à OpenAI, para o ChatGPT e outro sistemas, anunciou, no início de 2023, um financiamento adicional de 10.000 milhões de dólares, a vários anos),
“A grande questão e que está a provocar indignação, é que muitos atores estão a ganhar apenas 200 dólares por dia.”
Não vejo aqui polémica nenhuma, até seria estranho o oposto.Porque haveria um ator ganhar mais por dia que um especialista técnico de algo que pode ser tão disruptivo?
simples: um actor dá no imediato muito mais dinheiro a ganhar à NetFlix que um especialista técnico a curto prazo. é uma questão de “time to market”: se o actor permitir que o filme estreie mais cedo, irá rendar mais.
Já um “especialista técnico” irá demorar tempo a desenvolver, implicando custos adicionais em hardware e software a adquirir, etc….e não será apenas 1 “especialista técnico”, serão vários, com o risco acrescido da fuga de cérebros para a concorrencia.
Um actor, depois de fazer o filme, não representa fuga de conhecimentos para outras produtoras. Um “especialista técnico” enquanto desenvolve, e depois de desenvolvido, poderá receber ofertas maiores e fugir para a concorrencia, deixando um prejuizo à Netflix, que irá demorar mais tempo a atingir o “break-even” do investimento.
Tendo em conta o risco/beneficio, claramente que os actores são muito mail pagos. Não digo que o “especialista técnico”, sénior, não mereça 900K/ano, mas 200/dia por um actor parece-me muito pouco. Um junior IT (programador) em outsourcing custa mais às empresas que subcontratam…e não tem nem de perto nem de longe o mesmo rendimento!
é apenas uma questão de produtividade e rentabilidade imediata!
e o resto … “para que os seus rostos fossem registados para uso futuro em produções criadas por IA.”
Sempre pode passar, digamos por alto, dois dias e ganhar 400 usd, para registar o seu rosto e depois ver até ao infinito a sua imagem passar em qualquer produção feita pela IA ….. penso que já consegue deuduzir o resto.
Cá para mim esta nova temporada de Black mirror foi feita por IA, fraquinha fraquinhaaa
“Estamos a falar num salário que pode ir até aos cerca de 3500 dólares por dia! A grande questão e que está a provocar indignação, é que muitos atores estão a ganhar apenas 200 dólares por dia.” Anedótica esta comparação. Que é que uma coisa tem a ver com outra? Qt ganha um jogador de NBA? Quanto ganha o tiger woods?