Após despedir 1500 pessoas, Elon Musk entrega o futuro do Grok a um jovem de 20 anos
A xAI, empresa de inteligência artificial (IA) de Elon Musk, está novamente no centro das atenções após uma vaga de despedimentos em massa. A controvérsia adensa-se com a nomeação de um jovem de 20 anos recém-licenciado do ensino secundário para liderar o desenvolvimento do seu produto estrela, o Grok.
Quem é o jovem de 20 anos responsável pelo Grok?
As decisões erráticas e, por vezes, polémicas de Elon Musk nos seus vários projetos parecem não ter fim à vista. O mais recente episódio controverso voltou a colocar o magnata sob escrutínio, não apenas por ter despedido cerca de 1500 funcionários da sua empresa xAI, mas sobretudo pela figura escolhida para resolver os problemas que levaram a esta reestruturação drástica.
O novo líder responsável pelo desenvolvimento do Grok - o chatbot de IA e produto principal da xAI - é Diego Paisini, um jovem que concluiu o ensino secundário em 2023. Esta jovem promessa do setor tecnológico terá a seu cargo a implementação das mudanças e melhorias na IA integrada na rede social X.
Contudo, os seus primeiros passos indicam que o seu modus operandi poderá não ser muito diferente do seu chefe.
De acordo com um perfil publicado pelo portal Business Insider, com base em informações do LinkedIn, Paisini é um jovem estudante de Informática que frequentava a Universidade da Pensilvânia. Após a sua contratação pela xAI, o seu percurso académico encontra-se agora em pausa.
Durante o ano de 2024, foi estagiário na empresa de investimentos Contrary, que, por sua vez, colaborou com empresas proeminentes como a Anduril Technologies (tecnologia de defesa) e a Replit (software para desenvolvimento de bots de IA).
Um estilo de liderança que espelha o de Musk
Apesar da sua juventude e aparente inexperiência, Paisini parece ter assimilado rapidamente a filosofia de gestão exigente de Elon Musk. Uma das suas primeiras ações como novo líder de desenvolvimento do Grok foi convocar uma reunião geral com os funcionários, na qual, segundo o Business Insider, garantiu que não haveria mais despedimentos.
No entanto, na semana de 15 de setembro, cerca de 100 trabalhadores da xAI foram dispensados, reduzindo a equipa que agora lidera para 900 pessoas.
É importante notar que Paisini não é o primeiro jovem da Geração Z a assumir um cargo de elevada responsabilidade nas empresas de Elon Musk. O proprietário do X já demonstrou uma clara preferência por jovens prodígios, como Luke Farritor, de 24 anos, e Edward Coristine, de apenas 19.
Farritor é uma das figuras de proa do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), um organismo criado por Donald Trump especificamente para Elon Musk após a sua reeleição, e que continua a operar apesar do rompimento de relações entre ambos. A sua especialidade é o uso de IA para otimizar o funcionamento do governo.
Por sua vez, Coristine também fez parte do DOGE e chegou a ser estagiário na Neuralink, outra das empresas de Musk. Contudo, abandonou o organismo governamental pouco depois de Musk se ter afastado da sua liderança.
Leia também:






















xAI é o nome da empresa Grok é o nome do chatbot (produto de IA desenvolvido pela XAI).
Embora não fossem conhecidos números certos de trabalhadores da xAI nas diferentes áreas, a sua “equipa de anotadores”, a maior, tinha 1.500 “tutores generalistas da IA (anotadores de dados)”, ou seja, os que forneciam e rotulavam os dados usados para “ensinar” o Grok a pensar e responder a perguntas.
Em setembro de 2025, a xAI realizou uma reestruturação:
– decidiu que não precisava de tantos “tutores generalistas”, pelo que despediu 500 (1/3, ficaram 1.000)
– e iria contratar um número de “tutores especialistas”, em diversas áreas, que seriam em número superior aos “generalistas” despedidos.
Após a reestruturação, que também levou à saída de nove funcionários seniores, Diego Paisini assumiu a “equipa de anotadores”. Chegou à xAI em janeiro de 2025, depois vencer um hackathon (para simplificar, um concurso de talentos) da empresa.
Agora … por ter assumido a “equipa de anotação” do Grok, Paisini passou a ser o principal responsável pelo Grok, como aparece no post? Pois … andei a pesquisar, todos reconhecem a importância de Paisini e da sua “equipa de anotação” … mas mais ninguém afirma isso.
Infelizmente será este p caminho de muitas empresas tecnológicas. Uma IA e poucos humanos farão o trabalho de muitos…
Mais um que devia de ir para um planeta, bem longe daqui.
A Vida da Razão
Tem tudo para correr bem! XD
Se calhar esse gajo de 20 anos é melhor que 80% das chefias portuguesas, que nem a capacidade de senso comum têm.