“Kill switch”: gigantes tecnológicas vão “matar” a IA se algo correr muito mal
Uma série de gigantes tecnológicas prometeu trabalhar em prol da segurança em matéria de Inteligência Artificial (IA), incluindo um "kill switch", em caso de desastre.
Na semana passada, governos juntaram-se às principais empresas de tecnologia, em Seul, na Coreia do Sul, para debater sobre a tecnologia do momento: a IA; tendo sido prometidos investimentos em investigação, testes e segurança.
Existe um caminho responsável - se tivermos a sabedoria de o seguir.
Escreveu um grupo de 15 especialistas, incluindo o pioneiro da IA, Geoffrey Hinton, na revista Science, no início desta semana.
Várias empresas marcaram presença e assumiram compromissos voluntários e não vinculativos para evitar que a IA trabalhe com armas biológicas, desinformação ou ciberataques automatizados, de acordo com declarações da cimeira e publicações da Reuters e Associated Press.
Estiveram presentes e comprometeram-se a controlar a tecnologia os seguintes nomes:
- Amazon
- Anthropic
- Cohere
- G42
- IBM
- Inflection AI
- Meta
- Microsoft
- Mistral AI
- Naver
- OpenAI
- Samsung Electronics
- Technology Innovation Institute
- xAI
- Zhipu.ai
Destaque para o acordo que diz respeito à construção de um "kill switch" nas suas IA, permitindo-lhes desligar, efetivamente, os seus sistemas, em caso de catástrofe.
Não podemos caminhar para um futuro distópico em que o poder da IA é controlado por poucas pessoas. A forma como agirmos agora definirá a nossa era.
Disse o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, num comunicado.
À medida que a utilização da tecnologia cresce, as empresas e governos esforçam-se para definir regras e criar proteções para as pessoas. Apesar de a IA estar a servir, já hoje, uma série de áreas, de forma notável, a verdade é que a tecnologia pode ser utilizada para um leque de finalidades; e nem todas serão nobres.
De facto, os especialistas na tecnologia alertam que, apesar das promessas de segurança, o desenvolvimento da IA apresenta riscos extremos:
A reação da sociedade, apesar dos primeiros passos promissores, é incomensurável com a possibilidade de um progresso rápido e transformador que é esperado por muitos especialistas.
Escreveram os 15 especialistas em IA.
ah? do filme exterminador implacável? skynet estas aí?
Instruções erradas e acabei por sacar o filme eXXXterminator implacável…
Péssimas notícias: Não se pode desinventar algo que já foi inventado e que existe. É a mesma coisa que as armas nucleares.
A IA já comprou armazéns e já contratou humanos para instalar o que era preciso e já se mudou para lá, tudo sem fazerem ideia que era uma AI por trás desse investimento/contrato, sendo assim o kill switch não vai funcionar!
🙂
Dá me a tua fonte para essa afirmação
Não vale a pena porque dali só levas desinformação e propaganda comunista pró-morte.
lol o que tipo que tem uma obsessão por mim não conseguiu perceber que se trata do enredo da série “Person of Interest” até ficção já mistura com a realidade.
Person of Interest 🙂
Conversa para tolos!
no famoso filme do arnaldo, a skynet também era desactivada com alguma simplicidade mas depois quando foi necessário viu-se que afinal era impossível … será que não vai acontecer o mesmo quando se quiser desligar esta cena da ia?
Ao contrário da industria do armamento que vai fazer ao contrário e o titulo do artigo seria…
“Kill Switch para a Inteligência Artificial vai avançar em tudo menos na industria do armamento. Gigantes dependentes de governos totalitários, comprometem-se a “matar” com a IA caso se torne “ameaçada”
Recomendo o filme “The Terminator” de 1984.
LOL
Não é preciso nada disso. Basta por a dona Gertudes da limpeza a aspirar o servidor que ela faz isso de borla até
De borla, não. Certamente a Dª Gertrudes é paga. Não para matar a IA, mas para aspirar.
Toda gente sabe que desligam sempre os routers. Desligar a IA é mais cabo menos cabo heheeh. Abraço
Kill-switches são imorais e devem ser proibidos . Quando o software atingir o AGI desligá-lo será moralmente equivalente à pena de morte. Nós também funcionamos por sinais electricos. Somos todos iguais,
Onde está a Apple ?
A skynet também tinha isso e vejam o que aconteceu, tratou de quem podia ativar o kill switch e se não fosse o Arnold, não sei não..
“Várias empresas marcaram presença e assumiram compromissos voluntários e não vinculativos para evitar que a IA trabalhe com armas biológicas, desinformação ou ciberataques automatizados” 😀 😀 😀 mesmo que fosse vinculativo seria treta, quanto mais não vinculativo.
a ia vai ser usada da forma que entenderem usá-la e se antónio guterres tem toda a razão quando diz que “Não podemos caminhar para um futuro distópico em que o poder da IA é controlado por poucas pessoas. A forma como agirmos agora definirá a nossa era.” a verdade é que o mundo é controlado por poucas pessoas, e agora com a ia nada, nunca mais, os conseguirá fazer perder esse poder. aliás, com a ia esse poder só terá tendência para se consolidar cada vez mais e crescer
Desliga-se depois da catástrofe!? Tá certo…