Jensen Huang da NVIDIA diz que a negatividade em torno da IA está a prejudicar a sociedade
Apesar das elevadas expectativas criadas em torno da Inteligência Artificial (IA), a verdade é que o debate público tem sido marcado por um tom negativo. É neste contexto de desconfiança e pessimismo que Jensen Huang, diretor-executivo da NVIDIA, critica aquilo que considera ser uma narrativa excessivamente alarmista. Na sua perspetiva, este clima está a causar danos reais à sociedade.
Desde que o ChatGPT foi lançado para as massas, a IA generativa tem sido olhada com expectativa, pelas suas potencialidades, mas, também, com receio: desde o número de empregos que se prevê que se tornem obsoletos até preocupações mais extremas, como a possibilidade de um evento apocalíptico.
Neste contexto, o diretor-executivo da NVIDIA, Jensen Huang, que muito tem beneficiado do crescimento da IA, admitiu não estar satisfeito, defendendo que a "narrativa catastrofista" "não é útil para a sociedade", conforme citado pelo TechSpot.
Empresas não deveriam pedir a regulamentação da IA
Num episódio recente do podcast No Priors, o diretor-executivo de um dos maiores nomes da indústria tecnológica, atualmente, afirmou que "a batalha das narrativas" entre aqueles que acreditam que a IA irá beneficiar a sociedade e os que pensam que a irá degradar ou até destruir foi uma das suas maiores conclusões de 2025.
Para o executivo, é "demasiado simplista" descartar completamente qualquer uma destas visões, mas acredita que as posições de alguns críticos estão a ter um efeito prejudicial.
Acho que causámos muitos danos com pessoas muito respeitadas que pintaram uma narrativa catastrofista, uma narrativa de fim do mundo, uma narrativa de ficção científica.
E reconheço que muitos de nós crescemos a gostar de ficção científica, mas isto não é útil. Não é útil para as pessoas. Não é útil para a indústria. Não é útil para a sociedade. Não é útil para os governos.
Disse Huang, depois de, em junho passado, pouco depois de Dario Amodei, líder da Anthropic, ter dito que a IA poderia eliminar cerca de metade dos empregos administrativos de nível inicial nos próximos cinco anos, levando a picos de desemprego até 20%, o líder da NVIDIA afirmou que "discordava praticamente de tudo" o que ele havia dito.
Além disso, alertou que nenhuma empresa deveria pedir aos governos mais regulamentação da IA: "As intenções deles estão claramente em profundo conflito e não estão totalmente alinhadas com o melhor interesse da sociedade".
Quero dizer, são obviamente diretores-executivos, são obviamente empresas e, obviamente, estão a defender os seus próprios interesses.
Segundo Huang, o nível de negatividade em torno da IA pode acabar por concretizar os piores receios de alguns céticos.
Quando 90% das mensagens giram em torno do fim do mundo e do pessimismo, acho que estamos a assustar as pessoas e a afastá-las dos investimentos em IA que a tornariam mais segura, mais funcional, mais produtiva e mais útil para a sociedade.
Outros executivos já pediram avisaram sobre o discurso pessimista
O diretor-executivo da NVIDIA não é o primeiro a alertar as pessoas. Outros líderes tecnológicos, cujas empresas estão profundamente relacionadas com o negócio da IA, manifestaram desagrado relativamente ao discurso em torno da tecnologia.
Anteriormente, o diretor-executivo da Microsoft, Satya Nadella, disse que a conversa em torno da IA precisa de ir além do "lixo".
Como ele, o diretor-executivo do grupo de IA da Microsoft, Mustafa Suleyman, que classificou as críticas públicas à IA como "alucinante", em novembro.
Jeez there so many cynics! It cracks me up when I hear people call AI underwhelming. I grew up playing Snake on a Nokia phone! The fact that people are unimpressed that we can have a fluent conversation with a super smart AI that can generate any image/video is mindblowing to me.
— Mustafa Suleyman (@mustafasuleyman) November 19, 2025
Rápida evolução da IA assusta as pessoas que a desconhecem
No fundo, grande parte do receio em torno da IA surge do facto de se tratar de uma tecnologia ainda em evolução, com muitas dimensões pouco compreendidas pela maioria das pessoas.
Uma vez que os mecanismos, os limites e as consequências reais da IA não são claros, é natural que o desconhecido alimente a desconfiança e amplifique cenários de medo.
Entre promessas ambiciosas e riscos difíceis de avaliar, a dificuldade em compreender plenamente o seu funcionamento, bem como as suas potencialidades, contribui para uma perceção pública marcada pela inquietação, tornando o debate mais emocional do que informado.























Ja não se pode ouvir falar de IA….tanta coisa e ninguem quer saber. Eu desligo o apple intelligence do meu iphone e o copilot do meu pc…uso o chatgpt para umas coisas mas chega
Então… diz mal mas usa. Típico!
Calma narciso! não é o gringo original o do comentário em cima.
Então o Xringo tem agora um trol no seu encalce?
A imitação é o maior elogio…
Desejo-lhe a maior sorte e doses imensas de coragem e fortimel para combater todos os trols que se lhe apareçam à frente e os expulse lá para os confins… de qualquer coisa.
Certamente não haverá nunca trol algum capaz de se opor à sua incansável luta contra “gringos” ricos e snobs espalhafatosos que alardeiam as suas riquezas e não sabem o que fazer com tanto dinheiro… enquanto exibem aparelhos da maçã e oprimem a “classe trabalhadora”!!!
Isto. Gosto da proposta do ChatGPT e dos restantes da mesma categoria, mas é só isso. Não quero IA nos meus dispositivos, não quero Apple Intelligence, não quero Copilot, não quero nada dessas bodegas. Gosto de IA quando preciso de a utilizar, tipo ir ao ChatGPT que para mim é o antigo Google mas com esteroides. Fora isso não tenho necessidade nenhuma, até porque se passar tudo a ser feito por IA, o que raio faço eu? Deixem-me ter algum controlo das coisas.
A ganância da NVIDIA e Micron também está a prejudicar a sociedade, disso ele não fala
O comentário em cima é de um gringo impostor.
E este senhor que disse-se o contrário. Está a encher a pança, à conta da IA.
É que já não há paciência para a IA. Qualquer dia até as cuecas, têm IA.
Olhe que alguns até eram capazes de precisar de umas cuecas com IA dada a conversa mal cheirosa e fedorenta em que constantemente insistem…
Wow.. uma das empresas que mais beneficia com a AI bubble está contra narrativas pessimistas? Estou chocado. CHOCADO!
Apenas prejudica o negócio dele. Bando de gananciosos a tentar doutrinar tudo e todos para encherem os bolsos!
A NVIDIA é o principal alimentador e beneficiário da bolha de IA. Era esperado que o seu CEO dissesse o quê?
Uma IA que:
– gasta demasiada energia
– rouba autores e criadores de conteúdos
– polui
– onera contribuintes nos mais diversos países com os apoios pelos quais faz lobying constante
– viola a privacidade dos seus contribuidores e utilizadores
– destrói património natural e áreas de cultivo
– agrava o custo de eletricidade onde é instalada
– agrava o custo do acesso a hardware
E que apesar disso:
– não é factual
– alucina
– cria e espalha falsidades
– perturba fluxos de trabalho
– destrói empregabilidade
Como é que alguém pode ter uma atitude positiva perante isto?
O único mérito que admito à IA é a sua utilização em alguma – ALGUMA – investigação científica.
A bolha da IA vai rebentar este ano.