IBM vai substituir 7.800 funcionários por Inteligência Artificial
A inovação é necessária, mas também traz alguns pontos menos positivos. No que respeita à Inteligência Artificial, por exemplo, existem algumas preocupações associadas ao impacto que esta tecnologia terá a nível do trabalho. E as últimas informações mostram que a gigante IBM irá substituir 7.800 dos seus funcionários por IA.
Muito se tem falado sobre a inteligência artificial e a sua integração em várias das nossas tarefas do dia-a-dia. No final do mês de março informámos que esta inovação iria provocar um boom de produtividade dentro de 10 anos, no entanto tal também iria afetar cerca de 300 milhões de empregos, podendo até ajudar à extinção de algumas profissões, como cargos administrativos e advogados. E o impacto da IA no trabalho das pessoas acaba por ser uma das maiores preocupações que este segmento levanta.
IBM vai substituir 7.800 funcionários por Inteligência Artificial
De acordo com as mais recente informações reveladas pelo Bloomberg, a IBM irá suspender a contratação para funções que a Inteligência Artificial poderá executar. Ou seja, estamos então a falar de 7.800 trabalhos que poderão ser perdidos a curto e médio prazo para a IA. Já em fevereiro, o executivo disse que era bom que a IA assumisse alguns postos de trabalho.
Estas anotações foram deixadas pelo CEO da IBM, Arvind Krishna, durante uma entrevista de Nova Iorque no dia 1 de maio. Segundo o executivo, a empresa estima suspender a contratação de cargos que acredita que poderiam ser substituídos pela IA ao longo dos próximos anos. Em concreto, Krishna disse que a contratação para cargos administrativos, como recursos humanos, será suspensa ou retardada. E sendo que são cerca de 26.000 trabalhadores em trabalhos não voltados para o cliente, o CEO diz que "poderia ver facilmente 30% ser substituído por IA e automação num período de 5 anos".
Krishna adianta que as tarefas mais comuns, como fornecer cartas de verificação de empregos ou migrar funcionários entre departamentos, provavelmente vão tornar-se automatizadas. Por outro lado, estima que algumas funções de recursos humanos, como avaliar a produtividade da força de trabalho, não serão substituídas durante a próxima década.
Atualmente, a IBM emprega cerca de 260.000 pessoas e ainda continua a contratar trabalhadores para funções de desenvolvimento de software e atendimento ao cliente. O executivo diz que atualmente é mais fácil encontrar talentos do que há um ano.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Bloomberg
Estas cabeças brilhantes, que na vez de olhos têm símbolos de mais lucros ou seja mais dinheiro, não pensam em quem até agora lhes têm enchido o Odre de cifrões. Pobres mortais um dia acordam e vêm o Mundo a ruir. Já faltou mais, para meu desalento, pelos filhos, netos e bisnetos.
Claro, és patrão e podes fazer o teu negócio de forma mais eficiente com menos custos e menos chatices, o que vais escolher?
Tarefeiros é coisa do passado e torna todo o processo ineficiente, acho muito bem, as pessoas têm que se especializar e tornarem-se úteis, não serem simples macacos de repetição.
Agora profissões de futuro são exatamente aquelas que hoje em dia não podem ser feitas em teletrabalho
Pois, vamos todos para os trabalhos mais manuais como agricultura ou pesca entre outros.
pois.. mas um par de pessoas com maquinas pesadas com IA substituem 1k ou mais pessoas
e é bem preciso pessoa para essas areas
Portanto menos 7800 pessoas (diretas), falta ainda outros tantos milhares indiretamente, com menos recursos financeiros para comprar coisas ou serviços… acho que sim, é só o princípio do fim do modelo capitalista… já que cada vez mais o poder de comprar vai cair…
O pessoal de IT batia palmas à IA. Pensavam que nunca seria substituídos. É uma questão de tempo até sermos todos substituídos.
Ninguem do IT é susbtituido, alias so vai criar mais posto de trabalho, mas em areas diferentes.
A unica diferença é que o trabalho chato que davas aos 20 estagiarios, ou aqueles que perferem estar estagandos no tempo. Agora a IA faz. sem birrras de “recebo pouco” não ainda não sei fazer nada e estou a aprender.
Ha uns anos com a invenção dos PCs, tambem ias acabar com as escritorarias e as com malta de escritorio…. o que aconteceu??? criou ainda mais desses postos, e tornou essas pessoas mais eficentes.
Antigamente a Nvidia tinha uma equipa dedicada aos updates da Geforce. Atualmente recorre à AI para isso, não sendo assim necessário essa equipa.
Vives na ilusão que o teu trabalho não vai terminar. Em 10 anos qualquer pessoa conseguirá programar através de AI.
Fonte: Vários especialistas na área, como Jen-Hsun Huang. Deves pensar que o pessoal de IT são todos super inteligentes e que nunca serão substituídos. Assim que surgir a oportunidade, as empresas irão fazê-lo. É mais barato.
“Em 10 anos qualquer pessoa conseguirá programar através de AI.” achas que será mesmo assim? Talvez para criar pequenas websites, ou pequenos softwares. Agora para sistemas complexos, que atualmente demoram anos… tenho a minha dúvida. Serão sempre pessoas de IT, embora com a ajuda de IA…que será uma excelente ferramenta. Outsystem, lembras-te? também iria fazer milagres… e faz!! mas nem lá perto de eliminar pessoal de IT.
Era tão bom poder usar IA para substituir as centenas de parasitas que temos na Assembleia da República.
E se calhar a correr leeeentamente num ZX Spectrum de 48K chegava e sobrava para ser mais produtiva 🙂
Ora 300 milhões diretos fora os indiretos, claro.
Já são menos estes milhares …
Bom, se por cada AI utilizada pagar aos Estado os mesmos impostos como se fosse um trabalhador possibilitaa manutenção de clientes ( no nosso caso claro … o de Portugal … ) ou nada disso vai existir e muita pessoa acabará por ser segregada ( como estãoa fazer nos dias de hoje por cá … aos menos novos … ), mas imagino os que estão acabar os cursos ou em vias de … e mesmo alguns dos fresquinhos que já estão no activo chegarem à conclusão que o ” tapete ” lhes foi tirado … como aos menos novos … e talvez não tenha muita piada o resultado … para ninguém a não ser para muito poucos …
A ver vamos o que as ” elites ” vão fazer mas não me parece que saia coisa boa …
com um jeitinho ainda vai tudo virar ” refugiado ” …
An Open Reproduction of LLaMA ( http://github.com/openlm-research/open_llama )
De certezinha que os chefoes quando virem aqueles graficos que eles tanto adoram, vao comecar a esfregar as maos. Somos humanos mas isso e para encher chouricos, nos queremos e numeros e contas bancarias recheadas. A ia veio faciliar a vida a muita empresa. Vamos ver como corre nestes tempos vendavais. Algo de bom nao vira, dada a natureza humana e gananciosa que muitos de nos conhecemos bem. Depois se chegar a extremos vamos ver quanto tempo vao demorar ate aprenderem com isso. So irao aprender quando sentirem na pele. Ate la e ver a reducao de custos a entrar nas contas. Estamos a entrar numa fase de transformacao material espiritual. Sim a espiritualidade tambem faz parte da vida. E nao pensem que e so o dinheiro que costa nisto. Mas ha uma coisa a lembrar, isto so e permitido ate Deus permitir. Ninguem esta acima disso.