Hora da Google se preocupar? Motor de pesquisa do ChatGPT lançado pela OpenAI
A OpenAI tem procurado alargar a oferta que tem no ChatGPT em muitas áreas. Para além de criar novos modelos, mais rápidos e mais inteligentes, quer também novas funcionalidades. A mais recente vem colocar pressão na Google, por entrar no seu campo. O motor de pesquisa do ChatGPT prometido há algum tempo foi finalmente lançado pela OpenAI.
Motor de pesquisa do ChatGPT lançado
A OpenAI deu um passo revolucionário no campo da inteligência artificial. Na sua última atualização, a empresa adicionou a capacidade de acesso à Internet em tempo real ao ChatGPT. Assim, será agora possível fazer chamadas através da Internet através do ChatGPT.
A OpenAI adicionou oficialmente a opção de pesquisa na Internet para o ChatGPT. Com esta atualização, o ChatGPT irá remover a restrição que limita a sua base de conhecimento. Agora os utilizadores poderão aceder a informação em tempo real e receber respostas muito mais atualizadas e completas.
Anteriormente ChatGPT; apenas foi capaz de gerar respostas com base em dados de treino. Graças à nova funcionalidade, a inteligência artificial poderá fazer pesquisas na Internet utilizando motores de pesquisa como o Bing. Assim, apresentará páginas web, imagens, mapas relevantes e muito mais diretamente na interface de conversa.
OpenAI vem trazer pressão para a Google
O OpenAI oferecerá agora a capacidade de pesquisar chats anteriores por palavra-chave no ChatGPT. Assim, os chats antigos estarão facilmente acessíveis. Na introdução da nova funcionalidade, a OpenAI revelou que o ChatGPT pesquisa temas como o preço das ações, notícias e negócios locais. A inteligência artificial pode corrigir instantaneamente os resultados interpretando as perguntas após a pesquisa.
A opção de pesquisa na Internet está atualmente disponível para todos os utilizadores do ChatGPT através do desktop, aplicações móveis e outras plataformas. Embora existam algumas limitações ao acesso gratuito, a OpenAI vê esta funcionalidade como um avanço significativo em relação a rivais como o Microsoft Copilot e o Google Gemini.
Na verdade, a nova funcionalidade funciona de forma semelhante à Pesquisa Google. No entanto, será possível interpretar as ligações graças ao suporte de inteligência artificial. A OpenAI afirma que mais de 100 milhões de pessoas em 185 países utilizam o ChatGPT semanalmente. Estes são números surpreendentes para uma empresa de que muitas pessoas nunca tinham ouvido falar há dois anos.
+1
Como posso experimentar isso?
Dei conta de que me chegou o “modo de voz avançado” (ChatGPT para iOS 1.2024.297).
Indo a Definições do ChatGPT, em voz, os interlocutores são agora mais: Breeze, Juniper, Vale, Arbor, Spruce, Ember, Cove, Maple e Sol.
Na versão gratuita do ChatGPT pode-se usar o modo de voz avançado durante um curto período por mês. Estoirei o período disponível este mês em pouco tempo, com meia dúzia de experiências. Já me aparece o aviso que está quase esgotado.
Então como funciona a coisa na versão gratuita:
– Cada vez que se acede ao ChatGPT entra-se em “modo normal”
– Pede-se ao interlocutor que mude para o “modo de voz avançado”, ele confirma que mudou.
Que há diferenças entre os dois modos, há. Perguntei aos dois – Como posso usar o novo motor de pesquisa do ChatGPT?
– O modo normal nem sabia o que isso é
– O modo de voz avançado respondeu: Para usar o novo motor de pesquisa do ChatGPT, podes simplesmente fazer perguntas como normalmente fazes. Este novo motor foi desenhado para ser mais rápido e eficiente, proporcionando respostas ainda mais precisas. Portanto, é só colocares as tuas questões e eu tratarei de encontrar as respostas para ti!!
Ou seja, não se faz uma pesquisa separada no dito “motor de pesquisa do ChatGPT “, continua-se a por as questões como se faz habitualmente.
Claramente o que acontece com as IA gratuitas é “engodar” para se adquirir as versões pagas. Pré-instalado e integrado com a Siri, no iOS 18.2 (a lançar até ao final do ano e na UE em abril de 2025), o ChatGPT vai ganhar uma plataforma imensa de potenciais pagantes.
Através do browser, depois de entrar na conta, o diálogo digitado foi:
P: Estou a usar o ChatGPT Search?
R: Estás a usar o ChatGPT Plus com a capacidade avançada de geração de imagens (DALL-E), e também tenho a ferramenta de navegação (Search) disponível, que posso ativar para obter informações atualizadas quando for necessário. Se quiseres algo em tempo real ou sobre eventos recentes, avisa-me para eu ativar o Search!
P: Qual é a temperatura agora em Lisboa?
R (Procurou 4 sites, com os links): Neste momento, a temperatura em Lisboa está por volta de 16°C, com chuvas ligeiras e céu parcialmente nublado. A humidade está elevada, em torno de 90%, e o vento sopra a aproximadamente 16 km/h. Este tempo instável deverá manter-se durante a noite, com uma ligeira queda de temperatura
P: Podes manter o Search sempre ativo?
R: Atualmente, o Search só pode ser ativado para responder a questões pontuais que precisem de informações em tempo real ou de fontes específicas. No entanto, se precisares de atualizações frequentes sobre eventos, clima ou notícias, basta pedir, e eu ativo o Search sempre que for necessário!
Com isto acho que se percebe como funciona o ChatGPT Search, em tempo real. É só para versões pagas. Não tenho o ChatGPT Plus (pago). Li em algum lado que havia uns com versão gratuita “em lista de espera”, devo ser desses – e, provavelmente, com o uso do ChatGPT Search por um período limitado em cada mês.
Junto à caixa de input das questões aparece o clip que se vê na primeira imagem do post.
Já agora, se não se estiverem a entender, instalem no Chrome a extensão
ChatGPT Search, da OpenAI (a do link, não outra)
A extensão muda a motor de pesquisa para o ChatGPT Search.
Podem usar a barra de endereços para colocar as questões.
Mas só depois de entrarem na vossa conta é que, eventualmente, podem entrar no modo avançado.
https://chromewebstore.google.com/detail/chatgpt-search/ejcfepkfckglbgocfkanmcdngdijcgld
Já faz algum tempo que não uso o google..
Então o Microsoft Copilot é concorrente do ChatGPT?
Como é que uma coisa pode ser concorrente dela própria? Para quem ainda não sabe, a IA que alimenta o Copilot é o GPT-4 e o DALL-E 3.
Se perguntarem ao Copilot vão ouvir grilos, se perguntarem ao ChatGPT, ele diz-vos como as coisas realmente são.