Estudantes de universidades de topo admitem ter usado o ChatGPT para trabalhos
Já tínhamos visto por aqui que o ChatGPT pode ser um bom aliado dos estudantes e dos profissionais de várias áreas. Mais uma vez, há casos a corroborá-lo: estudantes de uma das melhores universidades do Reino Unido admitiram ter usado o chatbot em trabalhos.
Estudantes da Cardiff University, no Reino Unido, admitiram ter escrito ensaios com a ajuda do sistema de Inteligência Artificial (IA). Mais do que isso, disseram ter recebido muito boas notas pelo trabalho desempenhado.
Segundo a BBC, que apelidou, ficticiamente, um dos estudantes de Tom, este escreveu dois ensaios, em janeiro, um com a ajuda do ChatGPT e outro sem a mão do sistema de IA. No momento de receber as notas, percebeu que a melhor nota que alguma vez teve na universidade foi conseguida com o auxílio do chatbot.
Eu não copiei tudo palavra por palavra, mas faria perguntas que me dessem acesso à informação muito mais rápido do que o habitual.
Disse o estudante, revelando que, provavelmente, continuará a utilizar o ChatGPT para planeamento e enquadramento dos ensaios.
Por sua vez, um outro estudante apelidado de John admitiu ter recorrido ao ChatGPT "bastantes vezes" e que, provavelmente, continuará a fazê-lo enquanto puder. Conforme partilhou, utiliza-o para resumir conceitos e comparar conteúdos.
Ambos os estudantes asseguraram não utilizar o ChatGPT para escrever os trabalhos, completamente, mas antes para os afinar e adaptar.
Um pedido recente feito pela Freedom of Information à Cardiff University descobriu que, durante o período de avaliações, que decorreu em janeiro de 2023, o ChatGPT foi acedido 14.443 vezes, através da rede da Universidade. Aparentemente, no mês transato não foram registadas quaisquer visitas.
Apesar do aumento de visitas durante o período de avaliação de janeiro, a universidade acredita que não há nada que sugira que as essas tenham sido para fins ilegítimos. Afinal, a instituição explicou que a maioria delas foi identificada como proveniente da rede de investigação interna, pois a School of Computer Science and Informatics, por exemplo, tem um interesse académica no chattbot.
Perante isto e tendo em conta a permanência do ChatGPT nas vidas dos estudantes, a Cardiff University anunciou que está a rever as suas políticas e que, em breve, vai emitir novas orientações.
Embora não especificamente referido, o uso indevido de IA será coberto pela nossa política de integridade académica existente. Estamos conscientes do impacto potencial dos programas de IA, como o ChatGPT, nas nossas avaliações e trabalhos de curso.
A manutenção da integridade académica é a nossa principal prioridade e desencorajamos ativamente qualquer aluno da má conduta académica nas suas muitas formas.
Clarificou um porta-voz da Cardiff University.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: BBC News
Neste artigo: ChatGPT, estudantes, trabalhos, universidade
“Estudantes da Cardiff University, no Reino Unido, admitiram ter escrito ensaios com a ajuda do sistema de Inteligência Artificial (IA). Mais do que isso, disseram ter recebido muito boas notas pelo trabalho desempenhado.” Então mas que mérito há aqui ?? Onde está o simples uso do cérebro ?? Sinceramente não percebo… 😐
“Ambos os estudantes asseguraram não utilizar o ChatGPT para escrever os trabalhos, completamente, mas antes para os afinar e adaptar.”
Nenhum paper/estudo, é 100% original, o ChatGPT pode ser uma excelente ajuda e desde que os alunos usem como apoio e nao façam copy paste do trabalho completo (algo que nao acredito que passasse em claro numa faculdade de topo, tal como ja aconteceu por outras vezes) nao vejo problema nenhum em usarem como muleta.
Sandokan nao conheces a natureza de muitas pessoas ? Esta ai a resposta. Quanto mais espertos melhor julgam eles.
A tua resposta é o exemplo disso mesmo
Já não bastava o nome…
Mais uma vez, provas de que cargos altos vão para espertos em vez de ir para inteligentes. E isso é algo muito grave, mas explica o estado da nossa sociedade
Podes ser o maior génio deste mundo, que te serve se não sabes usar essa inteligência? Tens que ser esperto neste mundo senão vão-te passar por cima e nunca vais chegar longe…