Esta companhia aérea vai usar IA para definir o preço dos voos. Será positivo para os clientes?
Viajar o mundo é o sonho que comanda a vida de muitas pessoas e, de facto, nunca foi tão fácil concretizá-lo como é hoje em dia. Para "entrar na mente" do consumidor e apresentar-lhe o "preço certo" para as suas viagens, a companhia aérea Delta Airlines vai usar Inteligência Artificial (IA).
Aquando de uma viagem, a pesquisa pelo melhor preço a pagar pelos voos pode ser desgastante, uma vez que as melhores combinações de horário nem sempre são aquelas com o valor mais atrativo. É nesta tarefa que os comparadores de preços podem ser úteis.
Indo além disso, a Delta Airlines decidiu recorrer à IA, sendo uma das primeiras empresas do setor a anunciar publicamente a utilização da tecnologia.
Numa chamada sobre os resultados financeiros, na semana passada, a companhia aérea anunciou que vai testar uma tecnologia de definição de preços de voos por aproximadamente 18 a 24 meses.
O objetivo passará por analisar a sua viabilidade e sucesso para, eventualmente, torná-la permanente.
IA já chegou aos preços dos bilhetes de avião
Até ao final de 2025, a companhia aérea espera utilizar IA para definir os preços de cerca de um quinto dos seus voos domésticos.
[É] uma reestruturação completa de como definimos os preços e como os definiremos no futuro. [É para] entrar na mente do nosso consumidor e apresentar-lhe algo que seja relevante para ele, no momento certo, pelo preço certo.
Explicou Glen Hauenstein, presidente da Delta, de acordo com o The View From The Wing.
Este objetivo vai ao encontro do que havia sido divulgado, no outono passado, pela Delta. Na altura, a companhia aérea disse que planeava usar um sistema baseado em IA para definir o preço de 1% dos seus bilhetes, considerando o valor que o cliente estivesse disposto a pagar.




















Eles iam usar IA para beneficiar o cliente? LOL
depende, se fores magro provavelmente és beneficiado, se fores gordo prejudicado, é normal.
Muitas empresas, nao sei companhias aereas, já usam há anos modelos de Machine Learning simples para encontrar preços que maximizam a rentabilidade dos seus produtos. Não é agora com recurso a LLMs que vao fazer algo de extraordináriamente diferente. Provavelmente mais umas buzzwords para atrair os investidores que vão na onda do “IA” sem saberem exatamente o que isso quer dizer
As companhias aéreas também usam e há muito tempo. São dezenas ou centenas de variáveis que entram nos cálculos: Desde o preço do combustível que pode representar até 40% do valor do bilhete, As slots nos aeroportos de origem e destino, até acho que isso vai encarecer o destino Lisboa, com a lei de encerramento do aeroporto às 23:00, mas se estiver enganado, alguém melhor informado que me corrija por favor. É fato que essa regra é comum em vários países. Também temos o número de lugares disponíveis e preenchidos, a hora e local onde é feita a reserva, os constrangimentos causados por atrasos e imprevistos, como aterragens de emergência, avarias técnicas e aqueles idiotas que se portam pessimamente nos aviões, obrigando a desvios. Sim, por causa deles, alguém vai pagar mais caro por um bilhete, afinal, a companhia aérea não voa por caridade e precisa de lucrar como qualquer empresa.
Para quem tiver curiosidade:
https://www.youtube.com/watch?v=NZHj9gJ5fWc
Há 36 anos que as empresas, de transportes usam essa “IA”.
Os scripts reconhecem momentos específicos, para aumentar/baixar preços dos bilhetes.
Por exemplo: preço de autocarro Lisboa – Fátima. No dia 12 de Maio, não consegue nada abaixo dos 13,99 euros, mesmo com o autocarro só com 3 bilhetes vendidos, até dia 5. Mas, a 19 de Maio, já consegue, para o mesmo lugar, mesma hora, mesma carreira, por 4,29.
O que mudou, é que, hoje, esses valores são calculados, ao segundo. Um bilhete, de avião, pode custar 500 euros, no segundo seguinte já custa 2000, se surgirem muitos pedidos. De resto, as contas são as mesmas… há 36 anos.
A delta não é propriamente conhecida pelos seus valores baixos, no entanto é a melhor operadora aérea do continente americano