PplWare Mobile

Diretor-executivo da NVIDIA diz que a IA está num “ciclo virtuoso”. O que quer dizer?

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Max says:

    Uma frase de Jensen Huang nessa conferência: “A IA é executada em GPUs [unidades de processamento gráfico], enquanto o software codificado à mão é executado em CPUs [unidades centrais de processamento].
    Complementando:
    “A IA é executada em GPUs em vez de CPUs principalmente porque as GPUs são projetadas para realizar muitas operações ao mesmo tempo (processamento paralelo) enquanto as CPUs são mais focadas em executar tarefas sequenciais, uma instrução de cada vez. As GPUs têm milhares de núcleos menores capazes de trabalhar em paralelo em diferentes partes de uma tarefa, o que é ideal para as operações matemáticas intensivas e paralelizáveis que a IA requer, como multiplicação de matrizes e retropropagação em redes neurais.
    Além disso, as GPUs possuem memórias de alta velocidadee uma arquitetura que acelera muito o treinamento dos modelos de IA. Em comparação, as CPU possuem menos núcleos, cada um mais potente e versátil para diversos tipos de tarefas, mas não conseguem lidar com o volume e a simultaniedade de cálculos exigidos nos processos de IA tão eficientemente como as GPUs.”
    É por isso que a NVIDIA está tão bem posicionada – porque é a melhor na produção de sistemas de GPU para IA . As encomendas chovem de tal maneira que nem se nota que as suas vendas de sistemas avançados para a China se reduziram a zero (pelas restrições à exportação pelos EUA e, relativamente às menos avançados, as gráficas H20, por embirração da China). Mas a NVIDIA não está em primeiro apenas ao nível do hardware, mas também no desenvolvimento de sistemas e de modelos de IA.

  2. Andre says:

    Vendedor de pás, diz que há muito ouro. lol

  3. Max says:

    Quanto ao “ciclo virtuoso”, ou seja, a IA avança, isso leva a novos investimentos em hardware e sistemas de IA, que leva a novos desenvolvimentos de IA, que leva a novos investimentos, e o ciclo repete-se …
    Mas qual é o padrão negócios entre as empresas que constituem o núcleo desse ciclo? O Expresso escreve que:
    “O banco norte-americano Morgan Stanley já contabilizou 22 negócios entre cinco empresas: Nvidia, OpenAI, Microsoft, Oracle e CoreWeave. Tudo somado, entre financiamento, compra de ações ou investimento, são 560 mil milhões de dólares (€480 mil milhões) de negócios entre elas. Estes números não incluem o avanço da Microsoft na Open­AI, uma vez que os valores não foram divulgados”, em que a “A Microsoft tornou-se o maior acionista da OpenAI, dona do ChatGPT, com uma participação de 27%, após um novo investimento que lhe garante o acesso à tecnologia desenvolvida pela empresa até pelo menos 2032)”. Outro exemplos de negócios cruzados dentro do núcleo:
    “Também a OpenAI assinou um contrato de 300 mil milhões de dólares com a Oracle para construir centros de dados nos Estados Unidos da América. A Oracle, por sua vez, está a gastar milhares de milhões em produtos da Nvidia para equipar essas instalações. A xAI, empresa de Elon Musk, prepara-se para levantar 20 mil milhões de dólares, com uma fatia significativa proveniente da Nvidia, e parte desse dinheiro servirá precisamente para comprar processadores Nvidia.”
    Isto não parece um ciclo virtuoso, parece uma pescadinha de rabo na boca – a NVIDIA vende porque financia, direta ou indiretamente, os grandes compradores. Não admira por que é que muitos estão a ver as semelhanças da “febre da IA” com a “bolha dot com”.

  4. VAOpoK says:

    É um top signal! Vendam antes da bolha rebentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.