Demonstração incrível da IA para iPad que aponta para um mundo novo na escola
Tal como ontem apresentámos, a OpenAI lançou uma nova solução ainda mais poderosa. Chama-se GPT-4o. E o vídeo que trazemos é uma demonstração insana de um explicador IA para iPad. Os estudantes com estas ferramentas vão mudar para sempre os métodos de ensino.
Se ainda não viu o evento OpenAI de ontem, recomendo vivamente que o faça. A principal notícia prende-se com o mais recente modelo GPT-4o funcionar perfeitamente com qualquer combinação de texto, áudio e vídeo.
Isto inclui a capacidade de “mostrar” à aplicação GPT-4o uma gravação de ecrã que esteja a fazer de outra aplicação - e foi esta capacidade que a empresa mostrou com uma demonstração insana de um explicador de IA para iPad.
GPT-4o: a OpenAI afirmou que o “o” significa “omni”.
Exato, ficamos na dúvida. Afinal, será um zero ou um "o"?
O GPT-4o (“o” de “omni”) é um passo em direção a uma interação homem-computador muito mais natural - aceita como entrada qualquer combinação de texto, áudio e imagem e gera qualquer combinação de texto, áudio e imagens.
Pode responder a entradas de áudio em apenas 232 milissegundos, com uma média de 320 milissegundos, o que é semelhante ao tempo de resposta humana numa conversa [...] O GPT-4o é especialmente melhor na compreensão da visão e do áudio em comparação com os modelos existentes.
Até o aspeto da voz é muito importante. Anteriormente, o ChatGPT podia aceitar entradas de voz, mas convertia-as em texto antes de as utilizar. O GPT-4o, pelo contrário, compreende efetivamente a voz, pelo que salta completamente a fase de conversão.
Como referido ontem, os utilizadores gratuitos também têm acesso a muitas funcionalidades anteriormente limitadas aos assinantes pagantes.
Demonstração do explicador de IA para iPad
Uma das capacidades que a OpenAI demonstrou foi a capacidade do GPT-4o para ver o que está a fazer no ecrã do iPad (em modo de ecrã dividido). O exemplo mostra a IA a dar explicações a um aluno sobre um problema de matemática.
Pode ouvir-se que, inicialmente, o GPT-4o compreendeu o problema e quis resolvê-lo imediatamente. Mas o novo modelo pode ser interrompido e, neste caso, foi-lhe pedido que ajudasse o aluno a resolver o problema.
Outra capacidade que se vê aqui é que o modelo afirma detetar emoções no discurso, e pode também exprimir as suas próprias emoções. Isto poderá ser um pouco exagerado na versão de demonstração, eventualmente poderemos interpretar a IA um pouco condescendente. Mas tudo isso pode ser ajustado.
Efetivamente, todos os estudantes do mundo poderiam ter um explicador privado com este tipo de capacidade.
Até que ponto é que a Apple adotará isto?
Sabemos que a IA é o foco principal do iOS 18, e que a Apple está a finalizar um acordo para trazer as funcionalidades da OpenAI para os seus dispositivos. Embora na altura isso tenha sido descrito como sendo para o ChatGPT, agora parece bastante provável que o acordo real seja para o acesso ao GPT-4o.
Mas também sabemos que a Apple tem estado a trabalhar nos seus próprios modelos de IA, com os seus próprios centros de dados a executar os seus próprios chips. Por exemplo, a Apple tem estado a trabalhar na sua própria forma de permitir que a Siri compreenda os ecrãs das aplicações.
Por isso, não sabemos exatamente quais as capacidades GPT-4o que a empresa irá incluir nos seus dispositivos, mas esta parece tão perfeita para a Apple que tenho de acreditar que será incluída. Isto é utilizar verdadeiramente a tecnologia para dar poder às pessoas.
Fantástico!
Muitos governos a ver este video e a perceber que podem substituir professores por IA.
Não estou a ver um futuro fácil para os professores!
E vão ser . Neste momento estão mihões de professores (alguns bons outros nem por isso ) a ensinar as mesmíssimas coisas que no ano passado . É um grande desperdicio.
Infelizmente conto pelos dedos os bons professores que tive.
Sim, também vou gostar de ver o que os alunos aprendem com a IA… Aliás já hoje se vê o que se tem aprendido, com tanta informação disponivel, o mundo está muito melhor…sem qualquer dúvida…
Mundo novo onde ficam cegos e partilham informação importante com a IA. Depois queixam-se… e isto de ter iPad (ou qualquer outro tablet com ecrã lcd ou OLED) nas escolas é mesmo chiquismo…
chama se evolução, qual o teu problema? muita dor de cotovelo nesse cerebro retaaardado
O meu problema são as pessoas desinformadas e mal educadas. Se em vez de cantar de galo procurasses informar-te, talvez descobrisses que o uso continuado de ecrãs desse tipo, mesmo com filtro de luz azul, são nocivos para os olhos; também o uso constante de superfícies 2D (ecrã) e uso dos olhos tanto tempo ao perto, demonstram que é nocivo. Tu fazes o que quiseres, mas as escolas têm a obrigação de cuidar das crianças e não aumentar a taxa de problemas oculares ou até de miúdos atrofiados pela tecnologia em excesso.
Há suficientes exemplos disso e vê-se logo que não deu bons resultados…
Evolução ou oportunismo capitalista ? Mas alguem quer saber da educação ? Querem é saber do ipad.
sem dúvida
O ipad e o produto tech mais avancado e divertido de usar. Espero que a apple oica as pessoas e de macOS para os modelos pro. Precisa se de multi tasking e file manager a serio, caso contrario não faz sentido um m4 la dentro
Os professores continuaram a existir. Só mesmo quem não está dentro do ensino pensa assim. Cada vez mais os alunos não sabem pensar, não têm opinião. São como robots a quem se lhe perguntarmos algo que saia do normal, não sabem responder nem como resolver o problema. Os alunos deixaram de pensar e quem não pensa não aprende. E não há IA que lhes valha. A não serem que os espertos da educação queiram formar pessoas que pouco mais são que robots humanos. O pensamento exige esforço, disciplina e compreensão. Coisa que mais de 90 por cento dos alunos, hoje em dia não realiza. Sem pensamento não há evolução. De resto podem inventar o que quiserem.
E os responsáveis são os pais e os professores e a sociedade como um todo.
Quem acha que os professores não têm culpa ou não foi um aluno que soubesse pensar por si ou não tem filhos.
As novas gerações de professores são como as novas gerações de pais.
Isso também é verdade.
Continuarão e não continuaram
Qual inteligência qual carapuça…..isto de inteligência não tem nada …é só estatística e mais nada ….já dizia o outro , e eu repito , e ele sabe do que fala
Mas é que tens toda a razão. E o pior é que poucos percebem de estatistica ou mesmo o que isso significa. O pior está ainda para vir …
Magnífico! Agora só falta que todos os alunos do mundo sejam espertos, informados e pré-instruídos como o aluno do vídeo e está o problema resolvido. Lol.
É só mudar os pais e a sociedade