Cuidado, OpenAI! Microsoft contrata Sam Altman para liderar uma nova equipa de IA
O anúncio sobre a saída de Sam Altman da OpenAI surpreendeu a indústria e atiçou os interessados no ex-CEO da empresa de Inteligência Artificial (IA). Aliás, a Microsoft não perdeu tempo e já terá contratado o impulsionador do chatbot mais badalado de 2023.
A Microsoft anunciou a contratação de Sam Altman, cofundador e, até sexta-feira passada, CEO da OpenAI. Ao seu lado chega Greg Brockman, um conhecido executivo e membro do conselho da mãe do ChatGPT, que também deixou a empresa no final da semana passada.
Estamos extremamente entusiasmados por anunciar que Sam Altman e Greg Brockman, juntamente com os seus colegas, vão juntar-se à Microsoft para liderar uma nova equipa de investigação avançada em IA.
Anunciou o CEO da Microsoft, Satya Nadella, no seu perfil oficial no X.
Após a demissão de Sam Altman, conforme acompanhámos aqui, a imprensa afirmou que o conselho da OpenAI estava sob pressão, no sentido de recuperar o até então CEO.
We remain committed to our partnership with OpenAI and have confidence in our product roadmap, our ability to continue to innovate with everything we announced at Microsoft Ignite, and in continuing to support our customers and partners. We look forward to getting to know Emmett…
— Satya Nadella (@satyanadella) November 20, 2023
A pressão estaria a ser exercida por funcionários e investidores, que ameaçaram, inclusivamente, um despedimento em massa, caso Sam Altman não regressasse. Entre eles estava a Microsoft, cujo investimento chorudo foi feito em janeiro deste ano.
A contratação de Sam Altman e Greg Brockman pela Microsoft representa uma reviravolta nesta história, uma vez que, desde janeiro, esta tem trabalhado com a OpenAI, no sentido de implementar novas funcionalidades baseadas em IA nos seus produtos e serviços.
Agora, resta-nos esperar para saber mais novidades sobre estas novas contratações, bem como o trabalho que a nova equipa de IA da Microsoft irá concretizar.
Como fica a OpenAI?
A situação da OpenAI também foi atualizada através do Twitter, pela voz do novo CEO interino: Emmett Shear. Após a imprensa ter mencionado o nome do cofundador da Twitch, ontem, o anúncio oficial foi feito hoje de manhã, pouco depois de Satya Nadella ter confirmado a contratação de Sam Altman.
Today I got a call inviting me to consider a once-in-a-lifetime opportunity: to become the interim CEO of @OpenAI. After consulting with my family and reflecting on it for just a few hours, I accepted. I had recently resigned from my role as CEO of Twitch due to the birth of my…
— Emmett Shear (@eshear) November 20, 2023
Shear partilhou que integrar a OpenAI é a oportunidade de uma vida e que, apesar de ter decidido afastar-se do trabalho, há uns meses, para aproveitar o nascimento do filho que acabara de nascer, aceitou liderar a empresa de IA pela importância que ela tem, atualmente.
Este artigo tem mais de um ano
Está explicado o porquê de ter sido corrido, não foi com ele que Musk também teve os seus problemas dizendo que a OpenAI ia no sentido contrário ao Open source por isso Musk decidiu sair do projecto.
Afinal o tipo gosta pouco do Open source quer é €$ quem pagar mais siga…
Não foi por isso que Musk saiu. Musk quis ser CEO da OpenAi e os outros co-fundadores preferiram Sam Altman. Por isso saiu, zangado.
Agora podem dizer trinta por uma linha mas na altura que ele saiu era o que circulava, aqui vai o que li na altura.
“Musk deixou o conselho da OpenAI em 2018, após uma luta pelo poder. Nos anos seguintes, ele expressou desgosto com a direção de Altman, especialmente depois que a OpenAI aceitou bilhões em investimentos da Microsoft e abandonou seu status de organização sem fins lucrativos. Musk agora tem um concorrente do ChapGPT chamado Grok.”
Resumindo Musk não estava enganado sobre este tipo e o tempo e os restantes fundadores mudaram de ideias afinal ele sempre não serve os propósitos da OpenAI.
basta olhares para ao track record do Musk para tirares as tuas conclusões..
musk é o verdadeiro escroto dos negócios
Sim ele é o verdadeiro tipo do sofá. 🙂
não, é o tipico lurker, sempre à espera da melhor oportunidade para retirar louros e dividendos do trabalho dos outros.. vejamos o inicio com paypal e mesmo a seguir com a tesla e muitos outros negocicios que sucederam, com openai lixou-se.. Musk é o Tom Cruise dos empresários..
Sim o lurker conseguiu só a marca de automóveis mais valiosa do mundo, a seguir conseguiu só o que a NASA e os Russos diziam que não era possível foguetão comercial para ir ao espaço e voltando aterrando verticalmente (SpaceX) depois cria internet a nível mundial por satélites com velocidades e tempos de ping que antes não eram possíveis, e por aí fora….
Este Lurker é mesmo muito bom e coloca o pessoal do sofá danado da vida.
“valiosa”
com base em mundos e fundos, sem valor que substancia e sua avaliação em bolha a mesma pode não passar de uma bolha, ganhos não realizados não são ganhos
Sim o Zé do sofá é que sabe como se engana contas auditadas e se falsifica número de carros vendidos 🙂
Deves pensar que o sistema judicial americano é o de Cuba 🙂
Mas continua com a saga do sofá enquanto ele constrói algo novo, em vez de perderes tempo a dizer mal podias tu fazer algo com o tempo que perdes para criticar és.
Oi? Enganar e falsificar?
Sabes pelo menos o que é a valorização de uma empresa em bolsa? Precisas de ir comparar financial records da Toyota e VW para perceber a que Tesla é tudo bloated? És um caso mais perdido do que eu pensava, e daí a maioria dos musk fanboys sao, pior ainda que os old Jobs fanboys.
Não digas asneiras. Ultimamente, a Microsoft é das empresas que mais contribui com código Open Source desde que o Satya Nadella se tornou CEO.
A guerra aqui é por causa da galinha dos ovos de ouro que se tornou a OpenAI e qual o caminho a seguir.
A guerra já existia com o Musk quando ninguém sabia quem era a OpenAI em 2018.
Agora se os outros fundadores correram com ele e ele entra logo na Microsoft só dá razão ao Musk em 2018.
Só quem não pensa é que acha isto normal, dois fundadores de uma empresa revolucionária com funções executivas da maior relevância são postos de lado, e dias depois são contratados por uma das maiores empresas de tecnologia do mundo que até tem uma parceria com a dita empresa. Não sabia que a Microsoft também ia salvar o mundo com estes dois senhores que só pensam no bem da humanidade…
Nirmata!
só quem não pensa é que acha isto anormal.. a microsoft já tinha investido 13B na OpenAI e preve-se que obtenha um anual renevue de 14B com o Copilot, tanto é que estão a investir tudo em datacenters em hardware para capacitar o copilot, logico que a microsoft vai aproveitar tudo o que for possivel para potenciar o segmento.. e com isto a openAI perdeu a possibilidade de ser uma empresa de sucesso e de referencia, acabou de ditar a sua morte (mesmo que leve 1 decada).
Provavelmente não percebeu o que eu escrevi mas é a última vez que lhe explico, referia-me à transição propriamente dita mas se acha normal o que aconteceu estou completamente esclarecido relativamente a si.
Diz que sei do que falo, agora quem importa vai transitando para a Microsoft e a OpenAI vai perdendo fôlego até que vai morrer, é o que dá serem papistas.
Parabéns à Microsoft pela grande estratégia de xadrez.
“Please use the sharing tools found via the share button at the top or side of articles. Copying articles to share with others is a breach of FT.com T&Cs and Copyright Policy. Email licensing@ft.com to buy additional rights. Subscribers may share up to 10 or 20 articles per month using the gift article service. More information can be found at https://www.ft.com/tour.
https://www.ft.com/content/54e36c93-08e5-4a9e-bda6-af673c3e9bb5
Employees said in a letter to the board that the directors had “undermined our mission and company” by the way they fired Altman and his co-founder Greg Brockman on Friday. One person with direct knowledge of the matter said 747 employees out of 770 had called for the board to quit as of 6pm local time on Monday. OpenAI did not respond to confirm the figure.”
Boards estupidos com decisões estupidas matam empresas em menos de nada
Estás a dizer que a board da OpenAI correu com o Altman para beneficiar a Microsoft?
Não.
Tem mutreta nisso ai. Estranhamente ele entra na microsoft apos ser demitido. Isso me cheira a traiçao com a outra empresa OPENAI sem fins lucrativos. Se acompanhares de perto será bem provavel que tinha um grupo armando e planejando suas retiradas da OPENAI para a Microsoft, ou ate mesmo ter feito copia do codigo fonte do gpt 4 turbo antes de a coisa estourar para o lado deles. Provavel o conselho administrativo desconfiou que ele nao era “confiavel” o suficiente para continuar dentro da OPENAI tendo “vida dupla, sendo agente duplo” e com acesso a todos os setores. Concidencia isso acontecer, depois do anuncio da entrada da microsoft em fabricar processadores kkk
O que escrevi ontem mantém-se atual:
“Ou Sam Altman continua de fora, ou volta para CEO e sai Sutskever.
Estou em crer que Sutskever é mais importante para a OpenAI. Musk trouxe-o da Google.”
https://www1.folha.uol.com.br/tec/2023/11/conheca-o-cientista-que-derrubou-altman-da-chefia-da-openai-criadora-do-chatgpt.shtml
Já ficou claro quem sai, para a Microsoft – Sam Altman, Greg Brockman (também membro do Conselho) e pessoal da OpenAI, e quem fica – os outros quatro membros do Conselho, Sutskever e pessoal.
De notar que o anúncio da Microsoft tem duas partes – e a primeira é:
“Continuamos comprometidos com nossa parceria com a OpenAI e temos confiança em nosso roteiro de produtos, (…) Estamos ansiosos para conhecer a nova equipe de liderança da Emmett Shear [CEO interino] da OpenAI e trabalhar com eles”.
a microsoft é esperta, vai jogar em todos os campos e potenciar o seu Copilot até estar enraízado em todas as empresas
Traduzindo… “A microsoft é esperta, vai jogar varios virus e potencializar com o seu Copilot ate estar enraizado em todas as empresas” Adeus privacidade.
Esta foto está no link acima, mas para quem não o abriu:
https://f.i.uol.com.br/fotografia/2023/11/19/1700406192655a23b02499d_1700406192_3x2_rt.jpg
A legenda diz: “Ex-CEO da OpenAI, Sam Altman, à esquerda e o cientista-chefe da empresa [e um dos 4 membros do Conselho que destituiu Altman] Ilya Sutskever, falam num evento de tecnologia na Universidade de Tel Aviv”.
Altman olha de baixo para cima de Sutskever, como quem está desconfiado. Umas foto premonitória.
As “últimas” segundo The Guardian:
“A força de trabalho de 700 pessoas da OpenAI está em alvoroço sobre a demissão de Altman. Em uma carta aberta ao conselho de administração publicada na segunda-feira, mais de 600 funcionários, incluindo Murati [a CEO inicialmente nomeada pelo conselho para substituir Altman], ameaçaram renunciar e juntar-se à Microsoft, a menos que o conselho se demitisse e restabelecesse Altman e Brockman (que se demitiram depois que ele e Altman foram expulsos do conselho). Um dos signatários foi Ilya Sutskever, cientista-chefe da OpenAI e um dos quatro membros restantes do conselho. Sustkever disse na segunda-feira que “profundamente” lamentou seu papel na partida de Altman.”
Bem, se Sutskever, que tem sido visto como estando na origem da deposição de Altman, dá-o-dito-por-não e uma vez que a OpenAI ficava sem pessoal – é bastante provável que Altman volte … nas condições da Microsoft.
Microsoft continuando a sua linha do “ebrace, extended and extinguish”. O OpenAI mais cedo ou mais tarde vai deixar de ser autónoma e passar a ser incorporada totalmente na Microsoft. E os membros que despediram o Altman serão depois corridos para fora. Caso para dizer… quem ri por último ri melhor.
o produto já está criado, é o copilot, a equipa está em evolução
Parece que afinal a Microsoft vai ficar a ver navios.. O home voltou à openAI
Até às 10H00 de hoje, 3ª Fª, ainda não.
Mas, de facto, ou Altman volta à OpenAI, ou a OpenAI vai ter com Altman à Microsoft – é o que diz a carta assinada, até 2ª Fª à noite, por 738 dos 770 empregados da OpenAI, e também por Ilya Sutskever.