China quer construir robots humanoides mais avançados já em 2025
Quando algo ou alguém é oprimido, o efeito poderá ser contrário ao desejado. E parece que é o que está a acontecer com a poderosa China no âmbito das restrições impostas pelos Estados Unidos. De acordo com as notícias, o país asiático tem planos para construir robots humanoides com IA mais avançados já em 2025.
China aposta em robots humanoides com IA para 2025
Muito se tem falado da implementação da Inteligência Artificial nos mais diversos ramos num futuro muito próximo. É uma realidade que pode assustar algumas pessoas, mas que também abre portas de oportunidade para outras.
Na China, por exemplo, o foco na IA tem sido mais do que evidente e as mais recentes informações mostram que o país quer construir robots humanoides mais avançados já no ano de 2025. O plano nasce através do Ministério da Indústria e Tecnologia de Informação chinês que pretende então incentivar ao fabrico de robots com Inteligência Artifical para as empresas do setor da robótica que se localizem no país asiático.
Claro que estes objetivos se tornam mais complicados devido à impossibilidade de a China adquirir e importar componentes de empresas dos Estados Unidos. Lembramos que a norte-americana Boston Dymanics é uma das líderes neste setor. Mas, tal como já fez noutros segmentos, certamente que a China encontrará forma de contornar estas limitações.
Contudo, há quem considere que 2025 já está demasiado perto para o país conseguir concretizar estes seus planos. Para já, o governo chinês está a incentivar ao desenvolvimento e produção de mãos, braços e pés para robots.
Mas o país não se quer ficar apenas por aqui e os detalhes das informações revelam que a China quer que estes robots humanoides consigam pensar e consigam aprender até ao ano de 2027. O país pretende que estes robots sejam usados em massa para realizar um grande número de tarefas feitas atualmente pelos humanos.
Serão estes planos viáveis e concretizáveis dentro do tempo? Que poder é que estas criações podem dar ainda mais à China? A estas e outras questões só o tempo poderá responder.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Bloomberg
Neste artigo: China, humanoides, IA, inteligência artificial, robots
Quando começar já não há ponto de retorno, se me faço entender. A partir daí…
Talvez porque a IA já tem algum controlo nas decisões políticas.
A singularidade parece que aconteceu há uns anos atrás
O que mais me revolta, é que quem coloca “fogo” no desenvolvimento de IAs, robos ficara impunes nessa situacao. Isso deveria voltar para eles mesmos, os responsaveis por desenvolver. Jamais trabalharia para uma fabrica demonio dessas. Se um robo desses passar na minha rua vou jogar pedra, bomba, coquetel molotov. Pelo o visto o mundo so vai piorar. Meu direito de privacidade invadido por IAs na internet, do google etc. Ja esta uma palhacada isso ja, imagine no futuro
Obvio que vai dar problema. Os filmes ja alertavam isso antes. So confio nos meus cachorros de estimacao, e nada mais, nem no ser humano confio mais
Desculpe me. Mas eu acho que isso devia ser proibido assim como foi proibido edicao genetica e foi preso He Jiankui que editou geneticamente para imunizar contra o HIV. Porque nao fazem contra a IA e robos? Mundo falso, hipocrisia isso
Isso é assustador demais pra mim. Sou velho, tenho arritmia cardiaca so de pensar nessas coisas ambulantes sem sentido. Espero nao viver mais nesse “mundo de IA”. Sou de outra epoca. Antigamente, infancia e adolescencia era muito melhor, na decada de 60 ate ano 2005. Hoje esta cada vez mais cabuloso e sinistro, esquisito e estranho… Nunca vi essas aberracoes antes, minha inocencia nao cabe isso, somente para assistir em filmes apenas, nao para viver/presenciar isso na vida real. Isso é estranho. Espero viver com meus cachorros e morrer cedo, pois esse mundo ja esta cabuloso demais
Bom… Mandar umas dezenas aqui para Gaia/ Espinho arranjar as estradas…
Se isso acontecer, o governo vai arranjar forma de agravar os impostos para serem os contribuintes a pagar pelos robots. E, se se assumir que as estradas ficam melhores, o IUC e as portagens ficam mais caras (eles são muito bons a inventar desculpas para assaltar o bolso dos contribuintes).
Depois vai-se andar aí com outras greves e em vários sectores.
Estou realmente triste com tudo isso. Queria viver e morar numa roça igual antigamente com os animais, cachorros, galinha, gados, cavalos e ter realmente uma vida autosustentavel de verdade. Plantar de forma manual e ter uma agricultura autosuficiente e autosustentavel. Jamais trabalhar para uma Big Tech ou empresas como essas de IA, roboticas. Enfim, nao quero estar aqui mais nesse futuro cabuloso, robotico e frio, insensivel pelo visto