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Baterias estão prestes a sofrer uma grande revolução graças à sujeita do costume: a IA

                                    
                                

Autor: Rui Neto


  1. Unknown says:

    Quando a verdadeira IA se revelar acaba se o mundo que conhecemos. Nenhuma IA vai permitir que seres que criam armas para se atacarem uns aos outros existam

  2. PTO says:

    125 ciclos? Irrelevante! As baterias já são feitas para durarem mais que a própria viatura, praticamente ninguém chega ao limite dos ciclos de uma bateria num EV. Importante era a AI conseguir aumentar a autonomia das baterias em 125km efetivos, isso sim.

    • Rua says:

      Ninguém??? Neste momento ainda, mas vai haver, pois os carros EV não andam ao nível de um ICE em termos de papa léguas sistemáticos…

      • JL says:

        Pois não andam ao mesmo nível, andam num nível muito mais elevado em termos de papa kms.

        • Toino says:

          Boa tarde, conhecem algum desses que dizem. estar num nível muito mais elevado em termos de papa kms do que uma simples Toyota Hiace equipada com o motor 2L de 1997 que até aos 500000km apenas mudou de 1 vez de radiador, duas baterias, 1 vez as escovas do alternador e a manutenção recomendada pelo fabricante.
          Depois aos 508000 partiu a correia de distribuição e empenou algumas válvulas levou essas válvulas novas e uma cabeça da concorrência e já passou os 800000?

          • JL says:

            Ui, então até tenho ali um vw egolf que tem 487 mil kms e não mudou nada além de pneus.

            Mas isso é o que já sabe, veiculos a combustão é só problemas, partem uma peça e levam tudo por arrasto…

          • Rui says:

            Fiat Bravo, comprada (comercial) nova, 0km. Fez nas minhas mãos, 700.000km

        • JL o agoiro says:

          Sempre o mesmo parolo aqui a vadiar sabes tanto de elétricos como eu de cozinha…

          Já todos sabemos a miséria que és por isso nem sais daqui deves ter feito alguma promessa…

          • JL says:

            Ena, então deve ser um bom cozinheiro.

            Diga antes assim: “este gajo é um incomodo para o meu rebanho lobista.”

        • TdSR says:

          Andam…quando não estão horas e horas a carregar.

          Um taxi CI / híbrido anda 10x mais que um elétrico.

  3. JPG says:

    Opel Corsa 1.5 td, um inimigo do ambiente, já vai com 520.000 km, comprei novo, motor nunca aberto, problemas somente alternador, depois o resto bateria, pastilhas etc, manutenção normal.

    Atualmente é fabricar em quantidade, ele é eléctricos, híbridos etc, qualidade duvidosa, carregados de tecnologia, para aumentar a probabilidade de problemas.

    Então os híbridos são um engano, colocam um motor eléctrico associado a motorizações de 2.000 de cilindrada, assim já não poluem nada de nada…….

    • JL says:

      Opel corsa 1.5 td com 520 mil ? tive um, mas fazer esses kms sem abrir motor é um feito, o meu tinha 210 mil e já não ia longe,. e já tinha levado muita coisa.

    • Food Gym Todo says:

      “carregados de tecnologia, para aumentar a probabilidade de problemas.”

      A Airbus riu…

    • NunoManuelAlves says:

      Só o que foi gasto em sumo de dinossauro e peças dava para comprar um BEV com o 6 vezes mais potência do que os magros 67 CV do corsa, mas digo lhe nunca vi um motor desses fazer tamanha kilometragem e sendo ice é um milagre…
      E tem razão dos HEV e phev são um engano são mais carros ice e imitações foleiras de Bevs…aliás esses carros são do Bloke dos lindes::):) são carro a.combuatao que querem serr elétricos:):):):):) biblico

  4. Toino says:

    E quando esse VW egolf que têm 487 mil kms tiver 800 mil kms que reparações(€) levará?
    É que certamente o preço das peças e da mão de obra não deverá ser o mesmo…

    • JL says:

      Talvez as mesmas que levam todos os outros, itens de suspensão, travões duvido, ainda estão bons e nem sequer pastilhas ainda levou.

      Não é o mesmo ? então um mecânico a trocar peças iguais aos outros golf levam mais ?

    • JL o agoiro says:

      Oh Toino, o JL não tem nada, só mesmo imaginação, a doença que ele tem da cabeça já nem dá para mais, ele só quer é atenção, por isso passa aqui nos tópicos todos de elétricos só para fazer de bobo da corte, a malta já nem lhe liga, só sai bacuradas…

  5. Toino says:

    É que segundo o artigo acima essa bateria ou conjunto de pilhas (como preferir) desse vw e-golf deve estar a caminho do criador visto que 1250 ciclos x 300 km de autonomia (?) = 375 mil km

    • JL says:

      Até está bem acima, mas o artigo não fala em baterias de carros.

      • Toino says:

        Acho que têm razão, a esses ainda não merecem ser chamados “carros”…
        “A título de exemplo, segundo a New Atlas, as baterias tradicionais de iões de lítio têm normalmente uma duração de vida de cerca de 500 a 1000 ciclos de carga. Com a IA, isto traduzir-se-ia num máximo de 625 a 1250 ciclos.”

        • JL says:

          Sim, mas as de carro não são baterias tradicionais de iões de lítio.

          As nmc, nca, lfp, usadas em carros fazem entre 3 a 7 mil ciclos até terem uma degradação de 20 %.

          • Toino says:

            Ou seja esse e-golf quando tiver 750 mil km terá uma autonomia de 30km ( 5000 ciclos x 150 km de autonomia = 750 mil km e depois 150 km de autonomia – 80% de degradação = 30 km de autonomia).
            Não concorda?
            É que o charuto que mencionei em cima com 800 mil km têm uma autonomia de aproximadamente 650 km com cargas de 800kg…

          • JL says:

            Não, porque não usa baterias como falam no artigo.

            Fez mal as contas, ele perde 20 % no máximo quando tiver 5000 a 7000 ciclos, isto se tivesse 150 KMS de autonomia, que tem muito mais, anda em torno dos 250, porque é a versão de 36 kWh.

            Só o que esse veículo gastou em manutenção, dá para este levar 2 baterias, isto sem contar com o resto.

          • Yamahia says:

            Que exagero @JL, outra vez missas?
            “In this aspect, LFP batteries are a firm favorite, as they are designed for more than 2,000 cycles, or approximately 10 years of use…..
            n second place are NMC batteries with 1000-2000 cycles. Their main advantage is also high energy density, which means they can store a lot of energy relative to their weight, in this case – 150-220 Wh/kg. The third frequently used battery type in electric cars are the NCA batteries with 500 cycles and a density of 200-260 Wh/kg.”
            Portanto, apesar de garantirem que as LFP fazem mais de 2000 ciclos (ainda ng conseguiu comprovar na vida real pq são demasiado recentes e a última promessa), elas terão que ser recarregadas mais x’s porque têm uma densidade inferior às mais antigas NMC e NCA, na prática vai dar ao mesmo tempo de uso,esse irrefutável para todas as opções: 10 anos.

          • JL says:

            Isso era antigamente e quando se considera descargas e cargas 0-100% que nem são usadas nos ve e menos em híbrido não plugin.

            Podem chegar facilmente a 10000 ciclos.

            O facto é que a perda com que está supera esses números.

            https://www.energy-storage.news/comparing-six-types-of-lithium-ion-battery-and-their-potential-for-bess-applications/

          • JL says:

            Não consegui ? já tem muitas provas.

            Recentes ? só se for para si, o meu primeiro VE já as usava. Thundersky LFP, procure.

    • Yamahia says:

      300 kms? Esse e-golf qd novo, se fizesse 150 kms seria motivo de festa.
      Com 400kms deve fazer 15kms, se tanto eheheh

      • JL says:

        Deve ser como o seu, pouco ou nada faz.

        • Yamahia says:

          Este ainda há pouco tinha para 1300 kms looolooolool

          • JL says:

            É capaz, para quem anda a pastelar a 80-90.

          • Yamahia says:

            Numa nacional vc não consegue média de 87 a pastelar pq os andamentos alteram muito em função do trânsito nomeadamente camiões, radares , localidades etc
            Numa AE já consegue pq pode manter esses 87 constantes a pastelar pq não há grandes constrangimentos.

          • JL says:

            A essa hora não há transito.

            Para ter média de 87 não pode andar a essa velocidade, tem de andar muitas vezes bem acima.

          • Yamahia says:

            Exactamente só o troco Marateca-Grândola são para fazer a 70 por causa dos radares em cascata. 50kms para cada lado. Quero ver como vai resolver isso.
            Uma dica, pode assapar a subir o Caldeirao que está limpo mas cuidado com as curvas looolooolool

          • JL says:

            Compensou isso antes na A2.

            Como resolvo, simples, o carro indica onde eles estão.

  6. PJA says:

    Ok. Quando aparecerem essas baterias milagrosas eu vou comprar um elétrico. Mas, é melhor puxar duma cadeira para me sentar não me vá dor as pernas.

  7. João B says:

    O meu ZOE faz 1200 Kms com uma carga… em ponto morto, desligado, em cima de um camião…

  8. ZERTO says:

    Enquanto as pessoas não entenderem que a IA nunca vai ter a capacidade que as distingue de um humano, ouvem se coisas mais anedoticas que nem a IA teria capacidade de criar.
    Agora sim hoje em dia denota se que realmente a IA consegue ser muito mais inletigente que mais de 50% da população e isso sim preocupa muito pois cada vez mais meia dúzia de pessoas conseguem fácilmente alterar a mentalidade da população.
    está a tornar tão fácil que em menos de 24h seria possível colocar a população mundial que apoia a Ucrânia a estar do lado da Rússia, está é uma realidade já testada com 1500 pessoas que defendiam um produto e em menos de 24h as mesmas pessoas já detestava o produto em detrimento de outro completamente diferente usando somente as redes sociais

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