Baterias estão prestes a sofrer uma grande revolução graças à sujeita do costume: a IA
Nos últimos meses, temos visto como as fabricantes têm aplicado a IA a diferentes produtos, incluindo smartphones. Empresas como a Tesla, a Samsung, e a Google estão a integrá-la para melhorar a edição de imagens e as funções de produtividade. Agora, esta tecnologia parece ter chegado a um novo mundo: as baterias.
AI-BMS on chip
E se, no futuro, pudéssemos ver a inteligência artificial aplicada às baterias de produtos como os carros elétricos? Na verdade, isso já é uma realidade graças à Seatron Techonologies, que desenvolveu um sistema de gestão de baterias em chip alimentado por IA.
Este sistema em chip alimentado por IA (denominado AI-BMS on chip) é capaz de libertar 10% da capacidade da bateria e prolongar a sua vida útil em 25% em comparação com as baterias tradicionais, afirma a empresa. Isto porque este componente integra um modelo de IA que foi treinado para conhecer de uma forma muito mais precisa o estado de saúde, de carga e de vida útil.
A título de exemplo, segundo a New Atlas, as baterias tradicionais de iões de lítio têm normalmente uma duração de vida de cerca de 500 a 1000 ciclos de carga. Com a IA, isto traduzir-se-ia num máximo de 625 a 1250 ciclos.
IA poderá ser útil para as baterias dos carros elétricos
Existe também uma vantagem importante que permite que a bateria forneça dados com muito mais exatidão. O modelo de IA é executado localmente, em vez de na cloud, reduzindo a latência, o consumo de energia e os custos globais do sistema ao efetuar as respetivas análises.
O nosso NDP120 permite que o software da Eatron processe todos os dados da bateria no limite, melhorando a vida útil, a segurança e o desempenho da bateria. Isto torna-o perfeito para tudo, desde eletrónica de consumo a veículos comerciais.
Afirma Mallik P. Moturi, diretor comercial da Syntiant Corp.
O AI-BMS on chip foi concebido para ser incluído numa vasta gama de produtos industriais, incluindo veículos elétricos.
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Quando a verdadeira IA se revelar acaba se o mundo que conhecemos. Nenhuma IA vai permitir que seres que criam armas para se atacarem uns aos outros existam
DA maneira que as directivas estão a ser implementadas é mais provavel que destrua a humanidade a tentar evitar o racismo ou o uso incorrecto de pronomes.
Eu vi esse filme ontem. 🙂
Precisamos da AI para nos policiar tal como GORT do filme The day the earth stood still (1951).
The day the earth stood still (1951)!
Grande argumento!
O novo não lhe chega aos calcanhares!
Experimenta ouvir a banda sonora do the day the earth stood still (1951), define a sci-fi dos 50s e é grande banda sonora de Bernard Herrmann, daqueles clássicos que são obrigatórios e tem uma vibe twilight zone.
Chama-se uma Singularidade…
Yep e não falta muito
Piu
125 ciclos? Irrelevante! As baterias já são feitas para durarem mais que a própria viatura, praticamente ninguém chega ao limite dos ciclos de uma bateria num EV. Importante era a AI conseguir aumentar a autonomia das baterias em 125km efetivos, isso sim.
Ninguém??? Neste momento ainda, mas vai haver, pois os carros EV não andam ao nível de um ICE em termos de papa léguas sistemáticos…
Pois não andam ao mesmo nível, andam num nível muito mais elevado em termos de papa kms.
Boa tarde, conhecem algum desses que dizem. estar num nível muito mais elevado em termos de papa kms do que uma simples Toyota Hiace equipada com o motor 2L de 1997 que até aos 500000km apenas mudou de 1 vez de radiador, duas baterias, 1 vez as escovas do alternador e a manutenção recomendada pelo fabricante.
Depois aos 508000 partiu a correia de distribuição e empenou algumas válvulas levou essas válvulas novas e uma cabeça da concorrência e já passou os 800000?
Ui, então até tenho ali um vw egolf que tem 487 mil kms e não mudou nada além de pneus.
Mas isso é o que já sabe, veiculos a combustão é só problemas, partem uma peça e levam tudo por arrasto…
Fiat Bravo, comprada (comercial) nova, 0km. Fez nas minhas mãos, 700.000km
Sempre o mesmo parolo aqui a vadiar sabes tanto de elétricos como eu de cozinha…
Já todos sabemos a miséria que és por isso nem sais daqui deves ter feito alguma promessa…
Ena, então deve ser um bom cozinheiro.
Diga antes assim: “este gajo é um incomodo para o meu rebanho lobista.”
Andam…quando não estão horas e horas a carregar.
Um taxi CI / híbrido anda 10x mais que um elétrico.
Então quantas horas gasta no seu ?
Anda ? então mostre lá um que tenha andado mais ?
Eheheheh
Opel Corsa 1.5 td, um inimigo do ambiente, já vai com 520.000 km, comprei novo, motor nunca aberto, problemas somente alternador, depois o resto bateria, pastilhas etc, manutenção normal.
Atualmente é fabricar em quantidade, ele é eléctricos, híbridos etc, qualidade duvidosa, carregados de tecnologia, para aumentar a probabilidade de problemas.
Então os híbridos são um engano, colocam um motor eléctrico associado a motorizações de 2.000 de cilindrada, assim já não poluem nada de nada…….
Opel corsa 1.5 td com 520 mil ? tive um, mas fazer esses kms sem abrir motor é um feito, o meu tinha 210 mil e já não ia longe,. e já tinha levado muita coisa.
“carregados de tecnologia, para aumentar a probabilidade de problemas.”
A Airbus riu…
Só o que foi gasto em sumo de dinossauro e peças dava para comprar um BEV com o 6 vezes mais potência do que os magros 67 CV do corsa, mas digo lhe nunca vi um motor desses fazer tamanha kilometragem e sendo ice é um milagre…
E tem razão dos HEV e phev são um engano são mais carros ice e imitações foleiras de Bevs…aliás esses carros são do Bloke dos lindes::):) são carro a.combuatao que querem serr elétricos:):):):):) biblico
E quando esse VW egolf que têm 487 mil kms tiver 800 mil kms que reparações(€) levará?
É que certamente o preço das peças e da mão de obra não deverá ser o mesmo…
Talvez as mesmas que levam todos os outros, itens de suspensão, travões duvido, ainda estão bons e nem sequer pastilhas ainda levou.
Não é o mesmo ? então um mecânico a trocar peças iguais aos outros golf levam mais ?
Oh Toino, o JL não tem nada, só mesmo imaginação, a doença que ele tem da cabeça já nem dá para mais, ele só quer é atenção, por isso passa aqui nos tópicos todos de elétricos só para fazer de bobo da corte, a malta já nem lhe liga, só sai bacuradas…
Olha outro clone, enfim, andam mesmo desesperados. A doença é vossa, que se preocupam com algo que não querem, só doidos podem fazer isso.
É que segundo o artigo acima essa bateria ou conjunto de pilhas (como preferir) desse vw e-golf deve estar a caminho do criador visto que 1250 ciclos x 300 km de autonomia (?) = 375 mil km
Até está bem acima, mas o artigo não fala em baterias de carros.
Acho que têm razão, a esses ainda não merecem ser chamados “carros”…
“A título de exemplo, segundo a New Atlas, as baterias tradicionais de iões de lítio têm normalmente uma duração de vida de cerca de 500 a 1000 ciclos de carga. Com a IA, isto traduzir-se-ia num máximo de 625 a 1250 ciclos.”
Sim, mas as de carro não são baterias tradicionais de iões de lítio.
As nmc, nca, lfp, usadas em carros fazem entre 3 a 7 mil ciclos até terem uma degradação de 20 %.
Ou seja esse e-golf quando tiver 750 mil km terá uma autonomia de 30km ( 5000 ciclos x 150 km de autonomia = 750 mil km e depois 150 km de autonomia – 80% de degradação = 30 km de autonomia).
Não concorda?
É que o charuto que mencionei em cima com 800 mil km têm uma autonomia de aproximadamente 650 km com cargas de 800kg…
Não, porque não usa baterias como falam no artigo.
Fez mal as contas, ele perde 20 % no máximo quando tiver 5000 a 7000 ciclos, isto se tivesse 150 KMS de autonomia, que tem muito mais, anda em torno dos 250, porque é a versão de 36 kWh.
Só o que esse veículo gastou em manutenção, dá para este levar 2 baterias, isto sem contar com o resto.
Que exagero @JL, outra vez missas?
“In this aspect, LFP batteries are a firm favorite, as they are designed for more than 2,000 cycles, or approximately 10 years of use…..
n second place are NMC batteries with 1000-2000 cycles. Their main advantage is also high energy density, which means they can store a lot of energy relative to their weight, in this case – 150-220 Wh/kg. The third frequently used battery type in electric cars are the NCA batteries with 500 cycles and a density of 200-260 Wh/kg.”
Portanto, apesar de garantirem que as LFP fazem mais de 2000 ciclos (ainda ng conseguiu comprovar na vida real pq são demasiado recentes e a última promessa), elas terão que ser recarregadas mais x’s porque têm uma densidade inferior às mais antigas NMC e NCA, na prática vai dar ao mesmo tempo de uso,esse irrefutável para todas as opções: 10 anos.
Isso era antigamente e quando se considera descargas e cargas 0-100% que nem são usadas nos ve e menos em híbrido não plugin.
Podem chegar facilmente a 10000 ciclos.
O facto é que a perda com que está supera esses números.
https://www.energy-storage.news/comparing-six-types-of-lithium-ion-battery-and-their-potential-for-bess-applications/
Não consegui ? já tem muitas provas.
Recentes ? só se for para si, o meu primeiro VE já as usava. Thundersky LFP, procure.
300 kms? Esse e-golf qd novo, se fizesse 150 kms seria motivo de festa.
Com 400kms deve fazer 15kms, se tanto eheheh
Deve ser como o seu, pouco ou nada faz.
Este ainda há pouco tinha para 1300 kms looolooolool
É capaz, para quem anda a pastelar a 80-90.
Numa nacional vc não consegue média de 87 a pastelar pq os andamentos alteram muito em função do trânsito nomeadamente camiões, radares , localidades etc
Numa AE já consegue pq pode manter esses 87 constantes a pastelar pq não há grandes constrangimentos.
A essa hora não há transito.
Para ter média de 87 não pode andar a essa velocidade, tem de andar muitas vezes bem acima.
Exactamente só o troco Marateca-Grândola são para fazer a 70 por causa dos radares em cascata. 50kms para cada lado. Quero ver como vai resolver isso.
Uma dica, pode assapar a subir o Caldeirao que está limpo mas cuidado com as curvas looolooolool
Compensou isso antes na A2.
Como resolvo, simples, o carro indica onde eles estão.
Ok. Quando aparecerem essas baterias milagrosas eu vou comprar um elétrico. Mas, é melhor puxar duma cadeira para me sentar não me vá dor as pernas.
O meu ZOE faz 1200 Kms com uma carga… em ponto morto, desligado, em cima de um camião…
Era o seu sonho, mas mais parece um hater sem nada para fazer, ou seja, um incomodado com a felicidade dos outros.
Enquanto as pessoas não entenderem que a IA nunca vai ter a capacidade que as distingue de um humano, ouvem se coisas mais anedoticas que nem a IA teria capacidade de criar.
Agora sim hoje em dia denota se que realmente a IA consegue ser muito mais inletigente que mais de 50% da população e isso sim preocupa muito pois cada vez mais meia dúzia de pessoas conseguem fácilmente alterar a mentalidade da população.
está a tornar tão fácil que em menos de 24h seria possível colocar a população mundial que apoia a Ucrânia a estar do lado da Rússia, está é uma realidade já testada com 1500 pessoas que defendiam um produto e em menos de 24h as mesmas pessoas já detestava o produto em detrimento de outro completamente diferente usando somente as redes sociais